Dizemos posicionamento natural quando o que procuramos são truques para posicionar. O posicionamento natural é melhorar com base no cuidado com o conteúdo.
Vamos procurar um posicionamento natural no Google. O que encontramos?
Com pessoas que procuram um posicionamento natural de SEO, mas que também procuram fazê-lo através de truques e de Consultorias SEO e não naturalmente. Como diria minha avó, queremos “ovo, pássaro e ninho” e isso não pode ser.
SEO é gerar conteúdo de qualidade que desperte interesse, com um site que resolva um problema ou necessidade, orientado para a forma como o usuário busca aquela informação específica e indexável pelos mecanismos de busca. Isso é SEO.
Se você está procurando atalhos para sair primeiro no Google, vou te dar uma dica: não há. Ou melhor, são poucos, não são tão eficazes, são efêmeros, representam um risco significativo para o seu site e geralmente dão mais trabalho do que gerar valor. E se você quer gerar valor, o conteúdo vai ser seu principal aliado nessa missão.
Se você ainda está determinado a procurar soluções rápidas que podem ou não funcionar, você já está demorando muito para pesquisar no Google “black hat SEO”, “comprar links“, “redes de blogs” ou “artigos gratuitos e press releases” porque este post não é sobre isso Este post é sobre técnicas que funcionarão nesta semana e na próxima, que farão você crescer de forma constante e que nunca, jamais, farão você receber uma penalidade.
-
Conheça seus usuários
A primeira coisa é saber quem você está direcionando . Cada público consome informações de forma diferente. Por exemplo, este post poderia ser chamado de “Táticas de marketing de conteúdo para SEO”, mas seria voltado para um público menor e mais especializado e os conselhos seriam diferentes.
Para saber o que as pessoas estão procurando , você pode se ajudar com as ferramentas de pesquisa do Google, a Ferramenta de palavras-chave do Google e o Google Trends.
Nem tudo é dado a você por uma ferramenta. Se você tem um site sobre gatos, ele irá sugerir pesquisas semelhantes: vídeos de gatos, sites de gatos, fotos de gatos ou até mesmo sinônimos como felinos, por exemplo. Mas talvez você não tenha detectado nichos importantes como “vídeos para te animar” ou “vídeos para quando você está triste”. Seu conteúdo resolve necessidades , descubra quais são, como podem ser expressas e crie conteúdo específico.
Resumindo: descubra quais necessidades você atende, como são procuradas, qual concorrência você tem e torne-se a marca que eles gostariam de ver .
Você pode se ajudar criando personas para facilitar a personalização do conteúdo, dependendo dos diferentes tipos de usuários que você possa ter.
-
Tenha um plano
O conteúdo deve ser planejado. Você deve ter um objetivo claro e numérico – nunca exclusivamente SEO – um público específico e muitas ideias e vontade de experimentar.
Se você não planeja seu conteúdo com um calendário editorial , formatos variados, especificando a que tipo de usuário cada conteúdo é direcionado e focando neles realizando uma determinada ação durante sua visita (enviar um e-mail, ler mais posts, seguindo você no Twitter, etc.) será difícil saber se você está fazendo certo ou errado e dependerá apenas da sua intuição para seguir em frente.
-
Use seu blog
Seu blog não é apenas uma ótima ferramenta para criar conteúdo que atraia o Google ao conseguir postagens com ótimo posicionamento natural, mas também permite:
Gerar links : se você gerar conteúdo fácil de compartilhar, os usuários o compartilharão, incluindo links, o que beneficiará o domínio como um todo. Nem tudo é que o post seja bom, também ajuda que seu blog seja uma fonte confiável e respeitável . Outra forma é através de uma Agência de Link Building.
Crie relacionamentos : é tão simples quanto vincular a páginas de terceiros. Milhões de pessoas estão gerando conteúdo muito valioso sobre diferentes temas, e com certeza uma delas criou um recurso que complementa perfeitamente seu post: link it . Então, se você quiser, mencione-o no Twitter, deixe-os saber que você está falando sobre eles e soe familiar.
Fortaleça sua marca : Cuide do aspecto estético do seu blog , que reforça a identidade da sua empresa ou da sua, use as laterais, o cabeçalho e o rodapé para atender seus objetivos de Branding e cuide de aspectos como a paleta de cores, as imagens, que todos os elementos sejam traduzidos…
-
Amigos mesmo no inferno
Não se engane, conseguir links de qualidade é uma questão de relacionamento . Não só ter um grande grupo de amigos e conhecidos no meio online -que também-, mas saber como gerar impacto na pessoa a quem nos dirigimos para que ela queira nos seguir, conectar-se conosco, tornar-se nossa amiga.
Como sempre, deixe-se ver em eventos, cervejas, cafés da manhã e qualquer outra desculpa em que blogueiros ou pessoas do seu nicho se encontrem. Isso permitirá que você coloque um rosto nas pessoas, construa relacionamentos, e isso levará a todo o resto.
-
Aprofunde-se nas redes sociais
O posicionamento natural depende muito do impacto que você obtém nas redes sociais, principalmente porque permite estabelecer relacionamentos , é um fator de posicionamento por si só, confirma o perfil do link e te dá visibilidade e branding. Você não vai conseguir links se ninguém souber sobre você e se o seu conteúdo não tiver uma marca segura para vincular.
E não fique no Instagram, Twitter ou Facebook : redes como LinkedIn ou TikTok podem ser muito úteis, dependendo de quais setores e marcas. Mesmo blogs e fóruns de nicho podem ser ótimas ferramentas, embora exijam mais pesquisas. Eles vão te dar visibilidade em seu target específico e serão essenciais para atrair seus primeiros seguidores. Não se esqueça deles.
-
Crie iniciativas conjuntas
Do que você gosta? Tente combiná-lo com o que os outros fazem. As ligas são mais fortes .
Pode ser trabalhar em uma página estática sobre todos os influenciadores de um setor no blog do Brasil, ou um nicho adjacente ao seu com tema semelhante. Por exemplo, se você fala sobre Social Media, por que não colaborar com 5 amigos para criar um Tumblr com as merdas de diferentes marcas em Social Media, ou um WordPress com os tweets pagos mais óbvios?
Isso lhe dará visibilidade fora do seu blog , página e perfis sociais e permitirá que você saia da rotina para experimentar coisas novas.
-
Salve o melhor conteúdo para outras pessoas
Se você for fazer conteúdo, recompense aqueles que terão mais visibilidade.
Se você está procurando blogs e mídias para participar esporadicamente – guest blogging – tente ter um alcance maior do que sua plataforma, ou alcance um nicho que você não poderia alcançar de outra forma. Então reserve o melhor conteúdo para eles. Se você consegue atingir 1.000 pessoas em seu blog e 10.000 em outro, busque o conteúdo que lhe dará mais visibilidade.
-
Respeite o branding como ferramenta de SEO
Branding é essencial em SEO . Se ninguém te conhece, ninguém vai procurar sua marca, lembre-se que o tráfego de SEO para termos com o nome da sua marca também é posicionamento natural. Ter uma marca forte não apenas fará com que as pessoas procurem mais por você, mas também fará de você uma fonte confiável e aumentará a taxa de cliques de seus resultados e as chances de serem compartilhados e vinculados, ou seja, o benefício de SEO em todos os lugares .
-
Vídeo, vídeo e vídeo
O conteúdo visual é o mais consumido na Internet e o vídeo é rei. Quer você use o Instagram TV ou envie vídeos de seus produtos para o YouTube, você precisa testar continuamente os formatos que aumentam sua visibilidade.
Principalmente porque os vídeos se posicionam muito bem em buscas muito competitivas e porque reforçam conteúdos textuais como um post e geram muito mais branding, autoridade e confiança.
-
Mude de formato
Não existe um formato único vencedor . Cada tipo de target tende a ter um ou dois formatos favoritos, mas mesmo assim, uma pessoa pode consumir conteúdo de diversas formas. Por exemplo, nos fins de semana você compartilha vídeos do YouTube com seus amigos, no caminho para o trabalho você lê um e-book, costuma consumir artigos interessantes para sua profissão, quando chega em casa olha o Instagram -eminentemente visual- e o Twitter -eminentemente textual- e antes de ir para a cama você ri um pouco com o TikTok e o Pinterest. E se você usa tantos formatos, seu público também.
Trabalhe diferentes formatos de conteúdo e teste quais funcionam com seu público: poste um cartoon de vez em quando? Os vídeos? Imagens chocantes? Ou textos como posts, whitepapers, e-books e estudos?
Variar o formato permitirá que você alcance novos públicos, retenha aqueles que já o leem e consolide sua estratégia de conteúdo descobrindo o que funciona e o que não funciona, e seu posicionamento natural crescerá enormemente assim que você o encontrar.
-
Permita que os usuários o ajudem
Os usuários são a melhor maneira de gerar conteúdo sem que você tenha que fazer isso sozinho: você precisa gerenciar esse conteúdo e leva tempo e dedicação, mas dá resultados impressionantes.
Comentários : Comentários em blogs e, acima de tudo, em produtos, carregam um valor inestimável de SEO (veja Agência de SEO) ao adicionar conteúdo semântico relacionado.
Blog : Se você tem usuários muito fiéis que querem falar sobre um assunto, por que não permitir que eles criem seus próprios blogs? Você estará gerando conteúdo indexável para mecanismos de busca e capturando tráfego de cauda longa enquanto cria fidelidade.
Fórum : Para páginas com uma grande comunidade, um fórum pode ser uma estratégia vencedora. Páginas se posicionam maravilhosamente em um grande número de tópicos graças a uma comunidade grande e muito ativa que está continuamente levantando questões, oferecendo soluções e gerando tópicos de discussão.
Perguntas e respostas : se você não deseja administrar um fórum, mas deseja permitir a atividade da comunidade, pode concordar em enviar perguntas e respondê-las você mesmo, desde que seja uma fonte autorizada sobre um tópico. Afinal, uma porcentagem significativa das pesquisas do Google consiste em perguntas.
Embaixadores : Se você tem usuários que realmente amam você, participam de tudo que você faz e são absolutamente leais, procure formas de recompensá-los e permitir que cumpram seu papel de leais. Desde enviar-lhes conteúdo antes de lançá-lo oficialmente para que se tornem virais, até dar-lhes produtos ou mencioná-los nas redes sociais.
-
Crie suas próprias imagens
Se puder, use suas próprias imagens e uma licença Creative Commons para que sejam publicáveis com crédito. Sério, é impossível encontrar boas imagens em alguns tópicos e ser o primeiro no Google Imagens para o conceito de um post pode significar que existem vários blogueiros linkando para você pelos créditos da imagem, que é o melhor que encontraram para ilustrar seu texto.
3 Conteúdos que valem a pensa ser lidos:
-
Pense em Dominância
Force-se a pensar de forma holística: a classificação natural não é mais sobre o conteúdo de uma página, mas sobre o domínio como um todo . Se você criar um post de unicórnio em um blog dedicado ao Death Methal, será muito mais difícil classificá-lo bem do que esse mesmo post em um blog com tema infantil, não importa quão bom seja o conteúdo e quão bom seja o nível da página as métricas são.
Isso não significa que você deve falar sobre apenas um tópico, mas ajuda você a estar ciente de seus pontos fortes e fracos .
-
Trabalhe em sua marca pessoal
Embora você invista na marca do seu blog, sua própria marca também é importante. Invista em você, porque talvez amanhã seu blog ou seu trabalho mude ou você pode até estar em outro setor e se interessar por outros tópicos, então você deve fazer com que essa reputação o beneficie.
Dar a si mesmo visibilidade em suas postagens, converter leitores em seguidores do Twitter ou usar sua reputação para aumentar sua rede de contatos são algumas das melhores maneiras de se tornar uma marca para você e tornar quaisquer iniciativas futuras mais relevantes.
-
Encontre um bom equilíbrio entre qualidade e quantidade
Todo mundo vai te dizer que qualidade sobre quantidade, mas há muitas vezes em que o conteúdo de alta qualidade que você pode gerar não terá impacto suficiente e, portanto, não vale a pena gastar muito tempo.
Se você ainda não tem contatos, tráfego de SEO ou links, é conveniente que você se concentre em conteúdos rápidos e fáceis de fazer. Nunca medíocre, mas não tente fazer a Capela Sistina em todos os posts, porque ninguém vai ler você. Se você se concentrar em palavras-chave de cauda longa, construir relacionamentos, pedir alguns links aqui e ali e lançar alguns posts excepcionais de guest blogging, em alguns meses você pode ter uma capacidade maior e deve tender a posts de maior qualidade, mesmo que significa inferior à quantidade.
Encontrar o equilíbrio é o que distingue um bom blogueiro dos demais.
Extra: não pense muito
Sério, se alguém fez você pensar que SEO é algo complexo e inacessível, ignore-o. Um site sem nenhuma forma de otimização de SEO também pode alcançar um excelente ranking natural, desde que tenha uma boa estratégia , ofereça conteúdo exclusivo e relevante, e leve em consideração a importância dos relacionamentos e do ranking