3 Cuidados necessários ao elaborar uma publicidade?

publicidade

As empresas que buscam vender mais estão cada vez mais interessadas em investir em publicidade.

 

Esse é o conjunto de meios de comunicação de maior escala utilizado para um fim comercial veiculando campanhas que destacam um produto ou serviço. 

Como o próprio radical da palavra já incita, publicidade é o ato de tornar público uma informação. Hoje em dia a publicidade é uma coisa muito fácil de ser encontrada, mas pode ser um pouco mais complexa de ser entendida. 

Isso acontece porque ela está presente em todas as ações do nosso dia, as empresas estão cada vez mais explorando espaços do nosso cotidiano para vender mais. A ideia é utilizar qualquer ambiente que esteja dedicado à atenção de um grupo de pessoas.

Desde anúncios em jornais, outdoors, placas de publicidade em jogos de futebol, panfletagem no semáforo, até banners em sites, comerciais e conteúdos gratuitos feitos por empresas com a finalidade de chamar atenção ao seu conteúdo. 

Todas essas técnicas são exploradas à exaustão por empresas de todos os tamanhos e nichos. A publicidade se tornou ainda mais geral e democrática com o crescimento em ambiente digital, onde se tornou possível a segmentação do conteúdo. 

Isso significa que uma empresa de exame bioquímico veterinário que antes teria que veicular anúncios de uma forma muito difusa, sem focar em um público com mais assertividade, agora ela pode focar em uma audiência a partir de seus interesses. 

Presente em quase tudo no dia a dia da população, a publicidade tem a tarefa de apresentar e representar produtos, serviços e marcas para que essas vendam mais. 

Além de oferecer produtos que suprem demandas das pessoas, ela cria novas demandas.

Como a publicidade ajuda a sua empresa?

Muita gente pode confundir o conceito de publicidade com o de marketing. Eles estão relacionados de forma muito íntima, mas é preciso entender as diferenças fundamentais entre essas duas palavras. 

Em resumo, a publicidade está inserida dentro de estratégias de marketing. Ela tem a função de adquirir por meio de negociações a compra de espaços em veículos de mídia ou a construção do próprio canal de comunicação. 

Com esse espaço garantido a publicidade busca alcançar o seu público-alvo, as pessoas mais propensas a consumir conteúdos e produtos, assim apresentando a marca como a solução de desejos e a criação de novos mercados. 

É preciso entender que a publicidade está em constante evolução, desde os anúncios de jornais, passando para a televisão até a publicidade digital dos dias atuais.

Esse conceito foi se transformando para vender mais de qualquer produto de bateria de carro, até cosméticos. 

Também é preciso entender a publicidade como uma área ampla de conhecimento com um caráter diretamente ligado à uma multidisciplinaridade. 

Isso porque para entender plenamente tudo que está relacionado à publicidade é preciso ter a compreensão de uma série de fatores:

  • Conhecimento das plataformas de publicidade;
  • Processos criativos para a produção de peças de publicidade; 
  • Compreensão total dos diferenciais e fraquezas dos produtos anunciados;
  • Entendimento de quem é seu público e o que ele precisa;
  • Conhecimento de mercado e seus concorrentes. 

O gestor da área de marketing de uma empresa de limpeza de sofá deve dominar ou delegar esse domínio a um profissional para que durante a tomada de decisão seja possível calcular o retorno do investimento de forma assertiva. 

A publicidade está instalada dentro da área de comunicação social e vai além da questão técnica, explorando também como a cultura, o comportamento, a economia e até a neurociência afetam o desempenho de campanhas de publicidade.

O dinamismo da publicidade faz com que os profissionais da área precisem estar sempre atualizados e a par das tendências para aproveitar essa estrutura para criar conexões com o consumidor. 

Para vender uma bateria de carro é preciso entender todo o universo relacionado. Além de se inspirar na cultura, a publicidade também é um elemento que promove a cultura, por isso, cria demandas para vender mais. 

Roupas que viram moda depois de um comercial famoso, a criação de ideais em um comercial de box vidro, tudo isso relaciona a publicidade com a cultura. 

Cuidados que se deve ter antes de investir em publicidade

A publicidade entra na rotina da população muitas vezes sem pedir permissão, o que em alguns cenários pode causar o efeito contrário do desejado. 

Principalmente, quem passa muito tempo online sabe que comerciais podem facilmente errar a mão e desagradar. 

Quando olhamos para peças publicitárias antigas podemos nos deparar com diversas questões ultrapassadas ou até incompreensíveis agora, isso por que a publicidade também é um registro do próprio tempo, costumes e cultura. 

  1. Entender o seu produto ou serviço

O primeiro ponto para criar uma campanha publicitária é entender o seu produto ou serviço, isso significa a capacidade de observar quais são os pontos fortes e diferenciais, mas também as fragilidades e os competidores dele nos mercados. 

Essa análise pode servir tanto para potencializar a divulgação do produto, quanto para a revisão dos pontos vulneráveis e potencialização das forças competitivas. 

A publicidade se ramifica em uma série de tipos diferentes, cada uma tem uma fundamentação, uma linguagem e um objetivo. 

  1. Saber direcionar a verba de publicidade

Saber direcionar a verba de publicidade para o meio correto é fundamental para qualquer projeto. Os meios de comunicação estão relacionados com qual público será atingido e qual linguagem deve ser usada. 

Uma clínica que realiza um exame de vista para CNH, não deve veicular uma publicidade em canais infantis, por exemplo, por que o público não estará interessado. A publicidade é um elemento fundamental da construção de marca de uma empresa. 

Quando durante os primeiros anos de uma empresa existe o investimento em publicidade, a marca cria uma ideologia no seu entorno, um estilo de vida e até consumidores que se tornam fãs. 

Para investir em publicidade com a garantia de obter algum retorno é preciso estar atento a alguns detalhes e cuidados fundamentais para o lançamento de campanhas. 

Um primeiro ponto que pode até parecer óbvio é a necessidade de além de uma equipe de profissionais capacitados, contar com opiniões externas, principalmente se ela for relacionada com o grupo demográfico alvo das campanhas.

Uma empresa de acupuntura cachorro pode se consultar e fazer testes com veterinários e donos de pets para validar a linguagem, as informações e outros detalhes de peças publicitárias. 

Esse fator é relevante por que é necessário entender o impacto da publicação em seus públicos mais diversos. Às vezes o que parece uma boa ideia na redação e na criação, pode esmagar a imagem da empresa como uma prensa hidráulica. 

Atentar a esses detalhes faz com que a possibilidade de geração de ruídos seja minimizada, em especial quando o assunto tratado está relacionado a assuntos sensíveis socialmente. 

Quando a marca está se apoiando em lutas e bandeiras sociais é preciso antes de tudo agir com respeito e com legitimidade, ou seja, estar realmente relacionada de forma profunda e positiva com o tema. 

Usar temas que estão sendo discutidos na sociedade pode ser extremamente positivo para uma publicidade, mas é necessário que a imagem da empresa seja preservada e o público entenda a mensagem de forma clara e precisa. 

Ao pensar em campanhas publicitárias, as primeiras que vêm em nossa mente chegam acompanhadas de uma identidade de marca, esse conjunto de visual, ideal e costumes reforça o ideário da empresa, gerando valor a longo prazo. 

Em curto prazo, essa identidade faz com que a campanha seja única e se diferencie da concorrência. Sem esse caráter identitário, a comunicação de uma publicidade afeta muito pouco o público. 

Hoje em dia é mais importante do que nunca estar de olhos atentos às redes sociais, atualmente as pessoas passam muito mais tempo olhando o mundo digital do que se atentando à publicidade que está fisicamente ao seu redor. 

A publicidade possui uma série de regulações e questões que devem ser levadas em conta, públicos vulneráveis, produtos com potencial perigo e até propagandas enganosas precisam ser barradas pelos órgãos reguladores. 

  1. Fazer a consulta popular

A consulta popular pode evitar a disseminação de erros mais básicos, porém, em assuntos mais delicados é necessário o embasamento de consultas com especialistas. Além disso, é necessário medir as expectativas de cada produto. 

Mesmo que seu produto crie um efeito positivo, se ele não for do tamanho do prometido na publicidade, sua marca pode estar diretamente relacionada a um sentimento de decepção para o seu público. 

Considerações finais

Portanto, a publicidade é o grande motor impulsionador de vendas nas empresas, ela cumpre a função a curto prazo de aumentar as vendas e outra a longo prazo para aumentar o valor da marca para o futuro. 

Para isso, é necessário que a marca esteja profundamente relacionada com a campanha, tanto em identidade quanto em propósito. Também é preciso entender quem é o alvo dessas campanhas e quais são as necessidades que podem ser abordadas. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *