O Youtube é a maior plataforma de vídeos do mundo, e pertence ao Google desde 2006, que é uma das maiores empresas no ramo da internet.
Quando uma empresa planeja as suas estratégias de marketing digital, é comum incluir diferentes redes sociais e outros canais de divulgação.
É importante inserir o YouTube nessa lista de canais porque, por meio dele, a marca investe no formato de conteúdo preferido entre os usuários: os vídeos. E a boa notícia é que ele pode ser usado por diferentes segmentos de negócio.
A plataforma é o segundo site mais acessado do Brasil, ficando atrás apenas do Google em número de acessos, aliás, o YouTube é o segundo site mais acessado no mundo.
Com essas informações, já dá para ter uma ideia do quanto ele é importante para as empresas e o quanto a sua relevância pode trazer novas oportunidades de negócios.
É necessário dizer que as ações por meio dele não se restringem apenas às grandes empresas.
Na verdade, usar o YouTube pelos pequenos negócios é uma oportunidade de se posicionar como uma marca relevante e valiosa no mercado em que atua.
Neste artigo, vamos falar sobre a importância do YouTube para as empresas e dar algumas dicas de SEO para usar nesse site.
Importância do YouTube para as empresas
Você já sabe que o YouTube é a maior plataforma de streaming do mundo, com uma enorme variedade de conteúdos e que oferece aos usuários a possibilidade de criarem seus próprios canais de abordar assuntos que dominam.
Algo muito comum nesta plataforma são as propagandas transmitidas antes do vídeo, durante ou depois da exibição.
Entretanto, uma empresa de locação máquina de café para eventos também pode criar o seu próprio canal e oferecer conteúdos para o público.
Inclusive, essa ação se encaixa nas estratégias do marketing de conteúdo, só que ao invés de escrever textos para publicar em um blog, a empresa cria vídeos para publicar no YouTube. Com isso tem acesso a vantagens, como:
Ampla divulgação da marca
Essa plataforma possui uma grande audiência e abrange países do mundo todo, o que potencializa as estratégias de comunicação dos negócios.
Como falamos, criar vídeos para o YouTube também é uma maneira de fazer marketing de conteúdo, criando materiais que atraem as pessoas de maneira orgânica e que ajudam a construir um relacionamento positivo com o consumidor.
A partir disso, a marca distribui conteúdos relevantes para a sua audiência e conquista a atenção das pessoas, fazendo com que se tornem mais engajadas com as soluções que têm para oferecer.
Aumenta a credibilidade do negócio
Empresas dos mais variados tipos, como as camisarias masculinas, têm a oportunidade de conquistar a confiança do cliente, por meio desses materiais onde os visuais.
A produção de vídeos é capaz de entregar conteúdos realmente relevantes para qualquer pessoa que queira saber mais sobre determinado produto ou serviço.
A empresa pode aproveitar para mostrar seu potencial e a qualidade daquilo que faz. É natural que o cliente passe a confiar mais na empresa e a considerá-la a melhor opção para as suas necessidades.
Aumenta a visibilidade da empresa
Quando uma pessoa está interessada em adquirir um produto ou serviço, é natural que busque informações na internet.
Ao digitar sua pesquisa, o usuário pode obter vários tipos de materiais, tais como:
- Textos;
- Imagens;
- Infográficos;
- Podcasts;
- Vídeos.
O YouTube é mais uma plataforma que serve como fonte de informação para os clientes. Tudo o que a empresa precisa fazer é manter seu canal atualizado e focar na produção de conteúdos que agradam o cliente em potencial.
Criar materiais de qualidade é uma maneira de satisfazer a curiosidade do público e aumentar as chances de conquistar novos clientes.
Nessa plataforma, é muito comum que os usuários tenham seu primeiro contato com a marca.
Por exemplo, ao pesquisar capa banco carros, o visitante pode assistir ao vídeo de uma empresa que fabrica esse produto.
Ali mesmo, ele já pode aprofundar o seu contato e conhecer um pouco mais sobre as soluções, antes de tomar uma decisão de compra.
Só que para aproveitar todas as vantagens de usar o YouTube, é necessário saber criar bons vídeos e otimizar o canal para que ele apareça sempre entre as primeiras sugestões no resultado de pesquisa.
Como otimizar as estratégias no YouTube?
Antes de falar sobre as dicas, primeiro é necessário entender que a estratégia usada para impulsionar os vídeos no YouTube é o SEO.
Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias usadas para otimizar as páginas da internet. Uma empresa de aromatizantes para carros pode aplicá-la nas páginas de seu site ou blog, mas o YouTube não fica de fora dessa.
Inclusive, essa prática é muito importante para que o seu canal seja relevante para a plataforma, uma vez que assim como o Google, seu objetivo é garantir a melhor experiência para os usuários.
Para provar que o seu negócio oferece bons conteúdos para as pessoas, as melhores estratégias de otimização são:
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Pesquisar boas palavras-chave
Estudar as palavras-chave é crucial para as estratégias de SEO, uma vez que a persona utiliza alguns termos para encontrar vídeos que falam sobre seu assunto de interesse.
Procure entender quais são as palavras usadas pela sua audiência e que estejam relacionadas com o seu negócio. Inclusive, os termos vão nortear o roteiro dos vídeos.
Existem várias ferramentas voltadas para isso, como o Google Trends e a aba anônima do navegador. Você também pode fazer pesquisas para encontrar vídeos dos concorrentes e assim saber quais são as palavras-chave que eles utilizam.
Os materiais podem servir como inspiração para seus conteúdos, mas lembre-se de que isso não significa que você pode copiá-los. A autenticidade também é um fator muito importante para a plataforma.
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Usar as tags certas
As lojas de chaveiros em atacado precisam usar tags porque essas funções se relacionam com as estratégias de SEO. São palavras-chave auxiliares que complementam os termos principais do vídeo.
Elas aumentam as visualizações e faz com que o conteúdo da marca seja recomendado por vídeos similares. Mas, é importante ter cuidado para não inserir tags em excesso, visto que o ideal é de 7 a 10 palavras.
Procure vídeos de canais concorrentes que utilizam a mesma palavra-chave que o seu. Anote cerca de 3 tags visualizadas no vídeo e utilize-as na publicação.
Para fazer isso, uma empresa de higienização e hidratação de bancos de couro pode escolher aqueles vídeos que possuem bons números de visualização e que usem a mesma palavra-chave.
Clique com o botão direito na página do vídeo e escolha a opção “exibir código-fonte da página”, feito isso, aperte Ctrl + F e digite o termo “Keywords”. Depois, você só precisa anotar as tags interessantes para a sua publicação.
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Fazer uma boa descrição
O espaço para descrever o conteúdo do vídeo é uma excelente oportunidade de otimizá-lo. Não deixe essa parte em branco, tampouco adicione links para os perfis da empresa nas redes sociais.
O certo é escrever um texto e utilizar a palavra-chave logo na primeira frase, assim como ela deve estar presente no título do conteúdo.
Por exemplo, se o termo escolhido é “vantagens dos domos de acrílico”, então ele deve estar presente durante todo o texto da descrição.
Lembre-se de que existe um limite de 5000 caracteres para escrever a descrição, e apenas 150 vão aparecer nos resultados de pesquisa. Daí a importância de utilizá-los com sabedoria.
Inclua na descrição um pequeno resumo do vídeo e fale um pouco sobre o canal. Depois inclua informações sobre as redes sociais da marca e o link do seu site.
Se tiver usado alguma música, cena de filme, dentre outras obras, insira o nome na descrição.
Não se esqueça de incluir o tempo de duração do vídeo e indicar os assuntos abordados minuto a minuto.
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Criar um bom título
Para criar um bom título, garanta que ele tenha entre 40 e 55 caracteres, como “receita de marmita fit low carb”.
Procure ser objetivo e vá direto ao ponto do vídeo logo no título, evite palavras sensacionalistas ou muito polêmicas que chocam o público, uma vez que as pessoas colocam muitas expectativas nesses materiais e acabam se decepcionando.
Não se esqueça de que o título precisa despertar a curiosidade no telespectador, portanto, seja criativo na hora de escolhê-lo.
Conclusão
Portanto, o YouTube é uma plataforma para divulgar conteúdos relevantes para a audiência, e assim como o Google, também pode ser considerado um buscador.
Se você investe em estratégias para otimizar suas páginas na internet, para que elas apareçam entre os primeiros resultados, aqui também deve otimizar seus vídeos e seu canal no YouTube.
Ao fazer isso, seus conteúdos sempre vão aparecer entre os primeiros resultados, o que vai aumentar a visibilidade e a credibilidade da sua marca.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.