6 dicas de como utilizar o Facebook Ads para campanhas

Facebook Ads

O Facebook Ads é uma das ferramentas de marketing mais importantes da atualidade, e quem quer obter resultados melhores e aumentar as taxas de conversões, deve criar campanhas nessa plataforma.

Para isso, basta seguir algumas orientações, visto que esses anúncios são um pouco diferentes do que acontece em outros sites, como no caso do Google.

Eles apresentam formatos e regras específicas e exclusivas do Facebook para que as campanhas sejam liberadas e veiculadas, caso contrário, a conta do negócio pode ser bloqueada.

Existem muitos profissionais especialistas que dão dicas sobre os anúncios nesta rede social, de modo que eles sejam eficientes e realmente proporcionem grandes taxas de conversão.

A primeira coisa que você deve se perguntar é o que funciona melhor para o seu negócio e por onde deve começar, itens primordiais para que comece a trabalhar adequadamente com o Facebook Ads.

Portanto, se tem alguma dúvida sobre o assunto e quer saber mais sobre como utilizar a plataforma para as campanhas do seu negócio, leia este artigo até o final.

Vamos explicar os custos para investir nessa ferramenta, como estruturar sua campanha e dar algumas dicas para melhorar os resultados.

Quanto custa o Facebook Ads?

O Facebook Ads cobra pela quantidade de cliques e visualizações de um anúncio, o modo como a cobrança será realizada é feita de acordo com as opções e com o objetivo da campanha.

Algumas podem ser cobradas de acordo com a visualização da página de destino, quantidade de cadastros realizados, cliques e impressões.

O valor que a empresa vai pagar é definido de acordo com o orçamento e o lance. Com relação a este último, uma empresa de laudo de vistoria de moto pode informar o quanto quer pagar pelos resultados obtidos.

O orçamento, por sua vez, é a verba disponível para anunciar, o que depende exclusivamente da realidade de cada empresa.

A previsão é importante porque depois que a campanha começa a rodar no Facebook, ela pode ou não consumir todo o orçamento ou entregar aquilo que a companhia esperava.

Isso depende do leilão, pois se o lance da empresa foi muito abaixo daquele oferecido pelos concorrentes, talvez os anúncios não alcancem pessoas o suficiente para cobrir o orçamento.

Como estruturar uma boa campanha de Facebook Ads?

Para aproveitar bem todo o potencial e benefícios oferecidos por essa plataforma de anúncio, existem algumas dicas que podem ajudar. São elas:

Escolher boas imagens

Para criar uma boa campanha de Facebook Ads, uma oficina mecânica próxima deve escolher bem as imagens, procurando simplificá-las para que a conversão seja possível.

Entretanto, o que se vê é que a maioria dos anunciantes não se preocupa com a qualidade desse recurso ou utiliza imagens que não têm nenhum tipo de relação com o produto ou serviço anunciado.

Quando isso acontece, eles acabam desconectando a informação e o visual da campanha, prejudicando o anúncio.

Também é errado usar imagens apelativas para chamar a atenção, o ideal é usar uma ilustração que esteja relacionada ao que está sendo falado.

Trocar as imagens constantemente

Diferentemente do que acontece com outras plataformas, quando se cria um anúncio no Facebook, é muito importante trocar frequentemente as imagens usadas.

Os usuários não gostam de ver sempre a mesma coisa dias seguidos, isso faz com que eles acabem deixando de lado a publicação.

Nesse sentido, troque a imagem a cada 2 ou 3 dias, pois isso vai chamar a atenção das pessoas, mesmo daquelas que já viram uma outra versão. Uma nova imagem pode ser muito mais interessante.

Não se esqueça de que o usuário pode marcar a campanha com irrelevante ou desinteressante, caso ela apareça muitas vezes no feed de notícias. Mas, se você trocar a imagem, as chances de isso acontecer diminuem.

Inserir bordas nos anúncios

Embora a inserção de bordas nos anúncios seja algo muito simples, pode fazer toda a diferença para uma empresa de reforma de rodas de liga leve.

Isso porque elas ajudam a destacar a campanha e, consequentemente, aumentam as conversões, tendo em vista que a veiculação do material acontece diretamente no feed de notícias.

Mas, lembre-se de que o ideal é que as bordas sejam vermelhas, pois essa cor se destaca mais e é totalmente diferente dos tons usados pelo Facebook.

Planeje a imagem dos seus anúncios com essa borda e preste atenção aos resultados, depois as conversões aumentam significativamente. De qualquer forma, recomenda-se fazer testes.

Tenha em mente que cada público responde a detalhes diferentes, então, aquilo que funciona para um grupo de pessoas pode não funcionar para outro.

Segmentar corretamente

Quem anuncia é preciso entender a importância de segmentar corretamente os anúncios, mantendo o foco no público o tempo todo, mas nem todos sabem como fazer isso.

Uma loja de peças de suspensão automotiva deve reunir o máximo de informações possíveis sobre seu público, tais como:

  • Idade;
  • Classe social;
  • Interesses;
  • Problemas.

Quanto mais informações o negócio puder reunir, mais chances ele terá de impactar as pessoas que deseja.

Para aumentar a eficácia da prática, uma dica é anunciar para 4 grupos diferentes, considerando faixa etária e outras características que ajudam a converter.

Por exemplo, segmentar as campanhas para homens e mulheres, tendo em vista que esses públicos também possuem interesses distintos.

Dicas para potencializar os resultados

Além das dicas que mostramos anteriormente, também existem outras que ajudam a potencializar os resultados do negócio, por meio do Facebook Ads. São elas:

1. Testar diferentes tipos de públicos

As campanhas precisam ter grupos de anúncios direcionados a diferentes públicos, visto que isso ajuda a plataforma a entregar conteúdos que trazem bons resultados, como aumento das conversões, engajamento e redução do custo de aquisição de clientes.

Uma empresa de central de monitoramento CFTV deve observar grupos de anúncios que respondem melhor aos seus objetivos, pois eles consomem mais o orçamento.

A organização não deve correr o risco de pagar caro para veicular o anúncio com um público limitado. Lembrando que se a empresa quer investir determinado orçamento em um público específico, é necessário criar uma campanha para ele.

2. Não sobrepor cidades

Na hora de escolher as cidades onde os anúncios vão aparecer, cuidado para não sobrepô-las, ou seja, cidades que fazem divisa e possuem mais de 10 km podem se sobrepor, fazendo com que a sua empresa concorra com ela mesma.

Como resultado, o negócio terá um gasto muito maior para conseguir se destacar na plataforma, o que prejudica o orçamento.

3. Usar posicionamento automático

Uma empresa de poda de árvores pode usar o posicionamento automático porque o algoritmo do Facebook é muito inteligente.

Quando a companhia escolhe o posicionamento automático, a plataforma entrega à campanha considerando onde o resultado será maior e menos custoso.

Por exemplo, ela pode veicular o anúncio no Messenger, onde poucas empresas costumam anunciar, o que traz resultados muito melhores.

4. Tentar públicos diferentes

Existem públicos que respondem bem uma campanha no Facebook Ads, como usuários de remarketing, que costumam responder bem, uma vez que já conhecem a marca.

Também existe o público de envolvimento, que são pessoas que já se envolveram com a empresa nas redes sociais.

Por fim, o público lookalike são listas de pessoas semelhantes, onde a empresa armazena seus contatos, com isso, é possível criar uma audiência semelhante à dos clientes.

5. Saber configurar as campanhas

A campanha precisa sinalizar para a plataforma o objetivo que tem em mente, por exemplo, aumentar o reconhecimento de uma empresa de backdrop, aumentar as conversões, dentre outras possibilidades.

Se o objetivo da organização é aumentar a conversão, então não deve escolher uma campanha de tráfego, pois nem sempre o tráfego significa aumento nas vendas ou na prospecção.

Em linhas gerais, na hora de criar suas campanhas no Facebook, certifique-se de que ela é compatível com os objetivos propostos.

6. Fazer segmentação demográfica

A empresa deve sempre considerar a segmentação demográfica, mas embora seja muito importante, não é raro ser esquecida.

Por exemplo, um fabricante de parede divisória MDF deve saber a idade de quem recebe os anúncios, se a proporção de vendas entre homens e mulheres é muito distinta e a localização da audiência.

A marca deve fazer campanhas para as cidades em lugares compatíveis com as regiões onde atua, e para obter essa informação, você pode usar o Google Analytics.

Considerações finais

Sendo assim, o Facebook é muito importante para as estratégias de marketing de qualquer negócio, pois por meio dele, a marca consegue interagir com seu público e criar campanhas inteligentes, como vimos ao longo deste artigo.

Com algumas práticas, esse investimento traz resultados surpreendentes para o negócio, ajudando-o a conquistar o sucesso de seus produtos e serviços.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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