O blog é uma das plataformas mais utilizadas hoje em dia e tem como objetivo apresentar, de maneira aprofundada, sobre os mais diversos temas, sejam eles pessoais, profissionais, um hobby e uma infinidade de outros assuntos.
Muitas empresas criam esse canal para estabelecer uma comunicação com seu público a respeito do mercado onde estão inseridas e se posicionar como autoridades em seu mercado.
Também existem os blogueiros, pessoas que criam blogs sobre um assunto e conseguem ganhar muito dinheiro com isso. Na internet, existem blogs sobre tudo o que você imaginar e se tornam referências em vários nichos.
Uma das principais estratégias de marketing digital atualmente é o marketing de conteúdo, e o blog é usado para veicular esses materiais, que podem assumir diferentes formatos.
Antigamente, essa plataforma foi criada como um tipo de diário virtual, onde as pessoas podiam registrar seus pensamentos e sentimentos, mas ao longo do tempo, se tornou algo fundamental para o trabalho e o sucesso de muitos empreendimentos.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, vamos explicar o conceito de blog, falar sobre suas vantagens e dar algumas dicas para criar um canal de sucesso. Confira!
Entenda o conceito de blog
Um blog nada mais é do que uma página online, que precisa ser atualizada frequentemente, podendo ser usada como diário pessoal, empresarial ou periódico. Portanto, estabelece a comunicação de pessoas e organizações com o mundo.
Pessoas comuns podem compartilhar suas paixões, interesses, desejos, enquanto as empresas falam sobre vários assuntos relacionados ao seu mercado e se posicionam como autoridade naquilo que fazem.
Deste modo, um músico pode falar sobre todas as vantagens que uma capa violão acolchoada traz para quem precisa carregar seu instrumento de um lugar para outro.
Não importa sobre o que o dono do blog quer falar, tendo em vista que essa plataforma se adapta a diferentes necessidades. Podemos encontrar canais voltados para:
- Turismo;
- Gastronomia;
- Beleza;
- Saúde.
Da mesma forma, existem outras páginas que falam sobre outros universos, tanto pessoais quanto empresariais, de maneira relevante para o leitor.
Vantagens do blog para as empresas
Para as organizações, ter um blog é fundamental, tendo em vista a necessidade de se comunicar com o público e o fato de que as pessoas procuram informações aprofundadas, antes de adquirir um produto ou serviço. Dentre as vantagens estão:
Bom posicionamento no Google
Produzir conteúdos relevantes, além de aumentar a autoridade da marca em relação àquilo que ela faz, ainda permite que a empresa seja encontrada com facilidade, por pessoas que desejam consumir os produtos e serviços.
Mas para alcançar um bom posicionamento, um fabricante de torre naja 3 vias precisa otimizar as páginas e planejar bons conteúdos, voltados para as necessidades da persona.
É assim que os usuários vão encontrar o blog e identificar os assuntos tratados nele. Consequentemente, mais pessoas vão conhecer a marca.
Melhora as estratégias de marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital, e visa criar materiais que chamam a atenção dos usuários, posicionam melhor a empresa e ajudam a captar leads.
As organizações precisam se conectar com o seu público, e uma das melhores maneiras de fazer isso é por meio de conteúdos gratuitos sobre temas que dominam. Ao mesmo tempo, eles precisam ser do interesse da audiência.
As produções precisam esclarecer dúvidas, educar o público sobre os produtos e serviços, bem como falar sobre tudo aquilo que as pessoas querem saber.
Para tal, é necessário criar a persona do negócio e saber divulgar as postagens em outras plataformas, como no caso das redes sociais.
Humaniza a marca
O blog aproxima a empresa dos consumidores, justamente por isso, faz com que ela se torne mais humana aos olhos das pessoas. A organização quebra o discurso corporativo tradicional comum entre as companhias e os clientes.
O blog de um fabricante de lavador de gases compacto possui um formato diferente do site, o que ajuda a estreitar o relacionamento, principalmente porque abre espaço para comentários que geram interação.
Baixo custo
Outra vantagem que merece destaque é o fato de que o blog não precisa de grandes investimentos, mesmo assim, tem uma grande capacidade de alcançar muitas pessoas, que realmente se interessam pelos produtos e serviços.
Além disso, essa estratégia é diferente dos anúncios pagos por ser mais duradoura. Quando a marca deixa de investir em anúncios pagos, também não vai mais aparecer para o público, mas com o blog isso não acontece.
Uma vez que o artigo é publicado, a organização vai continuar recebendo visitas e colher os resultados do investimento.
Mas para ter sucesso com esse canal, um fabricante de tela mosquiteiro para janela de alumínio precisa saber criar um bom blog.
Como criar um bom blog?
Sabendo qual é a importância desse canal para as organizações, é fundamental investir da maneira certa, e algumas dicas para fazer isso são:
1. Definir a persona
O blog é um canal que pertence ao inbound marketing e é utilizado para veicular os materiais criados, dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, por conta disso, precisa ser direcionado para a persona da marca.
É fundamental determinar quem a organização pretende atrair, as características dessas pessoas, como elas se comportam, dentre outras informações.
Isso vai permitir criar os conteúdos certos e alavancar o canal, pois as características do cliente ideal da corporação é o que vai determinar o tema dos conteúdos, as palavras-chave usadas e os objetivos desses materiais.
2. Criar uma identidade
O blog de um fabricante de ladrilho hidráulico 20×20 precisa de uma identidade, ou seja, de um conjunto de fatores e ações que vão caracterizar as páginas e destacá-las perante os concorrentes.
A identidade do blog está relacionada ao nome, linguagem usada, design, tipo de publicação, dentre outras características que estabelecem a identidade.
3. Planejar os conteúdos
A parte mais importante para o sucesso do blog é planejar os conteúdos, pois criações aleatórias e sem uma intenção consistente não vão atrair os leitores.
Como abordamos, é fundamental definir as palavras-chave que serão usadas e pesquisar materiais semelhantes aos que você pretende publicar.
Veja quais temas quer trabalhar no blog, identificando aqueles que sejam realmente relevantes para o público. Em seguida, defina o tipo de material que vai criar, ou seja, se será um texto, um e-book, um vídeo e assim por diante.
4. Criar bons títulos
Os títulos das postagens são fundamentais para aumentar as chances de sucesso do blog, tendo em vista que funcionam como fator decisivo para o leitor continuar lendo ou não.
Um exemplo de bom título seria “entenda tudo sobre piso de granito polido”, e é a partir disso que o leitor vai consumir material, curtir, comentar e compartilhar.
Lembrando que é necessário inserir as palavras-chave escolhidas, e ao mesmo tempo, produzir algo atraente e que chame a atenção das pessoas.
Ademais, a linguagem utilizada precisa estar próxima das características do leitor, além de ser diferente daquilo que o concorrente costuma fazer.
5. Estudar os concorrentes
É muito importante estudar sobre os concorrentes, porque dificilmente alguma plataforma vai falar sobre um assunto exclusivo que nenhuma outra empresa irá abordar.
Nesse contexto, um fabricante de estrutura metálica treliça deve acompanhar de perto o que os concorrentes fazem e produzem para seus blogs.
Conheça um pouco mais sobre os assuntos, ofertas, publicações, anúncios e outras estratégias para que seu canal possa se equiparar.
Eles não devem ser vistos e tratados como rivais, tanto é que muitas oportunidades de parceria podem surgir ao longo do tempo.
6. Investir em e-mail marketing
Se a empresa tem uma base de contatos consistente e interessada em seu conteúdo, consegue se relacionar melhor com os potenciais clientes. Mas se seu negócio ainda não conseguiu estruturar essa base, é fundamental investir em e-mail marketing.
Esse canal é fundamental para disseminar conteúdos e atrair as pessoas com quem sua marca deseja se relacionar.
Quando o usuário visita o blog de uma empresa de impermeabilização de estofados automotivos, pode se inscrever para receber atualizações dos conteúdos, portanto, ele demonstrou interesse no que a marca está dizendo.
Com isso, se torna alguém propício para compartilhar os materiais e comentar sobre ele com outras pessoas de seu círculo social, o que expande a visibilidade do blog.
Considerações finais
O blog é uma plataforma fundamental para divulgar a marca e estabelecer um relacionamento promissor com a audiência.
É por meio dele que a companhia consegue se posicionar como autoridade naquilo que faz e ser reconhecida como uma referência em seu mercado.
Para aproveitar esses benefícios, é fundamental saber criar um blog de sucesso, e por meio das dicas que demos aqui, seu negócio terá uma plataforma promissora para se comunicar com o público e obter excelentes retornos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.