O funil de vendas, também conhecido como pipeline, é essencial para captar novos leads, melhorar a qualidade e eficácia das campanhas de marketing, as vendas e o processo de atingimento de metas de todo e qualquer negócio.
Essa é uma ferramenta fundamental na construção e execução de boas estratégias de marketing, principalmente aquelas que focam no uso da internet e das redes sociais como meio de atingir o público. Desde empresas de moda até companhias que oferecem um plano odontologico empresarial.
Leia mais: Funil de Vendas: 3 dicas de como utilizar em seu negócio próprioSem o investimento adequado no conhecimento das etapas de vendas, gatilhos e sua relação com o processo de compra, é provável que sua empresa esteja perdendo clientes e dinheiro.
Portanto, é necessário entender como esse sistema funciona e quais são suas vantagens.
Neste artigo, falaremos sobre o funil de vendas e como é possível inseri-lo em seu negócio e, assim, alavancar seus resultados. Boa leitura!
O que é um funil de vendas?
De modo simples, um funil de vendas foi criado para entender a trajetória de um consumidor desde o primeiro contato com sua empresa até a conclusão de uma compra.
Em alguns casos, pode ser usado para construir um relacionamento pós-venda.
Por exemplo, após captar clientes para aderir um plano empresarial odontologico, é possível utilizar as informações captadas no funil de vendas e saber como abordar para retê-lo em sua empresa.
Esse modelo estratégico foi desenvolvido para apoiar os consumidores, atrair novos leads, aumentar as vendas e conquistar mais clientes.
Tudo isso pode ser feito com uma representação de todo o caminho de vendas e uma análise de todas as ações realizadas pelos departamentos de marketing e vendas de qualquer setor – inclusive o odontológico, com plano dental para empresa.
A reprodução da jornada é feita em três etapas:
- Topo do funil
O topo do funil envolve um público amplo com diferentes perfis que, até agora, não conheciam o seu negócio. Por isso, este estágio é chamado de “descoberta” ou “consciência”.
Nesse momento, o visitante apenas percebeu uma necessidade a ser atendida, despertado pelo conteúdo que sua empresa produziu.
Portanto, o papel da equipe de marketing é desenvolver produtos de informação de qualidade que construam confiança.
O objetivo é conscientizar essas pessoas sobre esse novo foco de interesse, para encontrar diversas soluções. Você pode gerar:
- Postagens de blog sobre o tema;
- Vídeo;
- Quadro de informações;
- e-Books;
- Conferência na Internet.
Quando esses prospects se inscrevem para receber esses materiais, eles passam para a próxima etapa do funil e começam a ver sua empresa como referência no tema atual.
Por exemplo, se você criou publicações sobre as vantagens de um plano odontologico para cnpj e citou sobre os serviços que sua companhia oferece, gradualmente ganhará autenticidade.
- Meio do funil
Aqui, aqueles que são apenas visitantes tornam-se pistas. Eles começam a pensar em como resolver seus próprios problemas.
O papel da sua empresa é ajudá-los a obter informações, como dicas e técnicas que possam ser úteis para eles, e oferecer opções para isso.
Nesse estágio, a sinceridade na abordagem de solução de problemas é essencial, portanto, forneça uma variedade de alternativas, materiais complementares e ajudas sem depender de tentativas de vender o produto.
É importante aproveitar esse período para criar confiança e até mesmo obter mais dados para determinar se esse potencial cliente se encaixa nas características da persona da sua empresa.
Exemplo, se você trabalha com odonto pme, é importante se certificar que está impactando empreendedores de grandes ou pequenas empresas.
- Fundo do funil
A parte inferior do funil é quando a equipe de vendas finalmente entra em ação.
Agora, sua empresa deve convencer a liderança de que esta é a melhor opção para ajudar a atender a essa necessidade e que você tem a experiência necessária para fazê-lo.
Os potenciais consumidores escolherão o produto ou serviço que desejam contratar e, após alguma avaliação – se todas as outras etapas tiverem sido realizadas com qualidade – irão concluir o funil convertendo-se em cliente.
No entanto, algumas empresas e programas incluem uma etapa extra no funil, construindo um relacionamento pós-venda.
Benefícios do Funil de Vendas
Quando as empresas constroem com sucesso relacionamentos mais positivos com os clientes, eles ficam mais inclinados a fazer novas compras e gastar mais nos serviços prestados a cada nova interação.
Além disso, a relação custo-benefício de uma estratégia de fidelização é 5 a 7 vezes maior do que o esforço necessário para adquirir um novo cliente.
As vantagens não param por aí, pois é mais provável que esses compradores se refiram a essa experiência de compra.
Além disso, os dados mostram que cerca de 92% dos consumidores estão mais confiantes em comprar produtos recomendados por familiares e amigos quando se deparam com alguma propaganda.
Todas essas pessoas também estão mais propensas a fazer uma compra do que aquelas que descobriram a empresa pela primeira vez.
Dessa forma, os negócios muitas vezes podem até investir em sistemas que automatizam o processo de funil de vendas e, assim, facilitar o processo de comunicação pós-venda e otimizar todo o caminho de atendimento.
Isso porque esses sistemas auxiliam na gestão das informações e permitem a criação de estratégias mais confiáveis para cada etapa do funil.
Para obter ideias, eles fornecem graficamente cada estágio em que um cliente se encontra e geram informações detalhadas sobre cada interação entre a empresa e o consumidor em potencial.
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