Compreender as estratégias e ferramentas de marketing é essencial para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado. Entretanto, esse processo não é fácil, sendo necessário a contratação de uma agência de marketing para realizar o serviço.
Sem a construção de um bom marketing, uma empresa não consegue atrair uma clientela fiel que faça com que as vendas e contratação de serviços prosperem.
O marketing digital vem ganhando um espaço significativo no mercado, chegando até mesmo a substituir as campanhas de marketing tradicionais, que utilizam como veículos os panfletos, cartazes, outdoors, televisão, rádio, dentre outros.
Isso porque, com a criação da Internet, a divulgação de produtos e serviços se tornou algo mais fácil e que atinge um público maior quando realizado de maneira correta.
Para as pessoas que saíram da graduação há mais tempo, até mesmo os profissionais de marketing, publicidade e propaganda e demais cursos de comunicação, compreender as novas tecnologias é um processo difícil.
Afinal, o marketing digital utiliza de diversas plataformas on-line e estratégias envolvendo a área de tecnologia da informação.
Contratar profissionais qualificados, principalmente de agências de marketing, pode trazer inúmeras vantagens para uma empresa, até mesmo aquelas especializadas em emitir laudo ecv para transferência.
Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar o que é uma agência de marketing, as vantagens de contratar uma e algumas dicas para escolher a mais capacitada para auxiliar uma marca.
Saiba o que faz uma agência de marketing
As agências de comunicação de marketing são empresas especializadas em criar campanhas de marketing e auxiliar marcas e pessoas a se promoverem no meio digital.
Os profissionais trabalham conjuntamente para impulsionar a popularidade do cliente, gerando lucros para empresas que não possuem ou gostariam de complementar suas estratégias de marketing.
Em seguida, será detalhada uma lista de cursos de graduação que podem ser realizados para que se consiga um cargo em uma agência de marketing:
- Marketing;
- Relações públicas;
- Produção editorial;
- Publicidade e propaganda;
- Audiovisual;
- Jornalismo;
- Design;
- Rádio, TV e Internet.
Todos esses cursos possibilitam que uma pessoa integre uma equipe de agência de marketing, pois irá obter conhecimentos a respeito de técnicas de divulgação digital e táticas de venda de produtos, como deck de madeira plástica.
Os principais benefícios em contratar uma agência
Uma agência de marketing pode trazer diversos benefícios para um empreendedor, seja ele dono de um pequeno ou grande negócio, ou que não possua tempo ou formação necessária para aplicar as ferramentas e técnicas de marketing.
De forma geral, existem oito maiores vantagens em contratar uma boa agência de marketing, e elas são:
- Otimização de tempo;
- Bom custo-benefício;
- Melhor gestão de orçamento;
- Especialização nas áreas de marketing;
- Acesso à novas tecnologias;
- Maior posicionamento;
- Melhor fidelização de clientes;
- Maior prospecto de novos clientes.
O conjunto desses benefícios é, com certeza, algo atrativo para empresas dos mais diversos ramos, até mesmo as que realizam serviços de colocar piso laminado na parede do quarto.
Visto que uma agência de marketing auxilia uma marca a se destacar fora e dentro do ambiente digital, potencializando o seu faturamento.
1. Otimização de tempo
Terceirizar as demandas de marketing possibilita que o empreendedor e sua equipe concentrem sua atenção e esforços em outros tópicos.
Quando um empreendedor abre uma empresa, ele deve ter em mente que precisará ser multiprofissional, criando estratégias e aplicando em todas as áreas da empresa.
Sendo elas: a financeira, contábil, administrativa, de gestão de pessoas, de criação de produtos, marketing, dentre outros exemplos.
Uma pessoa dificilmente possui conhecimentos em todos esses campos, portanto, a contratação de funcionários ou empresas terceirizadas é essencial para que a corporação funcione, até mesmo as de pequeno porte.
Ao terceirizar o serviço, o empreendedor poderá investir a sua energia na gestão de seu time e em outros tópicos decisivos, e a equipe poderá desempenhar outras funções.
Por exemplo, a equipe de marketing pode ficar responsável apenas por revisar, avaliar e aprovar o serviço da empresa terceirizada, até porque não basta apenas contratar os serviços, é necessário avaliá-los.
2. Bom custo-benefício
O custo-benefício de contratar uma agência de marketing é também um dos maiores fatores que influenciam nessa decisão dos empreendedores, principalmente aqueles que possuem empresas de pequeno porte.
Visto que uma equipe de marketing demanda muitos recursos, tanto na contratação formal de funcionários, quanto na compra de recursos para o trabalho. O que é inviável para alguns tipos de negócios, como casas de repouso para idosos.
Ao contratar uma agência de marketing, é possível até mesmo acordar em pagar apenas os trabalhos feitos e não um valor mensal.
E isso é algo positivo para aquelas empresas com poucos recursos econômicos, pois espera-se primeiro os resultados positivos e a obtenção de lucro para investir novamente em outras estratégias de marketing.
3. Melhor gestão de orçamento
Uma agência de marketing proporciona uma melhor gestão do orçamento de uma empresa porque os dados que entregam para os funcionários são mais precisos e eficazes.
Principalmente, com as ferramentas do marketing digital, que trazem gráficos e números a respeito das ações das campanhas.
4. Especialização nas áreas de marketing
As agências de marketing possuem um time especializado em todas as áreas, sendo elas a digital, tradicional, inbound marketing, outbound, dentre outros exemplos.
Ter alguém que entenda do assunto e tenha experiência de até mesmo anos trabalhando com aquele tipo de marketing, é algo extremamente difícil em uma empresa, assim como construir uma piscina de vinil 8×4 pode ser trabalhoso.
Portanto, os resultados tendem a ser otimizados, pois as estratégias desenvolvidas são segmentadas dentro de uma agência, existindo poucos profissionais que fazem tudo, e mais dos que são especializados em uma área.
5. Acesso a novas tecnologias
Os especialistas de marketing digital possuem conhecimento e sabem utilizar diversos softwares da área, pois, praticamente todas as operações on-line, precisam desse tipo de tecnologia para funcionar.
Se uma empresa com uma equipe de marketing própria investir em estratégias na área de marketing digital, precisará ter um conjunto de tecnologias, o que é algo caro e, às vezes, inviável.
Portanto, uma organização que contrata uma agência de marketing estará utilizando as tecnologias mais modernas do mercado, o que agrega nos resultados e nos conteúdos da marca.
6. Maior posicionamento
A utilização de novas tecnologias e de pessoas especializadas faz com que a marca se destaque no mercado em relação às demais, como um outdoor rodovia se destaca na cidade.
Afinal, os seus meios de divulgação são otimizados e diferenciados, gerando uma chance maior de aparecer nos primeiros resultados dos buscadores, com um custo-benefício menor.
7. Melhor fidelização de clientes
Quando um cliente nota que a empresa não está preocupada em apenas vender um produto, como um rodapé piso laminado, por exemplo, mas também sobre a sua imagem e com a utilização de tecnologias de ponta, as chances de fidelização são muito maiores.
Além de que, uma agência de marketing possui seus seguidores fiéis, então, é possível ganhar engajamento e novos clientes em cima do fato de fazer parcerias com outras empresas.
8. Maior prospect de novos clientes
Geralmente, as táticas empregadas pelas agências de marketing geram resultados mais positivos do que aqueles gerados pelas equipes da empresa, e um desses resultados é a conquista de novos clientes.
Uma organização com boas estratégias de marketing digital possui mais chances de conquistar um lead e transformar uma pessoa interessada em consumidora.
Dicas para ter a melhor agência de marketing
O mercado de agências de marketing nas grandes cidades é também muito competitivo, portanto, é necessário avaliar alguns pontos para escolher a melhor agência que se enquadra nos objetivos da empresa, sendo eles:
- Avaliar os casos de sucesso;
- Analisar as plataformas de comunicação;
- Conhecer pessoalmente a equipe;
- Procurar agências especializadas.
Dentre as inúmeras opções, outra dica válida é encontrar uma agência especializada no ramo da empresa contratante.
Por exemplo, se a sua marca é prestadora de serviço paisagismo, contrate uma agência que já realizou serviços para outras empresas da mesma área, pois os resultados tendem a ser melhores.
Mais um ponto importante é analisar as recomendações da empresa e os casos de sucesso para, assim, ter uma métrica de como a empresa trabalha e trata seus clientes.
Considerações finais
Contratar uma agência de marketing gera diversas vantagens para um empreendedor, desde o aumento dos lucros, até um posicionamento melhor no mercado, pois ele estará utilizando tecnologias avançadas da área.
Além do ótimo custo-benefício, as agências de marketing terceirizadas podem ser contratadas até por empresas de pequeno porte, através da assinatura de contratos que cabem em seu bolso.
Diante de todas as vantagens apresentadas neste artigo, qualquer empreendedor não vai pensar duas vezes para chegar à conclusão que as agências podem elevar seu negócio de forma significativa
.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.