O formulário de conversão deve ser visto como um elemento fundamental dentro do site, pois é por meio dele que a empresa consegue obter dados dos usuários, qualificá-los e transformá-los em oportunidades de negócio.
Só que muitas vezes, mesmo tendo uma ótima landing page e oferecendo uma oferta perfeita, a marca não consegue captar novos leads, por isso, acaba perdendo boas oportunidades.
As otimizações de páginas estão em muitos lugares, inclusive no formulário de conversão. Parece muito simples elaborar esse elemento, afinal, tudo o que a companhia precisa é de apenas alguns dados simples do cliente.
Mesmo que essa afirmação seja verdadeira, é necessário saber as informações que serão solicitadas nos formulários, como distribuir as solicitações e ainda conhecer alguns detalhes para otimizar, e assim as conversões acontecem.
Captar leads é muito importante para os negócios porque a estratégia está de acordo com as mudanças comportamentais do consumidor moderno e corresponde às expectativas das pessoas.
Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, veja como otimizar o formulário de conversão, como montá-lo do jeito certo para captar novos leads e quais são as vantagens e desvantagens da lista de leads.
Como otimizar os formulários de conversão
A empresa precisa pensar no que pode fazer a conversão aumentar e existem muitos elementos que ajudam nesse sentido. A posição do formulário, cores usadas e tipo de texto geram impactos, por isso, é necessário trabalhar os seguintes aspectos:
Saber posicionar os formulários
O ideal é que o visitante abra a página e encontre o formulário logo de cara, portanto, esperar que ele role a página para baixo é contar com a sorte, uma ideia não muito boa para quem quer converter.
Se a landing page de um fabricante de forro de PVC isolamento térmico está oferecendo uma oferta mais complexa, como aquelas que exploram depoimentos e outras informações, podem espalhar as chamadas, mas o formulário deve estar na primeira tela.
Observar o número de campos
O número de campos que o usuário precisa preencher é motivo de debate entre os profissionais de marketing digital, pois enquanto alguns acreditam que menos é mais, outros defendem a importância de um formulário mais completo.
Ambos têm um pouco de razão porque formulários muito curtos não geram informações suficientes sobre o visitante, por outro lado, se ele for muito longo, talvez a pessoa nem queira preenchê-lo.
Na verdade, o tamanho depende da estratégia e da necessidade da empresa, visto que os maiores são ideais para qualificar melhor os leads. Por outro lado, se a ideia é atrair os visitantes para o time de marketing e nutri-los, nome e e-mail são suficientes.
Otimizar para formulários mobile
Quando alguém deseja obter alguma informação, por exemplo, sobre sanca de gesso com ilha, pega o celular e pesquisa no Google.
Isso acontece no mundo todo e por essa razão, os buscadores começaram a priorizar páginas otimizadas para o acesso móvel. Isso ajuda a melhorar o carregamento e aumenta o número de conversões.
Mais do que isso, respeita uma das principais diretrizes do Google e ajuda a página de conversão a ficar bem ranqueada nos resultados de pesquisa.
Usar bons títulos e botões dentro dos formulários
Os títulos são a primeira coisa que o visitante vê enquanto os botões são a última, por isso, ambos são fundamentais e precisam ser usados de maneira estratégica.
O botão com o CTA (Chamada para Ação) não deve conter comandos simples, como “preencha o formulário”, na verdade, ele precisa ser estratégico para realmente estimular a conversão e uma das formas de fazer isso é personalizá-lo.
Destacar a política de privacidade
Os usuários estão cada vez mais preocupados com a privacidade de suas informações na internet e de que maneira as empresas vão utilizá-las.
Para evitar que essa situação impeça o preenchimento do formulário, é importante deixar a política de privacidade próxima a ele. Ao fazer isso, uma confecção de uniforme de padaria masculino consegue conquistar a confiança dos visitantes.
Como montar bons formulários
Se o negócio está começando uma estratégia de conversão agora e ainda não elaborou um formulário, veja algumas dicas para criá-lo de maneira eficiente:
Selecionar informações necessárias dentro dos formulários
O tamanho do formulário, como você já sabe, depende da estratégia, mas o que realmente importa é que a organização consiga captar as informações que precisa. Geralmente, os mais solicitados são:
- Nome;
- E-mail;
- Telefone;
- Data de nascimento.
Veja, isso vai depender do que o negócio realmente precisa para entrar em contato com seu lead, mas evite passar disso porque quanto mais informações a empresa pedir, mais difícil será a conversão.
Informar campos obrigatórios nos formulários
Se for realmente necessário obter outras informações nos formulários sobre as pessoas, destaque no formulário quais são os campos obrigatórios, que geralmente são nome e e-mail.
Ao fazer isso, uma empresa de fechamento de áreas externas com vidro consegue quebrar objeções e facilitar a conversão.
Combinar teclado e entradas de texto
É muito importante adaptar o teclado às entradas de texto. Por exemplo, se o formulário solicitar o número de telefone, é importante que ao clicar nesse campo, o teclado numérico apareça automaticamente.
Da mesma forma, na hora de preencher o nome e o e-mail, tanto o teclado numérico quanto o de letras precisam ser ativados.
Cuidar do botão de envio
Quando se fala em botão de envio, a palavra mais comum dentro dos formulários é “enviar”, mas para potencializar ainda mais as chances de conversão, esse elemento pode ser aproveitado para criar chamadas esclarecedoras e chamativas.
Faça testes com diferentes opções e verifique qual delas traz os melhores resultados, e procure fazer com que a palavra ou frase faça sentido com a estratégia.
Por exemplo, se a empresa está oferecendo um conteúdo exclusivo sobre adição de categoria D na CNH, pode inserir no botão a seguinte frase “receber o e-book agora”.
Quanto mais esclarecedor for o CTA, mais ele será capaz de aumentar a taxa de conversão dentro dos formulários.
Vantagens e desvantagens da lista de leads
As estratégias de conversão têm como objetivo criar uma lista de potenciais clientes conhecidos como leads. Mas algumas empresas simplesmente preferem comprar listas prontas, e isso traz vantagens e desvantagens.
Em relação às vantagens, a principal é economizar tempo e trabalho, algo que muitas organizações estão procurando hoje em dia. O negócio não precisa elaborar uma estratégia de captação e os profissionais de marketing podem cuidar de outros assuntos.
Em relação ao preço, depende muito da quantidade de contatos que a empresa deseja, pois enquanto uma lista com 100 leads custa x, uma lista com 500 custa y.
Se um fabricante de piso vinílico para área externa quiser investir em prospecção, vai precisar arcar com o custo de aquisição de clientes, analisar taxas de conversão, ticket médio, dentre outras informações.
A compra de leads é mais barata, mas a qualidade desses contatos não se compara à qualidade de uma lista gerada de maneira espontânea por formulários.
Nesse ponto, é possível começar a perceber as desvantagens dessa solução. Para entender, é necessário raciocinar porque, mesmo que seja tentador comprar uma lista enorme de contatos, ela não vai fazer milagres.
O fato é que nada se compara a ter em mãos uma base excelente de potenciais clientes que realmente se interessam pelos produtos e serviços, feito por meio de formulários.
Se uma pessoa está pesquisando sobre pia de granito para banheiro pequeno, para ela, não faz sentido algum estar na lista de leads de uma empresa especializada em games, ou seja, dificilmente esse potencial cliente será convertido.
Além disso, muitas pessoas se incomodam com empresas que entram em contato, seja por telefone ou e-mail, para oferecer produtos e serviços que elas não estão interessadas no momento ou nem mesmo sabiam da existência.
O grande mérito da conversão por formulários é que a marca vai atrair pessoas realmente interessadas no que ela vende, a empresa não vai simplesmente entrar em contato com esses indivíduos e falar sobre seus produtos e serviços.
Quem está contratando uma empresa especializada em closet planejado com banheiro não quer saber, pelo menos no momento, sobre ofertas de uma marca de cosméticos.
É claro que muitas organizações conseguem aproveitar essas listas, caso contrário, elas não existiriam, mas o esforço empregado é muito grande, assim como os investimentos para atrair compradores de maneira espontânea.
Pelo menos neste último caso a empresa vai falar com pessoas que estão interessadas, agora, os negócios que compram listas não sabem quem são essas pessoas, o que elas desejam, quais são seus problemas e ainda precisam convencê-las.
Considerações finais
Converter visitantes em leads é uma estratégia muito importante para as empresas porque é a partir dessa ação que os negócios começam a se relacionar com o público.
Para isso, elas precisam de um bom formulário de contato que reúna todas as informações necessárias sobre o visitante, e neste artigo, você aprendeu como elaborá-lo do jeito certo para potencializar a estratégia.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.