Marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital e está totalmente de acordo com as mudanças no comportamento do consumidor moderno, que busca informações sobre os produtos e serviços, antes de comprar.
Por meio dele, a organização consegue se destacar entre os concorrentes, atrair visitantes e alavancar as vendas. Embora vender não seja o propósito dessa ação, acaba se tornando uma consequência natural.
Para que o blog corporativo tenha sucesso, é fundamental saber planejar os materiais que serão publicados. É assim que os conteúdos vão abordar assuntos do interesse da persona e que estão relacionados com o mercado de atuação da companhia.
Uma das coisas mais comuns hoje em dia é acessar o Google para pesquisar uma solução. Os usuários também têm o hábito de recorrer ao buscador quando possuem alguma dúvida ou problema, e é assim que descobrem uma necessidade.
É por meio do marketing de conteúdo que a empresa esclarece todas as dúvidas das pessoas e pode até mesmo ajudá-las a resolver uma questão, antes de uma venda.
Neste artigo, será possível entender por que o marketing de conteúdo é importante, quais são as estratégias para utilizá-lo e como fazer.
Importância do marketing de conteúdo
Marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como objetivo criar materiais ricos e valiosos para atrair, encantar e fidelizar clientes e potenciais clientes. Sua importância é justificada por meio das vantagens que traz para o negócio, como:
- Melhora o relacionamento com os clientes;
- Aumenta a presença da marca;
- Eleva o ranqueamento no Google;
- Conquista embaixadores da marca;
- Impulsiona as vendas.
Quando alguém quer saber, por exemplo, sobre piso tátil concreto, pesquisa informações na internet, mas sempre vai preferir consumir materiais de empresas que estão realmente interessadas em esclarecer suas dúvidas.
É importante lembrar que os consumidores gostam de receber atenção e se sentir exclusivos, e uma das formas de fazer isso é oferecer um conteúdo feito especialmente para eles.
Uma academia pode criar um blog com dicas de alimentação, como ter uma vida saudável, entre outros assuntos relacionados. Ela não está necessariamente vendendo seus serviços, mas pode ajudar pessoas que querem cuidar melhor da saúde.
É assim que a marca se torna amiga do consumidor e está presente na vida dele em todos os momentos. Quanto mais conteúdos interessantes e com bons acessos a plataforma tiver, mais destaque terá nos resultados de pesquisa.
Por outro lado, quando o negócio não produz um bom material, prejudica sua visibilidade e abre espaço para os concorrentes.
Um dos propósitos do marketing de conteúdo é fazer com que o leitor se torne um defensor da empresa. Se um conteúdo sobre impressão de estampa em tecido for realmente bom, será compartilhado pelos leitores.
Mais pessoas terão acesso ao material, e mesmo que o usuário que compartilhou não faça uma compra, vai fazer com que outros consumidores conheçam a marca e se interessem por ela.
Consequentemente, as vendas podem aumentar, mesmo que vender não seja o objetivo do marketing de conteúdo. Aliás, os materiais podem ser parte dos produtos vendidos, como no caso de um manual que explica como usá-los.
O fato é que o consumidor passa a confiar mais em uma marca que domina seu mercado de atuação, e na hora que precisar comprar, vai se lembrar dela.
Estratégias para usar no marketing de conteúdo
Existem algumas estratégias que podem ser usadas dentro do marketing de conteúdo, e uma delas é elaborar materiais para as vendas.
Para que uma venda seja concretizada, primeiro é necessário gerar leads, aumentar a percepção da marca e reduzir o ciclo de vendas. Isso acontece por meio de materiais de apoio que educam o mercado e quebram objeções.
Para que seja possível alcançar um bom resultado, uma empresa de automação hidráulica industrial precisa segmentar os materiais, e para isso deve conhecer sua persona.
Trata-se de um personagem semi fictício que reúne todas as características do cliente ideal, como profissão, idade, gênero, estado civil, problemas, necessidades, desejos e assim por diante.
Também é fundamental saber em quais canais essas pessoas estão presentes e o formato de material que preferem. Além de publicar no blog, é muito importante compartilhar os conteúdos em outras plataformas, como no caso das redes sociais e e-mail.
Outra ferramenta fundamental é compreender a jornada de compra do consumidor, algo que muda de um negócio para outro.
Por exemplo, a jornada de compra dos clientes de uma loja de roupas é completamente diferente da jornada de compra de uma imobiliária.
Ter esse entendimento é indispensável para criar conteúdos correspondentes a cada etapa do funil de vendas. Na primeira etapa, os usuários estão descobrindo que têm um problema, portanto, não estão prontos para comprar.
Já na segunda etapa, a pessoa já está ciente que precisa, por exemplo, de manta asfáltica para parede, mas está procurando mais informações para entender sua necessidade e a solução apresentada.
Por fim, na terceira etapa vai decidir com qual empresa vai comprar o produto ou serviço que vai resolver seu problema.
Outra ferramenta muito importante para o marketing de conteúdo é pesquisar quais palavras-chaves os usuários utilizam na hora de pesquisar informações relacionadas ao negócio.
Existem os termos de cauda longa, que são formados por três ou mais palavras e que ajudam a atrair um público mais segmentado. Quanto aos termos de cauda curta, são mais abrangentes, competitivos e difíceis de ranquear.
Depois de produzir os materiais para cada etapa do funil de vendas e usando as palavras-chave mais procuradas pelos usuários, chegou o momento de converter os visitantes em leads, e estes em clientes.
Um despachante CNH suspensa deve classificar os leads para identificar quais estão prontos para comprar, e a partir disso partir para a abordagem de vendas.
Como fazer marketing de conteúdo do jeito certo
Para fazer um bom trabalho com marketing de conteúdo, é necessário seguir algumas estratégias. São elas:
1. Definir os objetivos
Os objetivos estão relacionados com a função de cada conteúdo e o modo como eles serão desenvolvidos. A empresa deve determinar o que deseja alcançar com esses materiais e o tipo de conversão que vai obter com eles.
É fundamental determinar a linguagem, para quem ele se destina, em qual jornada de compra estará presente e os canais que vão distribuí-lo.
2. Planejar as pautas
É crucial pensar em questões técnicas, como o formato do material e sua estrutura, o que envolve um planejamento com todas as informações importantes.
Para criar bons materiais, uma empresa de reforço estrutural em pilares deve definir sua persona, o formato do conteúdo, as palavras-chave usadas, chamada para ação, etapa da jornada de compra, páginas de destino, entre outros.
3. Investir em diferentes canais
Os materiais devem ser publicados em um blog, mas é fundamental que sejam compartilhados e promovidos pelo negócio.
Para promover do jeito certo, é imprescindível escolher os canais onde isso será feito, podendo ser as redes sociais, site institucional e e-mail.
No caso das redes sociais, antes de fazer o compartilhamento e até mesmo antes de criar o perfil da marca, é importante saber quais plataformas o público utiliza, visto que não é viável estar presente em todas elas, afinal, precisam ser atualizadas.
4. Variar os formatos
Um conteúdo sobre vinho seco adocicado pode assumir diferentes formatos, inclusive, isso é muito importante para agradar diferentes perfis de usuários.
Os textos continuam sendo excelentes opções, mas o formato preferido é o vídeo, uma vez que é muito mais dinâmico e fácil de ser consumido.
Conteúdos em áudio também são muito bem-vindos porque podem ser consumidos pela audiência em diversos momentos do dia. Por exemplo, uma pessoa pode ouvir um podcast da marca enquanto dirige.
O podcast é um tipo de material que ganhou muito mais notoriedade a partir de 2020, e as pessoas gostam de realizar outras atividades do dia a dia enquanto ouvem informações de seu interesse.
Um fabricante de prótese auditiva digital também pode investir em formatos como imagens, planilhas, infográficos e por aí vai.
O ideal é conhecer as características da audiência, suas preferências e os aspectos da plataforma onde os conteúdos serão compartilhados.
Considerações finais
Trabalhar com marketing de conteúdo é essencial para qualquer corporação que queira construir sua autoridade de marca, conquistar a confiança dos clientes e se tornar mais conhecida.
São materiais que melhoram o posicionamento das plataformas institucionais nos resultados de pesquisa e que podem influenciar de maneira positiva nos resultados de vendas.
Por meio das estratégias mostradas ao longo deste artigo, vai ficar muito mais fácil aplicar o marketing de conteúdo no negócio. Investir nessa prática é essencial para acompanhar o consumidor moderno e fazer a empresa crescer.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.