Como construir uma multinacional de sucesso
O empreendedorismo é a marca registrada de muitas pessoas que trabalham para levar uma ideia ou uma pequena empresa até o estágio de empresa reconhecida pelo mercado, chegando até mesmo a se tornar uma multinacional de sucesso por todo o globo.
Aliás, o mercado global oferece diversas oportunidades, de maneira distinta, para negócios de bens de consumo e serviços se desenvolverem – e para pessoas investirem em diferentes segmentos.
As empresas em crescimento precisam desenvolver estratégias de negócios globais, levando em consideração metas financeiras, expansão de marca e crescimento como empreendimento.
Para se tornar uma multinacional de sucesso, na verdade, é preciso esforço contínuo, estratégias bem-elaboradas e encarar o mundo dos negócios – principalmente a partir do momento que se percebe que a empresa tem potencial de crescimento.
Como caracterizar uma multinacional de sucesso?
Uma multinacional de sucesso é composta por subsidiárias e matrizes estrangeiras, sendo que as primeiras podem ser gerenciadas por parcerias locais, por exemplo, para a fabricação de anéis de segmento automobilístico.
Esses arranjos são comuns, exigindo diferentes recursos, levando em consideração que uma multinacional de sucesso pode ter até 100, ou mais, subsidiárias.
Com isso, as empresas ampliam a capacidade de marketing, implementando estratégias de divulgação e participação no mercado consumidor.
Multinacional de sucesso pode ser diversificada
No cenário corporativo, é possível identificar ao menos 4 tipos de empresas que podem se caracterizar como uma multinacional de sucesso, sendo elas:
- Descentralizada;
- Empresa internacional;
- Empresa transnacional;
- Global centralizada.
Vale destacar as características de cada uma delas para entender melhor como é possível se tornar uma multinacional de sucesso dentro de uma balança comercial mundial que varia de maneira constante.
- Corporação descentralizada
Uma multinacional descentralizada tem uma presença marcante no país de origem.
O termo descentralização significa que não há um único escritório central, ou seja, as operações ocorrem em escritórios separados de uma matriz.
As corporações identificadas como descentralizadas permitem uma expansão rápida, pois novas entidades podem ser estabelecidas em todo o país e há certa autonomia.
- Empresas internacionais
As empresas identificadas como internacionais utilizam recursos de uma matriz para desenvolver novos produtos, ou para que possam obter vantagens competitivas em mercados locais.
- Empresas transnacionais
As empresas transnacionais contam com uma estrutura organizacional de filiais, de forma descentralizada, presente em diversos países.
A matriz tem pouco controle sobre as filiais estrangeiras, mas cuidam da marca em escala global.
- Corporações centralizadas globais
Esse tipo de multinacional de sucesso tem uma matriz administrativa central de controle a partir do país de origem.
Como principal característica, as filiais podem terceirizar a produção para países localizados para economizar custos e tempo de produção, ao mesmo tempo que utilizam os recursos locais e as decisões principais se concentram nessa matriz.
Desafios que uma multinacional de sucesso enfrenta
Uma multinacional de sucesso presente em um país estrangeiro pode levar muitos benefícios para a economia local, como contribuição em tributos e impostos, assim como a geração de empregos e bem-estar social.
Apesar dessas possibilidades, há muitos críticos sobre determinadas situações, e os desafios enfrentados pelos países anfitriões podem se apresentar de diversas formas, demandando atenção para um melhor desempenho e relacionamento.
- Poder de monopólio
Uma multinacional de sucesso, com a marca atraindo os olhares dos consumidores de forma abrangente, pode gerar altos volumes de negócios e, assim, obter uma posição de liderança no mercado.
Mesmo que as multinacionais se comprometam com a concorrência saudável, há determinadas empresas que podem abusar do poder de monopólio e tirar marcas menores do mercado, ou mesmo impedir a entrada de novas.
- Perda de independência
Dependendo do poderio apresentado por uma multinacional de sucesso, isso permite a manipulação de regulamentos e legislação do país que recebe as filiais.
Isso pode ser tratado de maneira interna, para que a mão de obra local, assim como o uso dos recursos naturais disponíveis, não seja prejudicado de nenhuma forma.
- Tecnologia avançada
A tecnologia é um excelente aliado, mas também pode ser um desafio para uma multinacional de sucesso.
Exemplo disso é quando se percebe o potencial de crescimento em outros países, nos quais não há a estrutura interna adequada, ou mesmo mão de obra com treinamento adequado.
Em outro aspecto, a tecnologia implementada quanto à automatização industrial em uma planta fabril pode substituir empregos locais, sem a reposição no mercado de trabalho.
Dessa maneira, a construção de uma multinacional de sucesso precisa passar por etapas distintas, inclusive considerando as especificidades dos locais em que serão inseridos os novos polos, para alcançar os benefícios da expansão em escala mundial e de forma otimizada para todos os envolvidos.
Processo de abertura
Considerando os desafios e oportunidades, é preciso detalhar como a empresa deseja se desenvolver ao considerar ou iniciar um projeto de multinacional.
Confira nos próximos tópicos alguns aspectos e dicas para desenvolver uma multinacional de sucesso.
Desenvolvimento de estratégias claras de negócios
Uma empresa, ao perceber o momento apropriado para expandir os negócios e se tornar uma multinacional de sucesso, deve iniciar um processo de desenvolvimento.
Para isso, é preciso traçar metas e estratégias bem definidas, por meio de um planejamento de negócios.
Todas as diretrizes devem estar alinhadas e orientadas para os motivos e objetivos da extensão, seja para testar o mercado, buscar clientes estrangeiros, ou pela estagnação local.
Orçamento e tempo para contratação de mão de obra
Com todo o planejamento de negócios de uma fábrica de guilhotina industrial e levantamento dos custos fixos, é preciso verificar a legislação trabalhista local, pois há países que exigem que as pensões sejam pagas pelos empregadores, descontado do salário dos empregados.
Além de todos os custos, é preciso entender todo o processo para o registro como entidade para começar a operar no país de forma correta.
Conhecimento da cultural local é imprescindível
O potencial cultural de um país impulsiona a velocidade dos negócios e deve ser levado em consideração ao expandir o negócio.
Afinal, cada país apresenta seus formatos de contratação, sistema burocrático, pagamento e orientam quanto direitos e deveres, bem como demandam comportamentos alinhados à essa cultura e hábitos.
Assim, o alinhamento promove uma instalação da marca de forma mais coesa e forte, criando uma identidade positiva e que engaja os novos potenciais trabalhadores, além de proporcionar crescimento sustentável e legal ao empreendedor.
Custos para estabelecer e encerrar operações
Uma multinacional de sucesso que produz junta de vedação pode planejar uma expansão de longo prazo, ou apenas testar um mercado para determinar a viabilidade de uma marca junto a um novo público-alvo estrangeiro.
Em determinados países, encerrar as atividades pode ser muito mais custoso do que se estabelecer como uma empresa local, mesmo que uma filiada.
Por isso, ter o conhecimento aprimorado sobre esses custos permite a criação de estratégias projetadas para tornar uma multinacional de sucesso e detalhar o planejamento de longo prazo de forma precisa.
Vantagens da expansão da multinacional de sucesso
A expansão de uma multinacional de sucesso pode envolver o aumento de filiais e oferta de mais produtos e serviços pelo mundo.
De acordo com as ações implementadas, é possível diversificar o fluxo de receita, além de alcançar outras vantagens comerciais, como as descritas a seguir:
- Explorar novos mercados
Conforme o desenvolvimento do negócio, fabricantes de máquinas e equipamentos industriais bem-sucedidos no país de origem podem identificar a oportunidade de olhar para o mercado exterior para expandir a marca.
Para muitas empresas, o crescimento global e a possibilidade de se tornar uma multinacional de sucesso inclui conquistar novos territórios e alcançar uma base de clientes diversificada, o que significa gerar mais negócios, oferecer novos serviços e aumentar as vendas e o lucro.
- Ganhar vantagem competitiva
A expansão para novos mercados permite que uma multinacional de sucesso ultrapasse um mercado saturado, o que ajuda na redução de efeitos de concorrência acirrada.
Outra vantagem que caracteriza uma multinacional de sucesso é a expansão para um público com o qual os concorrentes não operam, proporcionando o pioneirismo e a possibilidade de construção de forte reconhecimento de marca.
Isso permite negociações com parceiros comerciais e fornecedores, contratos exclusivos, expansão adicional e campanhas de marketing inovadoras.
- Criar oportunidades de diversificação
Novos mercados permitem expandir o potencial de lucro com novos produtos, como peças para compressor de ar, e serviços, diversificando os ativos.
O passo para se tornar uma multinacional de sucesso está na proteção de resultados financeiros e estabilidade de receitas com a exploração do mercado global, em cenários econômicos distintos.
- Acessar novos talentos profissionais
Existem profissionais talentosos, em todos os aspectos, nas mais diversas partes do mundo.
A contratação de um profissional que se destaca na área de atuação pode, em um primeiro momento, ser muito útil em uma filial, ou mesmo criar novas oportunidades dos profissionais junto à marca.
Inclusive, esse mesmo profissional pode apresentar novas perspectivas em escala global, elevando o potencial de uma multinacional de sucesso.
- Reduzir custos
De acordo com a instalação de uma empresa em um país com riqueza de recursos naturais e matéria-prima local para ensaio de dureza, as operações em outros mercados podem apresentar uma redução de custos de forma sustentável.
Conclusão
Por fim, é importante ressaltar que, para se tornar realmente uma multinacional de sucesso, empreendedores, líderes e gestores devem seguir as regras e regulamentos oficiais.
A cultura local faz parte das características de uma empresa, e a implementação de costumes permite uma rotina organizada, dentro dos padrões de qualidade de vida e de sustento por parte dos funcionários, assim como o respeito à diversidade e exploração de recursos naturais.
A esperança de um empreendedor é se destacar no mundo dos negócios, e que seja de maneira positiva, na construção de uma multinacional de sucesso.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.