Endomarketing são ações que uma empresa trabalha para impactar seu público interno, ou seja, seus colaboradores, tendo como foco aumentar o engajamento, reter talentos e aumentar a produtividade da equipe.
Valorizar o capital humano é fundamental para criar diferencial competitivo dentro da organização e isso traz resultados mais eficazes, além de ajudar a alcançar os objetivos do planejamento estratégico.
Os funcionários são responsáveis pela execução das tarefas que formam os produtos e serviços oferecidos pela empresa, mas isso não diz respeito apenas aos que estão na produção, no setor comercial e no atendimento ao cliente.
Na verdade, todos os setores da corporação são fundamentais para o negócio porque seu trabalho gera impactos no nível de satisfação do cliente.
Por exemplo, se os profissionais de RH estão insatisfeitos com o trabalho, não vão implementar ações que aumentam o engajamento dos demais setores, estes, por sua vez, também vão se sentir desmotivados.
Além disso, o clima organizacional pode ser prejudicado, algo que pode interferir na imagem da empresa e chegar ao conhecimento dos clientes.
Para crescer, a organização precisa dos colaboradores, por isso, é fundamental entender o conceito de endomarketing, suas principais estratégias e como aplicá-las na organização.
Entendendo o que é endomarketing
O propósito do endomarketing é o público interno da empresa que são seus verdadeiros multiplicadores da marca. Ele trabalha com ações que desenvolvem o senso de pertencimento e vende uma imagem positiva para os funcionários.
O principal desafio é alinhar as perspectivas e atitudes da equipe com a visão e a missão da corporação, assim, todos vão se sentir mais valorizados e motivados.
Para uma empresa de montagem de linha de vida com cabo de aço, a motivação é algo fundamental para que os profissionais sejam mais produtivos e entreguem resultados satisfatórios para o negócio.
As ações têm como foco campanhas internas que são entregues para o público por meio de canais de comunicação, mas também podem ser uma ferramenta de alinhamento, motivação e desenvolvimento para os colaboradores.
O que são estratégias de endomarketing?
As estratégias de endomarketing são planos de ação voltados para o público interno da companhia, tendo como objetivo fortalecer o relacionamento entre a empresa e seus funcionários, além de aumentar o alinhamento e o envolvimento por parte deles.
Uma das mais importantes é o alinhamento estratégico entre os profissionais e a cultura da companhia. Mas para ter colaboradores alinhados, é crucial trabalhar com diversas ações, que vão desde o recrutamento até a comunicação atrativa.
Outra ação fundamental é o endobranding que constrói e faz a gestão da marca perante os funcionários. Com isso, uma autoescola para CNH classe B consegue criar uma imagem positiva que atrai talentos e retém bons profissionais.
Outro ponto primordial é ter transparência e fazer a inclusão dos colaboradores, visto que a troca de informações ajuda a alinhar objetivos, ações e valores estratégicos e tudo depende de uma boa comunicação.
É assim que as pessoas vão entender seu papel e o impacto que seu trabalho tem para a companhia. É fundamental pensar sobre os benefícios que a corporação oferece para os colaboradores, uma vez que são considerados diferenciais estratégicos.
Só que a comunicação sobre eles costuma ser feita de maneira pontual apenas quando o profissional está sendo inserido na organização. Mas é muito importante que eles sejam comunicados frequentemente para estimular a produtividade.
Reconhecer os funcionários também é muito importante e isso deve ser feito por meio de uma divulgação ampla. É uma forma de estimular e potencializar o reconhecimento profissional, homenageando sucessos individuais e da equipe.
Uma das formas de reconhecer os trabalhadores é por meio de lembretes de aniversário e até mesmo de tempo de trabalho. As pessoas se sentem lembradas pela companhia e isso fortalece a relação de confiança.
Também é muito necessário integrar os colaboradores, tendo em vista que um dos maiores problemas da sociedade é o isolamento, a falta de comunicação e os problemas de relacionamento interpessoal.
Para um fabricante de saco rafia entulho, ter uma boa comunicação com as pessoas ajuda a encontrar soluções eficientes e rápidas. Isso acontece porque elas estão mais cientes de suas funções e gostam de realizá-las.
Outras ações também são muito relevantes, como no caso de treinamento e capacitação que melhoram o desempenho dos profissionais, aprimoram suas habilidades e agregam conhecimento.
Como aplicar as estratégias de endomarketing?
Para extrair todos os benefícios que essas ações podem trazer para as empresas e seus funcionários, é necessário investir em algumas ações. São elas:
1. Diagnosticar necessidades e dificuldades
Endomarketing é um trabalho que precisa ser feito pelos setores de RH e marketing em conjunto. Para que as estratégias de um fabricante de forro de drywall com sanca sejam eficientes, é necessário enxergar o ambiente da companhia.
Com isso, é possível entender as dificuldades e necessidades dos funcionários, E para coletar essas informações, é necessário conversar com eles.
A companhia precisa compreender o que essas pessoas pensam sobre ela, aspectos que precisam ser melhorados e como a corporação pode ajudar os trabalhadores. Por meio desse diagnóstico, fica mais fácil estruturar as ações de endomarketing.
2. Adotar liderança participativa
Quando as pessoas têm a oportunidade de participar das tomadas de decisões, apresentam altos níveis de engajamento. Mesmo que a decisão final não seja o que foi sugerido, as ideias e sugestões são levadas em consideração.
É uma forma de demonstrar que confia e valoriza a capacidade dos funcionários, fortalecendo o vínculo com eles e retribuindo a confiança e dedicação ao trabalho.
Agora, se as decisões são totalmente centralizadas e o alto escalão não ouve o que os profissionais dizem, a organização mostra que não considera os resultados.
3. Promover integrações
As iniciativas de integração ajudam a criar mais proximidade entre empresa e colaboradores e entre eles mesmos. Algumas maneiras de integrar os profissionais são:
- Happy hour;
- Festas temáticas;
- Café da manhã;
- Festas para aniversariantes do mês.
São coisas simples que uma confecção de fantasia anos 60 feminina plus size pode fazer para tornar o ambiente de trabalho mais leve.
A organização também pode formar grupos de estudo e grupos de leitura, oferecendo uma biblioteca e alguns minutos do dia ou algumas horas na semana para discutir assuntos e trocar experiências.
4. Elaborar planos de carreira
O plano de carreira é um jeito de formalizar oportunidades de crescimento para cada colaborador. Ele mostra cargos que os funcionários podem atingir, os salários que podem receber e quais são os critérios necessários para preencher a vaga.
É muito comum ver pessoas que não sentem perspectiva de crescimento onde trabalham e isso costuma acontecer por falta de informação.
Um fabricante de etiqueta de controle colorida precisa comunicar claramente as oportunidades existentes e incentivar os profissionais a manterem um bom desempenho e buscar cargos e salários que os atraem.
Mas é imprescindível que o plano de carreiras seja transparente e realista, caso contrário, os funcionários podem pensar que se trata apenas de uma promessa vazia, o que prejudica os laços de confiança.
5. Reconhecer e divulgar pessoas
Ninguém se sente motivado quando seus erros e defeitos são apontados constantemente. Mesmo que o gestor tenha a intenção de fazer críticas construtivas, elas não funcionam tão bem quanto os bons exemplos.
A maneira como o gestor de uma confecção de toalha de mesa de tecido oxford se comporta se sobressai em relação ao que diz, portanto, consegue melhorar o ambiente de trabalho mostrando um bom desempenho.
Ele também pode reconhecer iniciativas próprias e soluções criativas durante as reuniões e até mesmo usando os canais de comunicação internos.
Além de oferecer feedback positivo, as ações podem ser expandidas, como comemoração por bons resultados em almoços ou jantares com a equipe. A empresa também pode distribuir bônus ou oferecer uma folga.
O objetivo é criar um ambiente de competição saudável em que todos trabalhem em prol de bons resultados e se disponham a ajudar os colegas.
Um negócio de solapa embalagem deve trabalhar como um time e incentivar seus profissionais a buscarem os resultados almejados.
6. Fazer pesquisas de satisfação
Outra estratégia de endomarketing que costuma funcionar muito bem em qualquer tipo de negócio são as pesquisas de satisfação.
Se a corporação pede a opinião de seus colaboradores sobre o que precisa ser mudado e coisas que eles gostam lá dentro, vai descobrir o que precisa fazer para motivá-los e melhorar seu desempenho.
Lembrando que essa pesquisa precisa ser feita de maneira anônima, pois assim os funcionários vão se sentir mais à vontade para respondê-la.
Considerações finais
Da mesma forma que uma empresa investe em ações de marketing para impactar os consumidores, precisa fazer isso para os colaboradores.
As estratégias de endomarketing valorizam os funcionários e mostram que a companhia se importa com eles também. É algo que aumenta os níveis de satisfação e melhora o clima organizacional.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.