Aprenda a gerar leads em 5 passos

leads

A geração de leads é um dos itens que perfaz, de maneira geral, a constituição de qualquer estratégia de marketing, seja este digital, seja este tradicional, seja qualquer outro tipo.

Decerto, por eles serem, igualmente, aquilo a que mais se submetem os empreendedores que querem que seu negócio cresça, a dificuldade de obtê-los é, também, imensa.

Lidar com a angariação de potenciais clientes, o que, em termos mais simples, significa gerar leads, é extremamente complexo, pois há aí um elemento de complexidade extrema com o qual um negócio deve arcar, que é o fator humano.

Na verdade, pode-se dizer que, hoje, poucos são os negócios que prosperam e que, de modo concomitante, conseguem ter êxito no mercado em que atuam.

Por isso, é o princípio basilar de todas as estratégias de marketing deve ser, de alguma maneira, angariar clientes potenciais, para que, depois, o negócio possa convertê-los em clientes de fato.

Ainda que seja isso um fato do qual muitos têm ciência, antigamente, nos primórdios do marketing, pouco os negociadores e os empreendimentos se preocupavam propriamente com a prospecção de consumidores.

O foco de um negócio de cortina modelo prega macho era, em tempos mais remotos, o de aperfeiçoar o produto e/ou serviço que era oferecido aos clientes de modo que ele pudesse entregar o maior valor possível a estes últimos.

Entretanto, em razão do tempo e do dinamismo com que o mercado arrebatou os padrões da relação cliente-empresa, o marketing e a publicidade tiveram de proceder, sem muito contestar, a uma nova era da mercadologia, em que o cliente é quem dita as regras do jogo.

Nesse sentido, as táticas empregadas começaram a se adequar às demandas dos consumidores, que se mostraram tão difíceis de elas serem cumpridas, a ponto do mercado entrar em uma espécie de busca incessante por agradá-lo.

É no decorrer do tempo, hoje, que, o mercado e as empresas, que buscam o cliente antes de qualquer coisa, acabam incorrendo em problemas, em dúvidas e em questões de muitas ordens, uma vez que essa tarefa se faz, verdadeiramente, cada vez mais difícil.

Para uma empresa de purificador e alcalinizador de água, bem como para qualquer outra de qualquer outra espécie, a prospecção e a geração de leads tornou-se um passo especial, e, por isso, é necessário lhe dar a devida atenção.

Sendo assim, para que se elucidem os processos que permitam uma maior geração de leads a quaisquer tipos de empresa, este artigo abordará a temática e, mais ao fim, dará dicas práticas de como realizá-la.

O que são leads?

Um lead é, em suma, um potencial cliente, do qual se encarrega um negócio que quer conquistá-lo e que, por seu turno, deverá empregar táticas que lhe sirvam para tê-lo junto ao negócio e, por fim, torná-lo um cliente.

Geralmente, só se podem enquadrar na classificação de lead os indivíduos, os grupos ou, ainda, as companhias cujas características, por exemplo, são mais ou menos estas:

  • Eles concederam dados à empresa (nome, telefone, e-mail, afins);
  • Têm interesse nos produtos ou serviços oferecidos;
  • Gostariam de conhecer mais a empresa;
  • Mostram-se inclinados a comprar com a empresa.

Em suma, as características que se integram à concepção de lead giram em torno da possibilidade de se ter um indivíduo ou não como cliente efetivo.

Isto é, o lead é aquele que não está distante o suficiente do negócio para ser abordado, mas que, igualmente, também não está próximo o suficiente, ou seja, não é um cliente, para ser fidelizado.

O lead nada mais é, portanto, do que uma espécie de indivíduo situado “no meio” disso tudo e cujo comportamento em relação a, por exemplo, uma empresa de Mobiliário corporativo alto padrão, permite que essa empresa o veja como um provável cliente.

No entanto, apesar de esse ser o cenário mais comum, é possível também, a título de exemplo, considerar alguém que experimenta uma versão teste de um software como um lead.

Ou, indo além, alguém que seja assinante de uma newsletters de um negócio ou alguém que busque mais informações acerca deste, ou alguém que tem um eventual e passageiro desejo de realizar compras junto a esse negócio.

As diferenças entre vendas diretas e gerar leads

Entretanto, há, ainda que às vezes não sejam claras as diferenças, pontos disruptivos entre as noções de venda direta e prospecção de leads, pois, essencialmente, são coisas bem diferentes.

À maneira que o nome sugere, realizar vendas diretas é o processo por meio do qual uma empresa de, por exemplo, selo mecânico tipo 21 aborda quaisquer tipos de pessoas ou grupos, ou empresas, sejam estes potenciais clientes ou não, e tenta lhes vender algo.

Embora não se precise de que se diga a que nível de sucesso geralmente chega esse tipo de prática, é conveniente e de bom tom dizer que essa estratégia não costuma ter muito índice de êxito.

Para contemplar melhor o porquê disso, imagine-se aquele cenário típico de ligações telefônicas comerciais, em que um ouvidor oferece a alguém um produto ou um serviço no qual o “cliente” sequer tem interesse.

A geração de potenciais clientes, por outro lado, envolve táticas mercadológicas que preparam todo o terreno no qual ocorrem o interesse, por parte do cliente; a oferta de serviços, por parte do negociador e, enfim, a consumação da venda.

Desse modo, é sabido que apostar em um ou ou apostar em outro exige abordagens diferentes, que, por serem tão opostas umas às outras, são estratégias as quais um negócio não pode, ao mesmo tempo, conjurar e delas fazer uso.

Passo a passo para gerar mais leads

Situadas as diferenças entre um processo e outro, podem-se, enfim, abordar as dicas ou passos que, por exemplo, permitirão a uma empresa de impermeabilização de sofá ter mais leads juntos ao seu negócio.

1. Segmentar o público estrategicamente

Segmentar ou fragmentar o público-alvo de maneira estratégica consiste em, antes de qualquer outra coisa, ter um perfil de cliente ideal ou uma persona bem delimitada.

Para que isso seja realizado, a corporação que o almeja fazer deve, de modo antecipado, ter informações que concernem ao público estimado, as quais podem ser endereços de e-mails, telefones e informações demográficas e socioeconômicas.

2. Criar páginas de aterrissagem (landing pages)

As páginas de aterrissagem, ou, em inglês, landing pages, permitem que, por exemplo, uma empresa de porta de madeira grande consiga angariar mais informações de potenciais clientes, a fim de que lhe seja possível criar uma persona mais bem-feita.

Elas podem ser personalizadas, mas devem seguir os princípios de SEO e de escalabilidade, para que o acesso realizado pelos visitantes seja de mais fácil execução e, dessa maneira, eles sintam-se persuadidos a conceder as suas informações.

3. Investir em tráfego pago e anúncios

Pode ser que as estratégias de tráfego pago, às vezes, não surtem efeitos de imediato nos buscadores, mas em se tratando de redes sociais, elas são super eficazes.

Enfim, nesse sentido, uma clínica de recuperação para alcoólatras deve apostar em tráfego pago caso ela queira gerar mais leads. Por meio desse método, além de uma maior prospecção de leads, é capaz de tê-los mais rapidamente.

4. Realizar vendas pelas redes sociais

Quem quer vender está em todos os lugares, e isso é uma máxima que vale a qualquer tipo de negócio, visto que os empreendimentos que mais lucram têm presença em todos os canais de comunicação possíveis.

Assim, um negócio de inspeção interna em vasos de pressão precisa, de fato, caso queira vender, estar presente em vários canais, e, isso, decerto, é constituído também pela presença feita nas redes sociais, que são, hoje, indispensáveis à geração de leads.

5. Fazer sorteios e promoções

Às vezes, obter mais leads representa ao negócio a necessidade de abdicar de alguns pontos que podem lhe ser fulcrais, como o lucro excedente ou extra no fim do mês.

No entanto, é conveniente que ele abra mão de uma receita extra, para obter mais potenciais clientes que posteriormente lhe darão mais retorno.

Considerações finais

Gerar leads é, hoje, indispensável ao sucesso de quaisquer negócios que, de fato, queiram atingir o topo do mercado.

Para obtê-los, portanto, é preciso investir, além de tempo, dinheiro e esforços, uma vez que todos os negócios hoje em dia partem da ideia de conquistar mais leads para alcançar êxito no nicho de mercado em que atuam.

Apesar disso, existem passos ou dicas que, se não são as mais importantes, ainda podem impactar diretamente a prospecção de leads de modo a torná-la mais eficiente, produtiva e eficaz.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *