Mapeamento de mercado: como esta prática pode beneficiar o seu empreendimento


Você tem uma ideia de negócio fantástica, possui vários planejamentos promissores, já sabe exatamente qual o tipo de produto vai fazer e qual serviço quer prestar, escolheu a localização e até mesmo já montou a sua própria etiqueta personalizada, mas na hora de começar você descobriu que tudo aquilo que planejou não se enquadra no mercado. 

Afinal, o que adianta uma grande ideia e um ótimo planejamento se não conseguir colocar isso em prática? Por mais que o seu foco seja no interno da sua empresa e na montagem dela, é preciso também, entender o contexto no qual você está inserido. 

Não adianta criar algo que você acredita ser bom quando, na prática, a ideia não vai para frente devido à falta de opções dentro do mercado, concorda? Sendo assim, é preciso entender as movimentações externas para que seu interno, de fato, funcione. 

Para isso existe o chamado mapeamento de mercado, no texto de hoje, iremos falar mais sobre essa prática e como ela pode beneficiar o seu empreendimento, bora conferir? Então vamos lá!

Mapeamento de mercado: o que ele significa?

O mapeamento de mercado se trata de um processo de medição e monitoramento de todo o contexto em qual o seu empreendimento está envolvido dentro do mundo dos negócios, ou seja, é uma estratégia que busca analisar e entender todos os fatores externos que estão em volta da sua empresa. 

Sendo assim, para realizar um bom mapeamento de mercado é preciso pesquisar tudo que está ao seu redor, coletar dados que vão desde a sua concorrência até os seus clientes, e entender melhor como a sua empresa pode agregar valor e se a sua ideia se enquadra bem dentro daquele segmento. 

Como citamos acima, você até pode ter uma grande ideia e um ótimo planejamento, mas é o mercado que dita o que vai dar certo ou não, então entendê-lo é algo fundamental, lembre-se que ele pode ser flexível como uma chapa de aço inox ou inflexível. 

Então, quanto mais você conhecer e coletar dados e informações relevantes sobre o mercado, mas vai compreender suas necessidades, seus pontos fracos e fortes, e onde e como a sua empresa pode atuar dentro dele. 

Mapeamento de mercado: como esta prática pode beneficiar o seu empreendimento

Quais fatores essenciais para um bom mapeamento de mercado

Existem alguns fatores que são considerados essenciais para que você consiga ter um bom mapeamento de mercado, sendo esses características marcantes para qualquer empreendimento que deseja fazer um trabalho bem feito. 

O primeiro são os clientes, o que seria de uma marca sem seus consumidores? Entendê-los é crucial para o bom desenvolvimento da sua empresa, sendo assim, coletar dados, definir um perfil, entender seus desejos, necessidades e sonhos pode ser bastante útil. 

O segundo ponto é a concorrência, quem são seus concorrentes diretos e indiretos? O que eles produzem? Quais são as suas estratégias? Qual o seu diferencial perante a eles? Entenda o posicionamento dessas empresas concorrentes dentro do mercado e procure saber mais sobre elas. 

Em terceiro temos os fornecedores, todos os negócios precisam de insumos para entregar algo de valor ao consumidor final, então quais são as suas opções dentro do mercado? Qual o preço médio do fornecimento? Como funcionam seus processos logísticos?

Por fim, o último fato essencial do mapeamento de mercado é a estruturação visual dos dados, é preciso que toda a sua coleta esteja bem alinhada, tudo seja de fácil identificação e que você consiga visualizar as informações como se estivesse lendo um laudo avcb.

Quais as etapas do mapeamento de mercado

Para realizar o mapeamento de mercado, algumas etapas devem ser seguidas, a primeira é o conhecimento geral do mercado e a definição da condição de pesquisas, procure entender o contexto no qual está inserido, saiba quais as pesquisas mercadológicas que irão ser realizadas, e qual o direcionamento para a coleta de dados. 

Depois disso, busque começar a coletar esses dados e organizá-los da forma que achar mais coerente, tudo deve ser visualmente fácil de ser visto e analisado, então não se esqueça disso, existem algumas ferramentas que podem te ajudar nessa jornada, como o Google Trends, Google Keyword Planner e o Sem Rush. 

Por fim, é hora de analisar, tanto os dados coletados quanto como eles se encaixam dentro do mercado e do cenário atual, procurando entender a conexão de cada informação coletada juntamente com o mercado e os princípios citados no tópico anterior, e comece a definir suas estratégias baseadas nisso. 

Afinal, quais os benefícios dessa prática para o seu empreendimento

Bom, depois de tudo isso você ainda deve se perguntar quais os benefícios e como essa prática pode ser boa para o seu empreendimento, certo? A resposta é simples: conhecimento e entendimento sobre o que está a sua volta. 

Para que um negócio seja próspero e consiga alcançar o sucesso, é preciso que ele tenha um equilíbrio entre o interno e o externo, não adianta atuar apenas só de um lado como se estivesse usando um grupo gerador de energia, é necessário que tudo esteja alinhado e em harmonia para funcionar da maneira correta, e o mapeamento de mercado fornece isso. 

Através dessa prática, é possível entender melhor sobre o mercado, seus pontos positivos e negativos, o que ele precisa, como a sua empresa pode se encaixar dentro dele, o que fazer, quais próximos você pode dar, e como alcançar o sucesso de acordo com aquilo que foi analisado. 

O mapeamento de mercado auxilia a gerenciar uma nova rota que te leve para o topo do mercado, seja uma empresa já consolidada ou um empreendimento que está surgindo, sendo assim, essa é uma prática fundamental que vai impulsionar a sua marca e fazer com que você se fortaleça cada vez mais. 

O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!


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