Tendências do marketing digital para e-commerces em 2023


O marketing sempre ajudou o gestor que investe a conseguir novos clientes, além de mais lucros e a possibilidade de propagar aquele nome a uma grande quantidade de bairros, cidades e estados.

Com o advento da internet, formou-se o marketing digital, bem como o comércio digital. Essas duas vertentes, quando trabalhadas em uníssono, colocará até uma empresa de demolição no radar… e, desta vez, as vendas podem até ser em âmbito mundial. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, vem com a gente!

Conteúdo gerado pelo usuário

A primeira tendência que precisaremos ficar de olho em 2023 são os conteúdos gerados pelo cliente. Ou seja, como você convence as pessoas a comprarem seus produtos que estão no carrinho de carga virtual e serviços no e-commerce? 

Há várias opções, tais como preenchê-lo com fotos de alta qualidade e muitas informações persuasivas, lançar pesquisas e números que abordam os benefícios do mesmo e assim por diante.

Por último e o mais importante, tem a ver com as provas sociais ou os comentários que os clientes deixarão em suas redes sociais e sites como o Reclame Aqui, por exemplo. Afinal, é mais provável que as pessoas confiem em uma pessoa do que em uma empresa.

Ferramentas de Inteligência Artificial

Já ouviu falar em Chat GPT. Essa ferramenta é uma inteligência artificial com a capacidade de criar conteúdos detalhados em segundos, com base em uma programação simples. É a tendência mais recente e que, provavelmente, substituirá muitos profissionais humanos.

Mas não deixe que os robôs criem todo o seu conteúdo de marketing! Ok, é tentador pensar que essas ferramentas terão este poderio, mas a tendência é que haja um equilíbrio com os profissionais experientes. Assim como uma delegacia não faz a substituição de um novo modelo de algema de policial de uma hora para outra, você também não deve correr o risco de jogar tudo ‘pelos ares’.

O principal problema com as ferramentas de IA é que elas não conseguem criar conteúdo de qualidade, para ser classificado em primeiro lugar em seus resultados de pesquisa e isso ocorre porque isso, geralmente, é tido como spam e não é tão preciso.

E-commerce para mobile

As tecnologias estão avançando e isso significa que o e-commerce para mobile cresceu ano a ano. Atualmente, existem cerca de 7,26 bilhões de smartphones pelo mundo, ou seja, uma grande porcentagem da população mundial possui mais de um aparelho. 

Para você isso significa que mais consumidores podem comprar seus produtos ou realizar o aluguel de empilhadeira, por exemplo, por meio de seus dispositivos móveis e colocar sua marca numa espécie de display em acrílico, propagando seu nome aos quatro cantos.

Dito isso, é crucial garantir que seu site seja otimizado e responsivo, já que mais da metade de todo o tráfego da Internet ocorre por lá.

Redes sociais para aumento de reconhecimento

As marcas mais atentas às novidades já usaram as redes sociais para aumentar o próprio reconhecimento e gerar leads. Nos últimos anos, os e-commerces propagaram as vendas por meio dessas vertentes. 

Como resultado, os clientes acessam diretamente as plataformas de mídia social em seus dispositivos móveis para encontrar e comprar seus produtos favoritos em um só lugar. Pode parecer algo antigo? Mas ainda é uma tendência para 2023.

A cada ano, a cobertura da mídia social está aumentando e, neste momento, 59% das pessoas em todo o mundo estão usando o Instagram, o Tik Tok e outros, e você não deve se surpreender se, nos próximos anos, aumentar ainda mais. 

Pense então, em duas marcas de detergente concentrado. Uma delas conta com essa possibilidade e a outra ainda está pensando se vai investir nessa estratégia. Qual delas você acha que venderá mais? Ok, é uma pergunta retórica para fazer um esboço a respeito do tema.

Se o seu negócio ainda não usa uma dessas plataformas, agora é o momento certo para aumentar suas vendas.

Personalização e omnichannel

A personalização será cada vez mais importante, incluindo recomendações de produtos baseadas em dados de comportamento de compra e preferências pessoais. Esta é uma das tantas formas de aproximar o cliente da empresa.

Outra maneira é a venda feita através do omnichannel. Essa tendência se tornará cada vez mais importante, com uma integração mais profunda entre canais de vendas online e offline, ou seja, aposte nela.

Compras por voz e realidade aumentada

As compras por voz com assistentes de voz, como Alexa e Google Assistant, continuarão a ganhar popularidade. Isso se deve ao fato de que a população quer comodidade e não há nada mais maravilhoso do que tal ferramenta.

Falamos da inteligência artificial, mas também devemos pontuar que a realidade aumentada será usada cada vez mais para fornecer uma experiência de compra imersiva e personalizada.

Gostou do conteúdo sobre tendências do marketing digital para e-commerces em 2023? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais


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