Os afiliados são um importante canal de marketing para muitas empresas por poderem gerar vendas qualificadas e aumentar o tráfego do site. No entanto, é importante compreender como os afiliados são remunerados para que você possa maximizar seus esforços de marketing.
Existem basicamente três modelos de comissionamento para afiliados. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens, que serão discutidas neste artigo.
Tipos de comissionamento por performance
O sistema de comissionamento tem diferentes modelos, como CPA (Pago por Ação) que depende da interação do cliente com o anúncio ou o produto e o CPC (Custo por Clique) que remunera o afiliado a cada clique no anúncio. Além disso, também existe o CPL (Pago Por Lead) que remunera o afiliado a cada geração de lead e o CPM (Retribuição por Mil Visualizações) que remunera toda vez que o anúncio é visualizado.
O importante é conhecer os diferentes modelos de comissionamento para definir qual é o mais adequado para promover um produto e/ou serviço, seja uma lixeira para reciclagem ou curso de marketing digital. O afiliado deve entender como cada modelo funciona para poder escolher aqueles que mais se encaixam com o seu perfil.
Além disso, como no CPA, por exemplo, a conversão é mais alta se o afiliado tiver mais conteúdo de qualidade para mostrar ao seu público. Por isso, o trabalho em SEO e o desenvolvimento de conteúdo relevante para o público são extremamente importantes para conseguir atingir os melhores resultados.
Comissões por vendas diretas e indiretas
Os afiliados são ótimos para impulsionar as vendas de um produto ou serviço. Eles incentivam os usuários a fazer compras, obtendo comissões pelas vendas feitas. Mas você provavelmente já sabe disso, então aprofundaremos um pouco mais. Existem duas principais formas de comissionamento de afiliados: diretas e indiretas.
Uma comissão direta é quando um afiliado recebe uma porcentagem de cada venda que ele gera, independentemente de quem comprou. Com esse tipo de comissão, mesmo que a venda ocorra por meio de outro afiliado, a porcentagem vai para o afiliado que a gerou.
Já uma comissão indireta se dá quando o afiliado recebe uma porcentagem de apenas algumas das vendas que ele gerou, dependendo de quem os comprou, mesmo que seja um item de alto valor como uma retífica industrial, por exemplo.
Os afiliados diretos têm mais controle, uma vez que são os responsáveis por quase todas as vendas feitas. Quanto mais vendas, mais comissão. Com essa forma de comissão, se outro afiliado gerar uma venda, o afiliado original ainda recebe uma porcentagem. No entanto, se for um comprador direto, o afiliado não receberá nada.
Gerenciar o comissionamento de afiliados corretamente pode ser um grande desafio. É importante ser transparente com os afiliados e encontrar o equilíbrio certo entre o pagamento de comissões altas o suficiente para incentivar os afiliados a trabalhar com você, mas não tão altas a ponto de afetar o lucro.
Remuneração por cliques e visualizações em links de afiliados
Está em alta o marketing de afiliados, onde o usuário divulga o link de uma empresa por meio da internet e, quando alguém clica nesse link, ganha uma comissão. Existem algumas formas de remuneração para a divulgação de links de afiliados, incluindo cliques e visualizações.
Cada empresa determine seu tipo de comissionamento, com a utilização de diversos critérios. Existem algumas companhias, como empresas de demolição controlada, que podem se beneficiar dessa divulgação por meio de comissionamento de afiliados.
A remuneração por cliques é onde o afiliado recebe uma determinada quantia de dinheiro cada vez que alguém clica no seu link. Os afiliados podem também receber pagamentos por visualização, remunerado apenas por ter o link compartilhado.
É possível que, com a utilização do comissionamento de afiliados, as empresa ampliem a visibilidade de sua marca e consequentemente aumentar suas vendas e lucros. Por isso, é muito importante que os profissionais nessa área entendam quais as formas de comissionamento de afiliados e como utilizá-los.
Programas de comissionamento por tempo de afiliação
Os programas de comissionamento de afiliados oferecem a possibilidade de ganhar dinheiro através de indicações para produtos relacionados. As principais formas de comissionamento envolvem corretagem e comissionamento por tempo de afiliação. Esse último é o modelo baseado em indicação de tempo.
Quando um afiliado indica um produto ou serviço para um cliente, ele recebe uma comissão pelo tempo em que o cliente está no programa. Esta comissão é uma forma de recompensar pela indicação de um serviço ou produto de qualidade e atenda às expectativas do consumidor.
É importante que um afiliado leia atentamente as regras e as condições de cada programa de comissionamento: elas podem diferir conforme os objetivos do programa e as necessidades do comerciante.
Dessa forma, corra para anotar essas informações em adesivos personalizados para não esquecer essa informação, pois pode ser fundamental para fazer do programa de comissionamento de afiliados um sucesso absoluto.
Agora que você entendeu um pouco melhor sobre como funcionam as comissões de afiliados, é hora de colocar a mão na massa e começar a trabalhar. Não se esqueça de compartilhar esse conhecimento com os seus amigos!
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais