Se você está se perguntando se sua marca deveria vender produtos ativamente no Instagram, considere isso: mais de 130 milhões de usuários tocam nas postagens do Instagram Shopping todos os meses.
O Instagram Shopping é um recurso que permite que as marcas vendem produtos diretamente para os 1 bilhão de usuários globais da plataforma. Após seu lançamento em março de 2017, o Instagram disse que queria “criar algo que fosse menos transacional e mais imersivo” e que fizesse “compras móveis parecerem como fazer compras”. Marcas como, National Casino app, Kate Spade New York, J.Crew e Warby Parker são apenas alguns dos nomes que assinaram desde então.
Mais recentemente, o Instagram adicionou um recurso de checkout para que seus usuários possam comprar produtos sem sair do aplicativo. De acordo com a plataforma de comércio eletrônico Sellfy, o Instagram Shopping é uma ferramenta valiosa para as marcas porque ajuda os consumidores a descobrir novos produtos. Os dados do Facebook, pai do Instagram, confirmam isso: uma pesquisa descobriu que 81% dos consumidores usam o Instagram para pesquisar produtos e serviços.
Poste Regularmente
O próprio Instagram recomenda a criação de postagens em uma programação recorrente para que os usuários se acostumem a olhar seus produtos regularmente. Sellfy concorda que a consistência é a chave para ser notado no Instagram. “Quanto mais seu conteúdo se destacar de forma consistente, maiores serão as chances de construir uma base de clientes leais que gera vendas”, disse Sellfy.
Criar pelo menos 9 postagens
Nove é o número mágico de posts compráveis para ativar a aba Comprar no seu perfil. Isso, disse a empresa de software de marketing HubSpot, ajuda a agrupar postagens de compra em uma única guia, o que torna mais fácil para os consumidores encontrar e, é claro, comprar.
Descubra a estética da sua marca no Instagram
Assim como sua marca tem certos atributos offline, você deve garantir que seu feed do Instagram tenha uma aparência complementar. A plataforma de gerenciamento de mídia social Hootsuite diz que a estética do Instagram deve ser consistente com ativos como seu site, anúncios e embalagens.
Isso significa investir algum tempo para descobrir a estética certa para garantir uma experiência coesa para os usuários. Sellfy diz que isso inclui esquema de cores, filtros, fontes e até voz da marca para legendas.
“Ter uma estética consistente no Instagram ajudará você a melhorar o reconhecimento de sua marca e estabelecer sua identidade”, acrescentou Hootsuite. “Também ajuda os clientes a percorrer o feed ou navegar na guia Explorar para reconhecer suas postagens rapidamente… Também pode ajudar você a diferenciar sua marca [dos concorrentes].”
Use URLs em sua biografia – e mude de acordo
Sua biografia do Instagram é o único lugar onde você pode incluir um link, o que Sellfy diz que você deve fazer para se conectar com novos clientes e incentivá-los a visitar seu site.
Mas não use apenas o mesmo link antigo. “Sempre que você tiver uma postagem com um produto que gostaria de promover, certifique-se de que o site na biografia corresponda a ela”, diz Sellfy. “Os seguidores nem sempre procuram o link correto manualmente, por isso é uma boa ideia garantir que você sempre o atualize.”
Publique Boas Imagens
Parece óbvio, mas é bom lembrar que o Instagram é uma plataforma visual e, portanto, “visuais impressionantes”, como a Hootsuite os chama, têm maior probabilidade de se destacar no mar de imagens que os usuários estão percorrendo.
Isso significa não apenas tirar fotos de qualidade e fazer upload de fotos e vídeos que atendam às especificações corretas, mas também buscar constantemente novas fontes de inspiração – e até mesmo pesquisar tendências fotográficas, diz Hootsuite.
Criar tutoriais
Outra dica para vender no Instagram é criar tutoriais para demonstrar como o consumidor pode usar seus produtos. Isso, diz a Hootsuite, ajuda a mostrar os produtos em ação – e os relatórios dizem que eles são o tipo de conteúdo de vídeo mais popular no Instagram. Sellfy concordou, adicionando questionários e perguntas e respostas à lista, o que também ajuda a aumentar o engajamento.