A canibalização de palavras-chave é um fenômeno no qual pelo menos 2 subpáginas (pode haver mais) dentro do mesmo site são classificadas com “força” semelhante para a mesma palavra-chave.
Como resultado da canibalização, as páginas competem entre si por posições nos resultados de pesquisa.
Vamos ilustrar isso no seguinte exemplo:
Uma determinada loja online vende vários laptops e classifica ofertas individuais em frases como “melhores laptops para jogos”, “melhores laptops empresariais”, “melhores laptops para estudantes”. Se o conteúdo dessas subpáginas for muito semelhante entre si e também segmentar outras palavras-chave semelhantes (por exemplo, “laptop eficiente”, “laptop rápido”), ocorrerá canibalização e as páginas em questão começarão a competir entre si pelas mesmas consultas.
E isso acontece em todos os segmentos. Outro exemplo seria utilizar as palavras-chaves “Lavar roupas de forma eficiente” ou “Lavar roupas rapidamente”.
Quais são os efeitos da canibalização de palavras-chave?
A canibalização pode ser muito problemática quando se trata de posicionamento.
Se você tiver várias páginas com mais ou menos o mesmo conteúdo, elas competirão entre si.
5 principais causas de canibalização
A canibalização de palavras-chave pode ocorrer por vários motivos. Aqui estão os principais:
1. Duplicação de conteúdo
Se o site contiver muitas páginas com conteúdo semelhante ou idêntico, o Google terá dificuldade em determinar quais subpáginas estão tematicamente mais relacionadas a determinadas palavras-chave. Isso levará naturalmente à canibalização.
2. Reduziu o assunto do site e uma variedade semelhante
Continuando com a questão da duplicação, a canibalização será mais difícil de controlar se o conteúdo de uma determinada página for focado apenas em um tópico de nicho.
3. Estrutura de página mal pensada e links internos ruins
Se você não cuidar da estrutura adequada de links internos (por exemplo, muitos links levam a páginas menos importantes), o Google terá problemas para determinar qual conteúdo da página é o mais importante e qual deve ser tratado como secundário. Essa situação também exacerbará o problema da canibalização.
4. Falta de análise e monitoramento adequados de palavras-chave
A análise hábil de palavras-chave e o monitoramento constante ajudam a preparar uma estratégia, com a qual você poderá se posicionar efetivamente para consultas específicas e, ao mesmo tempo, evitar a canibalização.
5. Otimização excessiva
A otimização excessiva de páginas para uma palavra-chave específica (em comparação com o preenchimento de palavras-chave) leva à criação de muitas subpáginas destinadas a consultas semelhantes e, como resultado, à canibalização.
Existem várias maneiras de detectar a canibalização:
1. Motor de busca interno
Se houver um mecanismo de pesquisa interno em seu site, insira as palavras-chave de seu interesse e verifique quantos resultados você tem para elas. Com isso, você localizará todas as páginas com conteúdo semelhante e que podem competir entre si pelas mesmas palavras-chave.
2. Consultar “site:” + “frase-chave” no Google
Você pode obter resultados semelhantes aos do método 1 ao inserir uma consulta no Google com o site: operator e a frase-chave entre aspas:
site:exemplo.pl + “palavra-chave”
3.Console de Pesquisa do Google
Uma vez no Google Search Console, siga estas etapas:
Vá para a guia “Desempenho”.
Escolha a palavra-chave de seu interesse.
Alterne para “Páginas”.
Se você vir várias páginas em seus resultados para uma palavra-chave, há canibalização entre elas.