As mídias sociais são plataformas que fazem parte das estratégias de marketing de negócios dos mais variados tipos, e não é novidade para ninguém o quanto elas são importantes para divulgar marcas, produtos e serviços.
São excelentes canais para que as organizações possam estabelecer uma comunicação promissora com os consumidores, além de permitirem a interação dos usuários com as empresas.
Originalmente, as redes sociais foram criadas para que as pessoas pudessem se relacionar entre si, mas ao longo do tempo ganharam outros papéis na sociedade e no mundo dos negócios.
Hoje em dia, as pessoas usam as redes sociais para se comunicar com amigos e familiares, mas também para ler notícias, acompanhar novidades, seguir suas marcas preferidas, receber atendimento e até mesmo comprar.
As empresas, por sua vez, usam esses canais para divulgar seus produtos e serviços, mas também para aprimorar o atendimento ao cliente, se relacionar com o público e promover seus conteúdos.
A promoção dos materiais publicados no site ou blog da organização é uma excelente estratégia para aumentar o tráfego orgânico.
Por isso, este artigo vai explicar a relevância das redes sociais para o tráfego orgânico e como medir os resultados das campanhas nessas plataformas.
Importância das redes para o tráfego orgânico
O marketing digital é formado por um conjunto extenso de estratégias, e entre elas está a construção de um site e um blog institucional, por onde a empresa vai divulgar seus produtos e serviços, além de conteúdos relevantes para o público.
No entanto, esses canais dependem de tráfego para que possam estar sempre bem posicionados nos resultados de pesquisa. O tráfego nada mais é do que as visitas recebidas pela plataforma.
Quando uma pessoa pesquisa sobre um despachante carteira CNH no Google, ao clicar em um link que não é anúncio pago, gera tráfego orgânico para a plataforma.
Esse tipo de tráfego é muito valioso, porém muito concorrido, mas existem algumas estratégias que ajudam a melhorá-lo, e uma delas é compartilhar as publicações desses canais nas redes sociais.
Se a empresa acabou de postar um novo conteúdo em seu blog, pode inserir o link em seu perfil nas redes sociais, por meio de uma publicação, para que ele chegue ao conhecimento de mais pessoas.
Ou seja, as redes sociais são excelentes canais para fortalecer outras estratégias de marketing do negócio, por isso, traz diversos benefícios que explicam sua importância, como:
- Aumento da visibilidade;
- Construção de relacionamento com o público;
- Mais relevância para o canal;
- Melhora o engajamento;
- Conquista acessos frequentes.
O maior objetivo de um fornecedor de salgadinho de forno fit é fazer com que o nome de sua marca tenha mais visibilidade com o blog.
As redes sociais são canais que aumentam muito a visibilidade, por isso são tão importantes nas estratégias das organizações.
Elas permitem fazer a divulgação de anúncios que vão colaborar com as publicações, fazendo com que elas cheguem ao conhecimento de mais pessoas.
Usar as redes sociais também ajuda a aumentar a visibilidade do site ou blog, e isso acaba por favorecer a relação entre empresas e clientes.
As mídias sociais permitem que a organização compreenda a opinião do público e as pessoas conseguem se aproximar da organização.
Se o negócio sabe qual é a opinião das pessoas, também vai compreender quais são seus assuntos de interesse, e com isso melhorar cada vez mais os conteúdos que publica no blog ou site institucional.
A partir do momento em que a organização fala sobre assuntos interessantes para as pessoas, é bem provável que elas acessem o site novamente para consumir mais conteúdos.
Uma das coisas mais fundamentais é trabalhar o posicionamento da marca nas redes sociais, seja qual for o segmento de atuação do negócio.
A maneira como uma empresa de renovação CNH categoria C se posicionar nessas plataformas influencia muito a maneira como os consumidores vão enxergá-la de modo geral.
Por isso, é crucial criar estratégias para construir a imagem da marca, de modo que o usuário se sinta interessado em visitar o canal.
Ter um bom engajamento nas redes sociais significa aumentar o número de visitantes nos canais institucionais, pois se os clientes estão interagindo, significa também que estão mais propensos a consumir os conteúdos da empresa.
Trata-se de um comportamento que pode se apresentar de várias formas e são estimulados por meio de estratégias que utilizam várias técnicas, como os gatilhos mentais.
Em síntese, as redes sociais são muito importantes para o tráfego orgânico porque criam uma base de acesso frequente, e se a organização tiver acesso a alguns insights, consegue criar um plano de ação que vai chamar a atenção do público.
Mais do que isso, uma clínica de ecocardiograma pet vai conseguir manter o interesse das pessoas por seus canais.
Ao trabalhar conteúdos relevantes e publicados frequentemente, a marca incentiva o acesso ao blog e faz com que as pessoas indiquem no canal para seus amigos e familiares que possam se interessar pelo mesmo assunto.
Como medir campanhas nas redes sociais?
As campanhas criadas nas redes sociais precisam ser medidas para que o negócio saiba como estão os retornos e resultados. Para isso, algumas dicas são:
Analisar indicadores-chave de desempenho
As redes sociais são usadas para gerar receita ou construir consciência de marca, e é importante fazer essa diferenciação porque ela determina o sucesso desses esforços nas redes sociais.
Quem tem o objetivo de vender deve medir o ROI como um valor em dinheiro, porque ao atribuir uma quantia para as metas de conversão, fica mais fácil compreender qual é o impacto do marketing nas redes sociais.
Agora, se uma escola infantil com maternal integral quiser melhorar a percepção da marca, então precisa entender que isso pode ter diferentes significados.
É possível definir a consciência como a exibição da marca determinado número de pessoas ou determinar que conquistar influenciadores é o indicador de desempenho do negócio.
Independentemente de qual seja o conceito da organização, é necessário utilizar indicadores para medir o sucesso da estratégia ou das campanhas.
Alinhar os objetivos
Para que a gestão nas redes sociais seja mensurável e significativa, é necessário dividir o objetivo macro em pequenos objetivos, e atrelá-los à estratégia do negócio.
Supondo que a estratégia da organização seja aumentar as vendas de um produto, é importante saber de que maneira as redes sociais podem ajudar a atingir esse propósito.
A marca pode usar essas plataformas para atrair novos consumidores e levar seus produtos ao conhecimento de mais pessoas.
Se um fabricante de letra caixa com led interno quiser fazer isso, então deve traçar objetivos e planos de ação para atrair o público, por meio das publicações nas redes sociais.
Quanto mais os objetivos estiverem atrelados com os propósitos do negócio, mais fácil será para mensurar e obter investimentos.
Configurar uma ferramenta analytics
A capacidade do negócio em reter e converter o público depende muito de como ele acompanha o comportamento dos usuários nas redes sociais e nas páginas de destino, ou seja, para as páginas que os usuários são enviados a partir das mídias digitais.
A companhia precisa contar com uma ferramenta analytics, como no caso do Google Analytics, pois esses recursos permitem parametrizar o monitoramento de indicadores, além de atribuírem valor a eles.
Outras estratégias, como distribuição de flyer pizzaria, são medidas e analisadas de outras formas. Entretanto, no caso das redes sociais, as ferramentas de analytics conseguem automatizar a análise e mensuração de resultados.
Também ajudam a organização a ganhar tempo e ser mais precisa na mensuração, sendo algo fundamental para quem trabalha com redes sociais para divulgar produtos e serviços.
Criar uma rotina de mensuração
Outra coisa muito importante é fazer com que a análise e mensuração de resultados nos canais de mídias digitais aconteçam por meio de um cronograma.
Isso vai depender do que a empresa quer analisar, pois ao analisar uma campanha específica, é possível definir que vai consultar o software de analytics apenas uma vez por semana.
Independentemente disso, uma fábrica de salgados assados congelados precisa de uma rotina de análise porque isso esclarece os períodos que serão avaliados e durante os períodos, a organização vai agir para melhorar os índices e corrigir falhas.
Considerações finais
Investir nas redes sociais é uma necessidade hoje em dia para que o negócio consiga estabelecer um bom relacionamento com os consumidores, ao mesmo tempo em que favorece o tráfego de outras plataformas.
Contudo, para extrair todo o potencial que essas verdadeiras ferramentas oferecem para as organizações, é indispensável saber medir os resultados das campanhas criadas nesses canais.
Isso vai ajudar a organização a ser mais assertiva nas estratégias digitais e obter um excelente retorno sobre os investimentos com todas as suas práticas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.