O que é o Flywheel no Inbound Marketing?


O marketing digital está sempre em evolução constante e o Flywheel no Inbound Marketing é mais uma prova disso!

Formatos de conteúdo, variedades de abordagens e plataformas, tudo isso é passível de mudanças. Mas, acima de tudo, o método como lojas e marcas organizam as estratégias também pode mudar, sendo fundamental para manter o negócio competitivo.

No caso do Flywheel Marketing, a mudança está na forma como a jornada do consumidor em potencial é desenvolvida. Afinal, deixa de ser vista como um funil – com início, meio e fim – para ser enxergada como círculo contínuo de interações.

Quer entender de onde veio essa ideia e como ela funciona para aplicar ao seu negócio? Então, prossiga a leitura deste texto!

O que é Flywheel no Marketing?

O tradicional funil de vendas que uma churrascaria em Moema ou um escritório de advocacia em Brasília podem usar para nutrir e converter leads se separa em 3 etapas: topo, meio e fundo do funil, considerando a evolução do relacionamento com o lead para o ciclo de vendas.

No Flywheel Marketing, o formato é totalmente novo: a ideia é pensar na abordagem de vendas de maneira circular, como um volante giratório (não por acaso, a tradução literal de “flywheel”) para manter o lead e/ou cliente atraídos.

Mas, como esse círculo se organiza?

Basicamente, para a estratégia funcionar, os clientes devem ficar no centro das metas e campanhas da fábrica de sorvete em Cuiabá cercado pelos departamentos de marketing, vendas e promoção do produto.

O principal benefício dessa aproximação diferenciada é que mesmo que o cliente tenha   encerrado oficialmente a jornada, o ciclo pode continuar visto que nutre o contato – e é nutrido – em torno dele, suas necessidades e preferências.

Neste sentido, o ponto chave da estratégia é o dinamismo. Com isso, clientes e, na melhor das hipóteses, embaixadores da lencol de chumbo podem ser conquistados e retidos com mais facilidade.

Flywheel no Inbound Marketing

Agora que você tem uma percepção mais abrangente do Flywheel Marketing e de que forma ele funciona na prática, confira os impactos da estratégia no contexto do inbound marketing.

Fidelização de clientes

É regra: a maior parte dos negócios de um estabelecimento deve vir de clientes existentes. Afinal, apesar de necessário, converter novos clientes é mais custoso.

Ao contrário do funil, que considera o relacionamento mais forte até que ocorra o pedido para manutenção de jardim, por exemplo, o Flywheel Marketing tem base na continuidade e retenção, promovendo novas campanhas para compras recorrentes, mais satisfação e até recomendação.

Dessa forma, busca-se gerar uma satisfação tão grande a ponto de fidelizar o comprador de primeira viagem com rapidez.

Métricas avançadas

As empresas de hoje têm acesso a grandes quantidades de dados. A variedade de informações que podem ser obtidas e analisadas é imensurável. E, por isso mesmo, é fácil ficar sobrecarregado com essas obrigações.

O modelo Flywheel ajuda você a se concentrar nas informações e processos que realmente importam: foco no cliente. 

Deste modo, é um fluxo que ajuda a reavaliar o mercado de prótese capilar masculina grisalha e a identificar, localizar e atender corretamente os clientes, promovendo interações de longo prazo mais qualificadas.

Com métricas avançadas, os profissionais podem otimizar a publicidade, as páginas de listagem de produtos e o conteúdo geral.

Serviços automatizados

O Flywheel Marketing tem uma relação direta com a automação que está presente em várias áreas do marketing digital.

As técnicas Flywheel servem justamente para melhorar o atendimento ao consumidor – e isso ocorre a partir da flexibilidade típica de tecnologias como chatbots e e-mail marketing.

Quanto maiores as operações de uma empresa, mais complexo se torna o acompanhamento e o atendimento de toda base de clientes de forma manual.

A automação entra para manter a alta produtividade do time da aula de sapateado SP sem prejudicar a qualidade dos processos.

Autoatendimento

Provavelmente a maior vantagem que as compras online proporcionam às pessoas é esta: conferir catálogos de produtos e serviços por conta própria, direto do conforto do lar.

O autoatendimento possibilita exatamente isso. Um cliente em potencial pode pesquisar, escolher, fazer o check-out e informar o endereço de entrega sem a necessidade de qualquer intermediário além da internet.

Esse aumento da liberdade é vital para manter um público fiel e assíduo por longos anos. E o Flywheel Marketing atua diretamente nesse quesito.

Além disso, não deixa de ser uma ótima maneira de se diferenciar do restante da concorrência especializada em gerador de energia a diesel usado.

Alta retenção de clientes

Como explicamos mais acima, o Flywheel é especialmente focado nos estágios que ocorrem após a compra de um item ou a contratação de um serviço.

A alma do relacionamento está precisamente na qualidade da comunicação entre marca e cliente.

A partir do momento em que fica absolutamente perceptível o zelo dos vendedores de lacre de segurança para embalagens as chances de conversão (e posterior retenção) aumentam muito!

Isso porque a atenção se volta para as necessidades específicas de cada lead. Com abordagens mais personalizadas e menos invasivas, é mais fácil fechar negócios proveitosos para os dois lados.

Segmentação única

A estratégia de marketing com funil é mais ou menos inflexível, enquanto o flywheel marketing cria energia local com equipes menores, recursos multilíngues, mudanças culturais e caminhos de conversão. 

Além disso, os ciclos ajudam os profissionais de marketing a preverem as necessidades e preferências dos compradores, especialmente em situações dinâmicas. Isso torna o acompanhamento da jornada do cliente pessoalmente ou em profundidade mais otimizado.

Afinal, o Flywheel Marketing entende que os clientes contam com a confiança de seus colegas e recomendações boca a boca, em vez de mensagens padrão da empresa.

Exemplos de ações do Flywheel Marketing

Se você chegou até aqui, compreendeu a ideia e importância de otimizar o ciclo de relacionamento e vendas conforme novas necessidades são percebidas ou o público


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