As campanhas de e-mail marketing são fundamentais para qualquer empresa, principalmente para aquelas que desejam potencializar os resultados de uma estratégia de conteúdo.
Quando o visitante entra no blog da empresa e assina, por exemplo, uma newsletter, o e-mail marketing se torna o principal meio de comunicação com esse potencial cliente.
Para manter o nível de engajamento e criar um bom relacionamento, é necessário trabalhar o fluxo de nutrição. Isso é feito por meio de conteúdos relevantes e que se baseiam na interação.
O objetivo é fazer com que o usuário volte ao blog outras vezes para consumir os conteúdos sugeridos, além de atravessá-lo pelas etapas do funil de vendas. Mas para alcançar bons resultados, é fundamental se atentar ao CTA.
A chamada para ação (CTA) vai dizer o que o usuário deve fazer, mas além dela, também é importante trabalhar a segmentação, considerando aspectos demográficos e outras informações relevantes.
Criar essas campanhas vale a pena porque elas são mais rápidas, disponibilizam métricas, não interrompem o usuário, são de baixo custo, além de muito fáceis de segmentar e personalizar.
Por isso, este artigo vai mostrar as melhores práticas para segmentar a lista de contatos, como criar conteúdo persuasivo e quais são as métricas e ferramentas que podem ser utilizadas para avaliar o desempenho das campanhas.
Como segmentar a lista de contatos?
Para aproveitar os benefícios do e-mail marketing, primeiro é necessário saber segmentar a lista de contatos e enviar e-mails personalizados que aumentam a relevância e o engajamento. Algumas dicas para fazer isso são:
Segmentação geográfica
Existem várias opções para agrupar os contatos e fazer disparos específicos, considerando as características geográfica do potencial cliente, como:
- País;
- Estado;
- Cidade;
- Região.
É uma segmentação muito importante para que uma clínica possa ser encontrada por pessoas que estejam procurando informações como casa particular de recuperação telefone.
Também é interessante para empresas que atuam em regiões muito extensas ou para aquelas que oferecem produtos e serviços, dependendo da região.
Segmentação por idade
A segmentação por idade ajuda a criar versões diferentes para o mesmo conteúdo ou campanha, de modo a adotar uma linguagem mais próxima do público.
Além disso, para produtos que possuem alguma restrição de idade, como bebidas alcoólicas, é possível excluir pessoas que não estão adequadas à oferta.
Data de aniversário
Essa segmentação é muito interessante para as empresas que querem oferecer ofertas especiais para os aniversariantes.
É uma forma de estar presente em um momento especial e melhorar ainda mais o relacionamento com clientes e potenciais clientes.
Estágio de vida
Um fornecedor de bolo de chocolate festa infantil precisa se comunicar com pessoas que estão interessadas em seu produto para que a comunicação seja eficiente.
Com base nisso, as organizações podem criar conteúdos com base no estágio de vida dos contatos, como pessoas que vão prestar vestibular, pessoas que vão se casar, mulheres grávidas, entre outros.
É uma forma de focar em uma experiência que pode ser compartilhada, e ainda usar frases que vão aumentar o engajamento do público.
Orientação sexual
A orientação sexual é uma segmentação muito praticada pelas empresas atualmente, para agrupar os contatos de acordo com a maneira como se identificam.
A companhia consegue demonstrar respeito ao fazer isso e aumentar a conexão com o público por meio de suas mensagens.
Segmentação por persona
Empresas que possuem mais de uma persona podem agrupar os contatos para personalizar as mensagens, considerando a classificação.
Cada conteúdo será desenvolvido para uma persona específica, destacando de que maneira a marca pode beneficiar o indivíduo.
Como criar conteúdo persuasivo?
Outra coisa muito importante que as empresas precisam saber fazer é criar conteúdo persuasivo e atraente, que seja capaz de conduzir a ação dos destinatários, como interagir com o site ou até mesmo finalizar uma compra.
Antes de fazer isso, uma terceirizada de motorista particular mensal deve prezar pela qualidade do material que vai criar. É necessário pensar no modo como ele será percebido pelos visitantes, por meio de um design responsivo.
Também é importante utilizar títulos criativos, basear as informações em fontes confiáveis e se basear em números e tendências do mercado.
As necessidades do público-alvo devem servir de embasamento para os temas que serão trabalhados. Não tem nada mais desagradável para o leitor do que receber um material que não é de seu interesse.
A marca deve entender quais são as necessidades da audiência, tanto em relação aos conteúdos quanto em relação aos produtos e serviços. Com isso, vai ficar muito mais fácil reter e converter clientes.
Outra coisa muito importante é utilizar a linguagem do público, pois assim o material vai corresponder às expectativas e necessidades das pessoas.
Uma empresa de motoboy terceirizado para delivery que fornece serviços para outras organizações não deve utilizar uma linguagem extremamente informal, mas também não precisa da utilização de termos muito técnicos.
O ideal é que o conteúdo seja fácil de compreender para o público em geral, e uma das melhores formas de fazer isso é por meio do storytelling. Trata-se de uma técnica de contar histórias, por meio de enredo e personagens envolventes.
Essa estratégia é muito benéfica para as organizações porque envolve o público e faz com que as pessoas realmente se interessem pelas informações.
Métricas e ferramentas que podem ser usadas
Existem algumas métricas e ferramentas que podem ser utilizadas para avaliar o desempenho das campanhas, corrigir falhas e aprimorar futuras estratégias de e-mail marketing. Entre elas estão:
Clickthrough Rate
Clickthrough Rate (CTR) é a taxa de cliques, uma das métricas mais importantes para saber se a estratégia está realmente funcionando. Ela vai mensurar a taxa em relação à quantidade de mensagens disparadas pela empresa.
Além de definir os resultados obtidos por um fornecedor de marmitex alumínio retangular 250ml, também mostra um pouco mais sobre os interesses do público em relação a determinados conteúdos.
Para calcular a taxa de cliques, deve-se dividir o total de cliques pelo número de e-mails enviados, considerando, inclusive, múltiplos cliques de um mesmo contato.
Taxa de conversão
A taxa de conversão diz respeito às pessoas que abriram o e-mail, clicaram na chamada para ação, foram direcionadas para a landing page e concluíram a ação pretendida.
Diferentemente das outras métricas, precisa estar integrada a outras plataformas, como no caso do Google Analytics, para medir a origem das conversões. O intuito é saber se elas são provenientes do e-mail marketing ou de outros acessos.
Se a taxa de conversão estiver baixa, pode ser que a base de e-mails não seja coerente com o público, que a estratégia não seja compatível com a expectativa dos leitores ou que eles estejam sendo direcionados para uma página que não é otimizada para conversão.
Taxa de rejeição
Um fabricante de púlpito acrílico quadrangular precisa calcular a taxa de rejeição para monitorar o número de e-mails que não chegaram até os usuários.
Isso pode acontecer se a caixa de entrada estiver cheia, se o e-mail for digitado incorretamente ou se a conta estiver desativada.
A métrica precisa ser acompanhada diariamente, e caso esteja muito alta, é necessário higienizar a base.
A organização pode utilizar ferramentas que automatizam a limpeza, pois um número alto de rejeições pode prejudicar o negócio ou fazer com que as mensagens sejam classificadas como spam pelo provedor.
Taxa de crescimento da base
Uma casa de repouso para homens deve utilizar essa métrica para analisar o crescimento da base de contatos, excluindo usuários que cancelaram o envio de newsletter e os e-mails rejeitados.
Trata-se, portanto, de algo fundamental para avaliar a abordagem, seja por conta de uma estratégia pouco efetiva, devido a um conteúdo desinteressante ou uma página de conversões que não está conseguindo trazer resultados.
O formulário para o cadastramento do visitante precisa estar visível, além de contar com materiais de qualidade que eduquem os potenciais clientes.
Retorno sobre os investimentos
O retorno sobre os investimentos (ROI) tem como objetivo medir a performance da companhia e das ações executadas. Ou seja, ele mostra se o investimento foi positivo ou não.
Para calcular o retorno sobre os investimentos, uma empresa de extintor deve subtrair o valor investido do ganho e dividir pelo valor do investimento.
Existem ferramentas, como o Google Analytics, que ajudam a calcular o retorno sobre os investimentos e a entender qual é a performance da organização. O processo é muito importante para encontrar novos caminhos e otimizar a estratégia.
Considerações finais
O e-mail marketing é uma das melhores estratégias para estabelecer uma comunicação mais próxima com os clientes e potenciais clientes.
Para aproveitar seus benefícios, é fundamental saber segmentar a lista de contatos e enviar conteúdos personalizados.
A organização só vai conseguir fazer isso se souber criar materiais persuasivos e atraentes que estimulem uma ação prevista, como comprar ou interagir com o site.
Usando as métricas certas, fica mais fácil entender a performance da estratégia e investir em melhorias para obter os melhores resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.