O tema sustentabilidade é importante tanto para quem quer abrir uma empresa quanto para quem já tem um negócio. E embora seja desafiador implementar cadeias de processos sustentáveis, de forma gradual, a sustentabilidade vem ganhando destaque no mundo corporativo.
Promover ações responsáveis, que ajudam a preservar o Meio Ambiente, é uma forma inteligente de investimento para empresas, pois melhora a percepção de valor e aumenta a credibilidade da instituição. E as ações passam por todos os setores, desde a tinta ecosolvente até a mudanças na cadeia de abastecimento.
Para a prática da sustentabilidade empresarial, é importante que as empresas se atentem ao processo de desenvolvimento e considerem como os seus recursos serão geridos e também o contexto local e ambiental, para encontrar soluções econômicas e sociais condizentes com a sua realidade.
6 práticas de sustentabilidade empresarial
Embora tenha surgido no contexto ambiental, a palavra “sustentabilidade” não está ligada apenas a essas questões, mas funciona como um sistema que engloba 3 princípios: as pessoas, o planeta e o lucro (people, planet e profit) — os 3 Ps da sustentabilidade. A seguir, veja algumas ações práticas que empresas ao redor do mundo adotaram.
Cadeia de fornecedores mais consciente
Na era digital, a percepção do cliente sobre as marcas mudou, e muitos buscam empresas que se preocupem com o Meio Ambiente. Assim, escolher bem os fornecedores é importante para que a estratégia esteja alinhada à imagem e aos valores que a organização quer passar.
Os fornecedores também precisam adotar práticas sustentáveis, econômicas e socialmente aceitáveis. Além disso, é importante que essa empresa não esteja envolvida em problemas e escândalos, pois o cliente está cada vez mais consciente acerca do seu consumo.
Automatizar os processos e evitar o uso de papel
Com a tecnologia atual, os programas disponíveis e os sistemas de armazenamento em nuvem, é possível diminuir o uso do papel e contribuir para a diminuição da emissão de gases do efeito estufa. Além disso, a empresa pode optar pelo uso de papel reciclado nos casos em que é estritamente necessário.
Estimular o transporte coletivo ou sustentável
A empresa que atua no presencial pode disponibilizar aos colaboradores um transporte coletivo próprio, para buscá-los em pontos específicos e diminuir a quantidade de carros e motos nas vias públicas, o que contribui para a atenuação da liberação de gases poluentes.
Outras opções, caso a empresa não tenha verba para arcar com esses custos, é incentivar um programa de carona entre os colegas de trabalho que moram mais perto e também o uso de transporte sustentável, como a bicicleta, principalmente se a cidade tiver ciclovias.
Ter transparência com os funcionários
Ter uma comunicação efetiva e transparente com os funcionários ou público interno pode ajudar a melhorar o clima organizacional e a promover uma cultura de colaboração, até mesmo incentivando que eles se tornem promotores da marca. Essa prática também ajuda a aumentar a produtividade dos funcionários, gerando mais lucro para a empresa.
Certificação ISO 14001
A ISO 14001 atribui às empresas um guia com orientações e requisitos para a implementação de um Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que demonstrará que a organização incorpora políticas ambientais em suas estratégias e metas organizacionais.
Além de ser um diferencial em processos licitatórios, ela também estimula negócios comerciais e ajuda no reconhecimento global da empresa. Ainda, ela gera mais aceitação por parte dos consumidores.
Usar equipamentos ecoeficientes e desligá-los após o expediente
Aqueles equipamentos mais antigos acabam consumindo mais energia. Por isso, é importante fazer a troca para os que são mais recentes e possuem selo de consumo A, o que ajuda bastante o Meio Ambiente.
Outro ponto relevante é desligar os aparelhos da tomada, como computador e eletrodomésticos, a fim de reduzir o consumo de energia elétrica da empresa. Isso porque, mesmo em stand by, eles consomem uma quantidade significativa de energia.