SEO é uma sigla para Search Engine Optimization, uma estratégia fundamental no mundo digital para otimizar a visibilidade e a classificação de um site nos motores de busca, como Google, Bing e Yahoo.
Ele envolve um conjunto de técnicas e práticas que melhoram a qualidade e a relevância do conteúdo de um site, bem como sua estrutura técnica, para que seja melhor compreendido e classificado pelos buscadores.
Essas plataformas são fundamentais na experiência online dos usuários, uma vez que a maioria das buscas na internet começa com uma consulta em um mecanismo de busca.
Se o site for otimizado para SEO, é bem provável que apareça nas primeiras posições dos resultados de busca orgânica, aumentando a visibilidade e a probabilidade de atrair visitantes qualificados.
As práticas de SEO incluem a pesquisa de palavras-chave relevantes, utilização de conteúdo, melhorias na estrutura do site, criação de links internos e externos, entre outras ações.
Deve ser encarado pelas organizações como uma disciplina em constante evolução por conta das mudanças nos algoritmos dos buscadores e nas preferências dos usuários, por isso, este artigo trará alguns esclarecimentos.
Ele vai mostrar quais são os elementos-chave de uma estratégia de palavra-chave bem-sucedida, como otimizar elementos on-page e quais são os princípios básicos para construir links.
Como trabalhar palavras-chave?
Para que a estratégia de palavras-chave seja bem-sucedida, é necessário trabalhar alguns elementos que vão desenvolver a ação. São eles:
- Pesquisa de palavra-chave;
- Relevância;
- Volume de pesquisa;
- Competição;
- Intenção do usuário;
- Localização geográfica;
- Monitoramento.
A primeira coisa a ser feita é realizar uma pesquisa minuciosa de palavras-chave relevantes para o negócio e seu nicho de atuação.
Uma companhia que trabalha com perfil meia cana deve identificar termos e frases que os usuários vão usar para procurar seus produtos e informações relacionadas ao negócio.
As palavras escolhidas precisam ser diretamente relevantes para o conteúdo do site, assim sendo, é indispensável se certificar de que estão relacionadas aos produtos e serviços oferecidos.
A organização também pode avaliar o volume de pesquisa de cada palavra, depois mostra quantas vezes o termo é pesquisado nos motores de busca. O ideal é escolher aquele que tenha um volume de pesquisa significativo para atrair tráfego.
Também é necessário analisar a concorrência das palavras-chave, pois aquelas que são extremamente concorrentes podem ser difíceis de ranquear, principalmente em sites novos. Deve haver um equilíbrio entre palavras-chave competitivas e de cauda longa.
A companhia precisa considerar a intenção do usuário por trás dos termos, pois algumas palavras indicam uma intenção de compra, enquanto outras são usadas para pesquisar informações.
De modo geral, é necessário adaptar o conteúdo de acordo com a intenção do usuário. Se uma entidade especializada em decoração de gesso para sala atende um público local, é interessante incluir palavras geográficas, como nomes de cidades e bairros.
É crucial monitorar o desempenho das palavras-chave regularmente e fazer os ajustes toda vez que for necessário. Isso é crucial porque as tendências de pesquisa e a concorrência podem mudar ao longo do tempo.
Como otimizar elementos on-page?
A utilização de elementos on-page, como títulos, meta descrição e estrutura de URL é muito importante para maximizar a relevância do conteúdo de uma página para os buscadores e os próprios visitantes. Algumas dicas de otimização são:
Título da página
O título da página precisa receber a palavra-chave principal, preferencialmente no início, além do mais, deve-se manter o título conciso e informativo, utilizando cerca de 50 a 60 caracteres para garantir que seja exibido corretamente nos resultados de pesquisa.
Outro ponto importante é criar títulos atraentes que incentivam os visitantes a clicarem no link e aumentar a competitividade do negócio na internet.
Meta descrição
É necessário escrever uma meta descrição clara e concisa, capaz de resumir o conteúdo da página. Ela precisa de palavras-chave relevantes, mas sem excessos.
Um negócio que comercializa cortina para cozinha sob medida deve tentar manter a meta descrição com cerca de 150 a 160 caracteres para evitar a trucagem nos resultados de busca.
Outra dica importante é fazer a meta descrição cativante para que consiga atrair cliques dos usuários.
Estrutura de URL
É muito importante criar URLs descritivas e amigáveis para os usuários, evitando que sejam muito longas, complexas e cheias de números e símbolos.
A palavra-chave também deve estar presente na estrutura, seguindo uma hierarquia de informações da página.
Outro ponto é evitar o uso de caracteres especiais, letras maiúsculas excessivas ou espaços em branco na URL.
Cabeçalho
Ao longo do conteúdo, deve-se usar cabeçalho HTML, sendo H1, H2, H3 e assim por diante, pois isso organiza o material da página e consegue destacar seções importantes.
Os termos escolhidos precisam estar presentes nos cabeçalhos, quando for apropriado, pois isso vai trazer mais relevância para o conteúdo.
Texto âncora
Se uma companhia que produz estação de trabalho 3 lugares for criar links internos ou externos, precisa usar texto âncora descritivo que indique claramente o conteúdo vinculado.
É interessante evitar textos genéricos, como “clique aqui”, além de ser necessário usar as palavras-chave, caso pareçam naturais no contexto.
Imagens e atributos ALT
Ao adicionar imagens, é primordial fornecer descrições criativas nos atributos ALT, incluindo os termos principais escolhidos, caso seja apropriado.
Não se deve esquecer de otimizar o tamanho das imagens para evitar tempos de carregamento lentos que vão prejudicar a experiência do usuário.
Princípios básicos da construção de links
Construir links em uma estratégia é fundamental dentro do SEO e é capaz de aumentar a autoridade do site. Contudo, os negócios precisam seguir abordagens éticas e eficazes para que essa construção não prejudique a reputação do site.
Para um empreendimento que distribui pedra de polir metal , a melhor forma de fazer isso é seguindo alguns princípios básicos da construção de links.
Um deles é produzir conteúdo de qualidade e informativo que as pessoas queiram naturalmente vincular suas páginas. Materiais valiosos são a base para atrair links de forma orgânica.
Mais uma vez, é válido ressaltar a relevância da pesquisa de palavras-chave, pois só assim a marca vai encontrar termos relevantes para seu conteúdo. Isso também vai direcionar melhor a estratégia de construção de links.
Uma das melhores práticas nesse site reconhecido como link building interno, ou seja, o proprietário do site vai construir links internos, vinculando páginas relacionadas dentro de seu próprio site.
Essa ação é muito útil para distribuir a autoridade com mais eficácia, mas também é possível recorrer à pesquisa de sites de autoridade. Deve-se identificar sites de autoridade e confiança no nicho de atuação que podem se interessar em vincular ao conteúdo.
Sendo assim, uma marca de spray lubrificante alimentício também pode entrar em contato com os proprietários desses sites de maneira personalizada e educada, para explicar por que o conteúdo é valioso e como pode beneficiá-los.
A entidade pode escrever artigos de convidado em sites respeitáveis e relevantes, e incluir links para seu site quando for apropriado. Também é necessário se certificar de que os artigos são de alta qualidade e oferecem valor para os leitores.
Outra boa estratégia é criar recursos úteis, como guias, infográficos ou ferramentas que outras plataformas podem achar valiosos para vincular.
Independentemente da estratégia adotada, é crucial fazer o monitoramento e a manutenção para manter a qualidade do perfil de backlinks.
Se uma empresa que faz limpeza escadas condomínio identificar qualquer um que seja tóxico ou quebrado, deve corrigir ou remover.
No que tange às abordagens éticas e eficazes, o principal conselho é evitar a compra de links, pois se trata de uma prática não ética que pode resultar em penalidades nos motores de busca. Ao invés disso, a empresa deve se concentrar em conquistar links organicamente.
Deve-se evitar táticas de construção de links de spam. como preenchimento de comentários com links ou criação de redes de links privados, pois isso também pode prejudicar seriamente a classificação.
Se a organização estiver criando parcerias com outros sites ou receber algo em troca de um link, deve ser transparente em relação a isso, como no caso de um artigo de convidado.
Portanto, um estabelecimento que oferece curso para piscineiro também pode variar o texto âncora (parte clicável do link) para evitar que ele pareça manipulativo. É válido usar variações naturais, incluindo nomes de marca, URLs e frases descritivas.
Considerações finais
Uma estratégia de palavras-chave bem executada consegue melhorar a classificação nos mecanismos de busca e atrair tráfego qualificado para o site.
O negócio só precisa fazer a combinação de pesquisa cuidadosa de palavras-chave, otimizar conteúdo e tornar as práticas de SEO mais eficazes.
Não existem ações melhores para impulsionar o sucesso online da companhia e sem ter que gastar com estratégias orgânicas.
Embasar as ações de SEO por meio de palavras-chave bem escolhidas é a melhor coisa para potencializar a presença da companhia na internet.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.