A conquista e atração de novos consumidores é um dos maiores objetivos de qualquer negócio, afinal isso é determinante para o sucesso e expansão da marca. E com o consultório odontológico não é diferente.
No entanto, como muitos empresários desse segmento são os próprios dentistas, esses profissionais o fazem sem ter muita experiência com as estratégias de administração de negócios e com as práticas que devem ser empregadas para fazê-lo.
Contudo, com o grande número de profissionais atuantes no mercado odontológico, saber efetuar uma boa gestão empresarial e uma captação ou fidelização adequada dos pacientes, pode ser crucial para a sobrevivência da instituição e para a viabilização de possíveis expansões.
Por isso, é muito importante estar atento a todas as técnicas disponíveis, que irão viabilizar o aumento do número de pacientes do seu consultório e a consolidação da sua instituição médica perante as demais concorrências.
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Importância do Marketing Digital para as clínicas odontológicas
Assim como nos negócios dos mais variados segmentos e portes, o investimento no marketing digital tem se tornado uma grande prioridade nas ações institucionais.
Isso porque, a introdução dessas atividades publicitárias, no dia a dia das empresas, é um valioso auxílio para a otimização do atendimento e para a atração de um público mais nichado, que possui as características ideais para a conversão.
E essas técnicas são especialmente interessantes para as clínicas odontológicas. Afinal, elas promovem a:
- Construção da imagem pública da empresa;
- Melhora da comunicação entre a instituição e os pacientes;
- Expansão da carteira de clientes;
- Possibilita a fidelização dos consumidores;
- Realização de um atendimento mais personalizado e pessoal.
Isso porque, a tecnologia e os canais digitais tornam possível a colocação dos pacientes no centro de todas as ações de marketing, viabilizando o conhecimento de suas necessidades e desejos,.
Além disso, auxilia na compreensão sobre todos os pontos que devem ser melhorados no atendimento odontológico.
Assim se torna mais possível a realização de campanhas mais assertivas que atraiam um público ideal – como os pacientes que utilizam o plano dental para empresa, por exemplo – e aumenta a rentabilidade do negócio.
4 maneiras de atrair novos clientes
Infelizmente não existe uma receita exata para o sucesso na utilização das estratégias de marketing digital, especialmente para os consultórios odontológicos.
Afinal, as ações ideais vão depender das particularidades de cada negócio e, claro, das limitações impostas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).
Por isso, é fundamental conhecer o máximo possível sobre as táticas disponíveis e como essas ações podem ser adaptadas para as necessidades do seu negócio.
No entanto, existem algumas estratégias que são recorridas com frequência entre as clínicas dentárias, que são:
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Conheça o seu público alvo
O público alvo do seu segmento de atuação irá depender completamente dos tipos de serviços disponibilizados pela sua clínica.
Por exemplo, os pacientes que utilizam o plano odontologico pme normalmente estão em busca da manutenção da saúde e integridade bucal, ao invés dos tratamentos estéticos.
Por isso, é crucial compreender a fundo sobre quais são as características dos pacientes atendidos pela sua área de atuação, quais são seus hábitos e necessidades, qual linguagem deve ser adotada nas ações publicitárias para chamar sua atenção e onde encontrá-los.
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Marketing de Conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das principais ações dedicadas à atração de novos pacientes, à construção da imagem da marca, à estabilização no mercado de atuação e à construção da noção de especialidade no setor.
E isso se dá porque, através da confecção de materiais qualificados, informativos e úteis, os consultórios podem ajudar a informar o público sobre o setor de atuação, sobre os procedimentos realizados e até quanto aos benefícios de investir em um plano odontologico para cnpj.
Assim, por meio de postagens em blogs e sites institucionais, você pode divulgar a sua empresa e ainda promover a expertise dos profissionais atuantes nela.
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SEO
É praticamente impossível falar de Marketing Digital sem mencionar as ações de SEO. Ele é um conjunto de ações que otimiza a configuração das postagens online, fazendo com que as plataformas de busca ranqueiem o seu conteúdo com mais relevância.
Desta forma, quando o paciente procurar por palavras-chaves específicas, como “plano dental para mei”, elas serão direcionadas para os artigos publicados no seu site e consequentemente à sua clínica.
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E-mail Marketing e redes sociais
Outra forma de atrair os pacientes é através do oferecimento de múltiplos canais de comunicação, que permitam o esclarecimento de dúvidas, o conhecimento mais aprofundado sobre os tratamentos disponibilizados e as melhores maneiras de solucionar as suas necessidades.
Por isso, investir no atendimento via e-mail ou redes sociais, simplifica o acesso aos médicos e aos serviços odontológicos, tornando os pacientes mais suscetíveis a prosseguir com o tratamento dentário no seu consultório.
Além disso, esses canais possibilitam o encaminhamento de conteúdos mais personalizados – como “as vantagens de obter um plano odonto pme” –, que oferecem os conteúdos que tenham o melhor retorno para a clínica, ao atingir um público com o perfil mais voltado para este determinado tipo de produto ou serviço.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.