Se você está atrás das melhores práticas para marketing omnichannel em 2022, com certeza você está no lugar certo.
Nesta lista você vai aprender todas 5 principais práticas do marketing digital utilizadas pelas maiores agências de marketing do Brasil para realmente dominar o marketing digital.
Aqui estão cinco práticas recomendadas para ajudá-lo a vencer no marketing digital em 2020:
- Torne-se omnichannel
Organizações bem-sucedidas adotaram a abordagem de marketing omnichannel para orientar seus clientes potenciais pelo funil.
O marketing omnicanal é uma forma evoluída de marketing multicanal que ajuda você a fornecer uma experiência de compra holística aos seus compradores. Trata-se de entregar a mensagem certa na hora certa no canal de marketing certo.
Ser omnichannel significa entregar uma experiência consistente em toda a jornada do comprador. Isso significa que sua estratégia deve girar em torno do cliente e não de canais específicos.
Para construir uma estratégia omnichannel , crie uma voz de marca consistente em diferentes canais. Uma estratégia de marketing omnichannel coesa deve levar em consideração todos os canais de marketing digital e mapear sua utilidade em cada etapa da jornada do comprador e trabalhar nas mensagens de acordo.
Exemplo: a Starbucks é conhecida por aproveitar a mídia digital para melhorar a experiência do cliente (CX). Nesse caso específico, o aplicativo da Starbucks permite que os usuários encontrem lojas, façam pedidos pelo aplicativo, paguem usando o telefone, rastreiem Stars e Rewards.
Os usuários também ganham pontos de recompensa por fazer pedidos pelo telefone e com sua colaboração com o Spotify , os usuários também podem identificar as músicas que estão tocando em suas lojas.
- Aproveitar a IA no Marketing Digital
IA e ML permitiram que os profissionais de marketing alcançassem seu público-alvo com precisão como nunca antes. Usando aplicativos baseados em IA e ML, você pode se conectar com seus compradores das seguintes maneiras:
- IA de conversação: IA de conversação, como assistentes digitais e chatbots , tornaram-se onipresentes para se comunicar com clientes em potencial e clientes. Eles são capazes de fornecer conteúdo, reunir os requisitos do cliente, fornecer suporte ao cliente, ajudar os clientes a comprar um item ou fazer uma reserva e mantê-los atualizados sobre seus pedidos.
Por exemplo, o Wall Street Journal criou um chatbot do Facebook Messenger para entregar conteúdo diretamente nas caixas de entrada dos assinantes
- Personalização: o sucesso do marketing omnichannel depende de quão bem você personaliza o CX, e a IA pode ajudá-lo a fazer isso. As ferramentas baseadas em IA são capazes de entender e prever o comportamento do usuário. Isso pode ajudá-lo ainda mais a oferecer uma experiência personalizada criando segmentos de usuários que compartilham características semelhantes.
- Não ignore o e-mail
O e-mail marketing ainda é um potente canal de marketing digital. Se você tem uma base de assinantes considerável, pode comunicar uma mensagem aos seus assinantes sem gastar um centavo!
Você pode usar o email marketing para enviar campanhas de gotejamento, integrar novos usuários/clientes/assinantes, promover novos conteúdos, oferecer descontos e ofertas exclusivas, solicitar feedback por meio de pesquisas e assim por diante.
Para iniciativas de marketing por e-mail bem-sucedidas em 2020, use conteúdo interativo e gerado pelo usuário para gerar engajamento, manter seus e-mails compatíveis com dispositivos móveis e criar uma comunidade de e-mail exclusiva que pode atuar como sua tribo.
- Ênfase no marketing de vídeo
De acordo com a pesquisa State of Video Marketing 2020 da Wyzowl , 85% das empresas usam o vídeo como ferramenta de marketing. As pessoas preferem vídeos porque facilitam a compreensão das informações e são um meio eficaz para contar histórias.
Use vídeos em suas iniciativas de marketing de conteúdo para aumentar o engajamento e ampliar seu alcance. Uma ótima maneira de conseguir isso é criar vídeos em diversos formatos.
Por exemplo, a maioria das plataformas de mídia social permite que você coloque conteúdo de vídeo efêmero/de curta duração. Portanto, enquanto você cria conteúdo de vídeo padrão, experimente vídeos efêmeros, verticais e ao vivo para ver o que gera engajamento a mais e foque nisto.
Exemplo: Uma empresa de games consegue passar uma visão de como está o jogo através de um vídeo e com isso aumentar o “hype” entre gamers.
- Crie uma experiência de conteúdo coesa
Além de executar campanhas publicitárias digitais contínuas e outras atividades, a criação de experiências de conteúdo coesas pode ajudá-lo a chamar a atenção para sua marca. Criar experiências de conteúdo coesas significa diversificar seus esforços de marketing de conteúdo.
Crie conteúdo em tantos formatos quanto você puder. Mergulhe em texto, podcasts , infográficos, vídeos, conteúdo fechado e assim por diante.
Cada peça de conteúdo que você cria deve apoiar uma à outra, e é aí que o redirecionamento de conteúdo entra em cena.
Você pode turbinar a estratégia de marketing de conteúdo apoiando-a com uma estratégia de distribuição inteligente. Se você escreveu uma postagem de blog de 2.000 palavras , converta-a em um infográfico , crie um episódio de podcast e grave um vídeo no quadro branco.
Ao fazer isso, você está diversificando sua presença em diferentes plataformas e criando conteúdo de acordo com a conveniência do usuário.
Exemplo: Leadpages criou uma estratégia de experiência de conteúdo coesa que abrange vários formatos de conteúdo.