Copywriting para mídias sociais é uma parte essencial de sua estratégia abrangente de marketing digital. Além do visual do produto, vídeo, design gráfico e estética da marca, a cópia é o que leva seus seguidores à ação.
Esteja você construindo sua lista de e-mail, direcionando seus seguidores para seu site, aumentando o engajamento ou vendendo um produto ou serviço, sua copywriting é o que moverá os usuários ao longo da jornada do cliente.
Quer saber como alavancar melhor seus direitos autorais para mídias sociais? Aqui estão algumas dicas para você ir.
1. Lidere com a ideia principal… ou um teaser convincente.
Quando você considera copywriting para mídias sociais, o nome do jogo é colocar sua ideia principal na frente de seus seguidores. Eles estão ocupados rolando, então você precisará chamar a atenção deles. Em alguns casos, um teaser forte e convincente faz o truque – mas muitas vezes você precisará começar com o lede na frente.
Ajuste sua cópia de acordo com a plataforma e o formato em que você a publicará. Algumas plataformas, como Facebook e Instagram, permitem legendas bastante longas.
Outros, como o Twitter, exigem uma cópia mais curta. (Se você está se perguntando sobre os limites de contagem de caracteres em cada plataforma de mídia social, aqui está um guia .)
Dê uma olhada em como suas postagens serão estruturadas, quais linhas de texto seus leitores verão primeiro e quanto espaço você tem que espremer em sua ideia principal antes que um seguidor tenha que clicar na postagem.
Considere o que seu público verá primeiro: uma ou duas linhas padrão de texto antes do corte? Um título de anúncio?
Antecipar a estrutura do seu post ajudará você a construir o texto mais atraente para o seu público. Se apropriado, você pode decidir colocar sua cópia em destaque em uma imagem ou em um vídeo e usar sua legenda para chamar a atenção e apoiá-la.
Aqui está um ótimo exemplo da conta do Twitter da Apple. A legenda leva à ideia principal e o link anexado baseia-se na ideia de que trabalhar em uma máquina Mac é bom para equipes de negócios de todos os tamanhos.
2. Faça perguntas abertas.
Fazer perguntas em seu copywriting para mídias sociais é uma ótima maneira de envolver seus seguidores
com suas postagens. Faça-lhes perguntas que eles ficarão animados em responder.
As pessoas gostam de compartilhar suas experiências e as coisas que amam, então considere incorporar essas perguntas à medida que elas se relacionam à sua marca.
Dê uma olhada em como a Iron and Ink Designs liderou com uma pergunta no post a seguir. “Velas livrescas” são populares na comunidade do Bookstagram, então é uma pergunta que certamente vai gerar um bom engajamento.
Alternativamente, você pode perguntar aos seus seguidores o que eles querem saber sobre você ou sua marca (dentro das restrições apropriadas, é claro).
Certifique-se de responder às suas respostas quando possível. Se você tiver uma equipe, delegue o envolvimento a um membro da equipe para garantir que você esteja de olho na seção de comentários.
3. Evocar emoção.
Dependendo da sua marca e do seu público, você desejará evocar emoções específicas por meio de seus direitos autorais para mídias sociais.
As emoções que você deseja despertar geralmente dependem do tipo de experiência que você deseja que seus seguidores tenham quando encontrarem sua marca. Você pretende entreter, inspirar ou afetar profundamente seu público?
Considere o resultado desejado antes de escrever sua cópia. Foi o que a Mixtus Media fez no seguinte post do Instagram.
A agência é especializada em marketing de livros para autores e eles compartilharam este post inspirador (com curadoria) para escritores que estão trabalhando para encontrar um agente ou contrato de publicação, mas encontram dificuldades.
Observe também que eles garantiram que a ideia principal aparecesse para os leitores antes da quebra de linha.
4. Incorpore Hashtags.
Em certas plataformas de mídia social, as hashtags ajudam a atrair mais atenção para o seu conteúdo. Em particular, Instagram e Twitter utilizam hashtags para maior alcance.
Ajuste sua estratégia de hashtag dependendo de qual plataforma você está usando. Por exemplo, o Instagram permite que os usuários incorporem até 30 hashtags por postagem. As hashtags do Twitter são úteis para acompanhar tópicos e conversas em alta.
Faça uma pesquisa preliminar de hashtag antes de mergulhar para garantir que você esteja acessando hashtags que realmente ajudarão a aumentar o alcance do seu post.
Considere criar hashtags de marca exclusivas para sua empresa, mas pesquise-as primeiro para garantir que ninguém mais as esteja usando. Hashtags personalizadas específicas para lançamentos de produtos ou marketing sazonal podem ajudar a colocar seu conteúdo de mídia social na frente de mais pessoas.
5. Publique uma mistura de cópia de vendas, conteúdo selecionado e conteúdo envolvente.
Copywriting para mídias sociais deve servir a uma variedade de propósitos. Por exemplo, você não quer postar os mesmos tipos de conteúdo, no mesmo ritmo, o tempo todo.
Não tenha medo de agitar as coisas compartilhando conteúdo envolvente, conteúdo com curadoria (que inclui seus insights!) e um pouco de cópia de vendas também.
Se você vende produtos ou serviços, algumas postagens devem ser postagens de vendas diretas que direcionam seus seguidores para sua oferta.
Outras postagens devem ser seu próprio conteúdo ou conteúdo selecionado, destinado a educar ou envolver seu público-alvo.
Inclua chamadas para ação (CTA) claras em cada postagem, não importa qual seja o objetivo final – se você deseja que o usuário clique em um artigo ou em uma página de produto.
Os gurus de marketing Andrew e Pete fazem um excelente trabalho ao envolver seu público por meio de conteúdo e conteúdo divertidos e energéticos. Confira este post direcionando seus seguidores para o último episódio do podcast:
Os caras prendem sua atenção desde o início, com uma introdução viciante e cheia de suspense que se transforma em empatia (“Nós sentimos sua dor!”), então mostra os benefícios do próximo episódio.
Por fim, eles compartilham os resultados exatos que você pode esperar, juntamente com um CTA claro.
6. Seja conversacional.
Na maioria das vezes, o copywriting para mídias sociais não deve ser muito formal. O principal objetivo das mídias sociais é conectar-se com outros seres humanos em um ambiente digital.
Lembre-se de que você está tendo uma conversa, então busque copywritings que pareçam amigáveis, relacionáveis e informativas.
Dê uma olhada neste post no Facebook da consultora de negócios e liderança Amber Hurdle. Ela lidera com um tópico contundente e emocional com o qual todos podem se relacionar: vergonha.
Em seguida, ela desenvolve maneiras de superar isso, criando um espaço seguro para seus seguidores compartilharem suas experiências. Novamente, aqui está um ótimo exemplo de uma postagem que leva à ideia principal antes de construí-la.
Ao construir esse relacionamento com seu público, lembre-se da voz da sua marca. Seu tom exato pode variar de casual e conciso a um pouco mais profissional, dependendo da sua marca.
A ideia principal é permanecer aberto e acessível, porque seu objetivo final aqui é se conectar com seus seguidores e criar confiança.
7. Mantenha uma plataforma cruzada de voz consistente.
Manter a voz da sua marca consistente em todas as plataformas é essencial para construir uma forte presença online. Uma experiência de marca consistente vai além de gráficos e recursos visuais, até o seu copywriting para mídias sociais.
Eu gosto de pensar em copywriting de voz de marca como “permanecer no personagem”, assim como uma atriz precisa manter um desempenho ininterrupto e consistente como quem ela está interpretando.
Se você está lutando para acertar a voz da marca, reserve alguns minutos para se familiarizar novamente com sua voz estabelecida e o “caráter” de sua marca.
Audite suas plataformas de tempos em tempos para garantir que você esteja fornecendo essa entrega consistente.
Empacotando
Agora você está pronto para compartilhar alguns direitos autorais estelares para mídias sociais. Para recapitular rapidamente, vamos rever as dicas:
- Mantenha a ideia principal (ou um teaser convincente) na frente e no centro.
- Faça perguntas abertas que seus seguidores gostarão de responder.
- Evoque emoção em seu copywriting (que se encaixa na voz da sua marca, é claro).
- Use hashtags em sua cópia para um alcance mais amplo.
- Misture tudo com conteúdo original, com curadoria e de vendas envolvente.
- Mantenha-se conversador e acessível. Afinal, são as redes sociais!
- Mantenha a voz da sua marca consistente, independentemente da plataforma em que você está postando.
Você tem alguma dica de copywriting para mídias sociais que gostaria de compartilhar? Deixe-nos um comentário abaixo e deixe-nos saber!