Para alcançar o sucesso existem dois pontos chave que devem ser levados em consideração: constância e padronização. É necessário ter uma rotina e implementar uma forma de agir e pensar dentro do nosso cotidiano, isso vale tanto na parte pessoal quanto também na profissional, inclusive para as empresas.
Uma corporação deve ser acima de tudo organizada, ter o seu próprio ritmo e contar com um conjunto de ações e padrões que ditam o seu funcionamento, não adianta copiar a execução de um outro empreendimento, ou até mesmo tentar fazer tudo sem um planejamento, acredite, isso não vai dar certo! Se você quer alcançar o sucesso de fato é preciso ser organizado, dividir suas tarefas e saber exatamente como executar cada passo que você vai dar.
Ter um empreendimento organizado significa eliminar gargalos, aprimorar a sua eficiência, aumentar a produtividade e otimizar o desempenho profissional do seu negócio, isso auxilia a otimização da sua empresa como se tivesse adicionado um tubo de cobre para gás para reforçar o seu desempenho.
No texto de hoje, iremos mostrar mais sobre a importância da cultura organizacional para o desempenho das empresas, o seu impacto, e como esse fator pode ser determinante para o sucesso de um empreendimento e a evolução de uma corporação, bora conferir? Então vamos lá!
O que é a cultura organizacional?
Muitas pessoas encaram a cultura organizacional como uma estratégia ou como uma simples ação, mas ela vai muito além disso, na realidade, esse é um conceito que reúne um conjunto de hábitos, crenças, valores e comportamentos que devem ser compartilhados dentro da empresa, estabelecendo uma padronização e uma forma de como levar a rotina empresarial.
Em suma, podemos dizer que a cultura organizacional está vinculada ao desenvolvimento de uma identidade empresarial, reunindo um conjunto de fatores que, unificados, definem como serão executados os processos, as relações e como irá funcionar a rotina dentro de uma empresa.
Ela define e padroniza o modo de pensar e agir de todos os colaboradores e setores empresariais, com um único propósito: a organização, sendo assim, ela atua como um verdadeiro guia comportamental, que auxilia na execução dos processos tanto internos quanto externos.
A cultura organizacional costuma começar com os pensamentos e princípios dos fundadores da empresa, mas com o passar dos anos, novos pensamentos vão se moldando ao redor dela, com a interação entre os colaboradores e a gestão dos processos, no final, tudo é unificado, e a visão sobre a empresa vai se alterando como se estivesse usando uma medição tridimensional, compactando pensamentos e criando uma cultura organizacional cada vez mais fortificada.
Qual a importância de adotar a cultura organizacional?
Logo no começo do texto nós citamos dois pontos para o sucesso, a constância e a padronização, e é impossível manter esses dois fatores sem ter uma empresa organizada e com uma rotina pré-estabelecida.
A cultura organizacional é a chave para que todos os processos de uma empresa funcionem de maneira eficiente, sem gargalos, problemas ou dificuldades, esse conceito ajuda a trazer efetividade e mais do que isso, estabelece justamente uma rotina constante e padronizada dentro da sua empresa.
Com esse conceito, é possível entender melhor o funcionamento de todos os processos empresariais, criando um planejamento estratégico, uma rotina efetiva e até mesmo trazer uma identidade para a empresa.
Uma corporação que não adota sua própria cultura organizacional pode cair no ostracismo sem ter nenhum tipo de diferencial, com problemas processuais, gargalos na gestão, colaboradores perdidos e clientes insatisfeitos.
Quais os benefícios da cultura organizacional na empresa?
Como vimos acima, a cultura organizacional funciona como uma verdadeira Etiqueta de Segurança dentro de qualquer empresa, e os seus benefícios são diversificados e extremamente amplos, a começar pela própria rotina de trabalho, onde os colaboradores conseguem seguir um fluxo processual alinhado, aumentando a produtividade e até mesmo reduzindo o desgaste físico e psicológico por já ter algo bem definido.
Além da aceleração e efetivação dos processos, a qualidade também aumenta, trazendo mais eficiência produtiva com resultados cada vez mais rápidos e surpreendentes, a satisfação é outro ponto bem explorado, tanto interno com os colaboradores tendo seus processos funcionando de forma otimizada quanto externo com clientes cada vez mais satisfeitos com o seu consumo.
A equipe se sente muito mais integrada, engajada e participativa, se envolvendo no meio de todo o fluxo, tendo voz ativa nas tomadas de decisão e sendo muito mais colaborativa.
Por fim, a cultura organizacional ainda elimina diversos problemas, com uma organização alinhada, não existem mais gargalos operacionais, problemas processuais, a gestão também melhora, assim como a redução de gastos, a tomada de decisão mais assertiva e a anulação de alguns problemas cruciais.
O que é preciso para aplicar esse conceito?
Se você se interessou pela cultura organizacional e quer replicá-la no cotidiano da sua corporação, saiba que essa não será uma tarefa tão simples assim, o primeiro passo que deve ser dado é vinculado ao planejamento.
Procure fazer um diagnóstico do seu negócio e entender melhor sobre ele, separe os pontos críticos, seus objetivos, o funcionamento dos seus processos e anote todas as informações relevantes da sua corporação, na sequência pense em soluções práticas e como é possível criar regras e organizar toda a bagunça que foi encontrada.
É preciso se atentar a cada detalhe, colocar os resultados como prioritários, ser tolerante aos erros e adotar o engajamento da equipe e treinamentos constantes, lembre-se, não é como se estivesse realizando a compra da talha eletrica 1000 kg que basta chegar em uma loja para efetuar a transação.
Aqui estamos falando de mudanças e implementações culturais dentro da sua empresa, ou seja, é preciso ter cuidado, atenção e acima de tudo muita dedicação para que tudo saia conforme o planejado.
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!
Esse artigo foi escrito por Iago Lourenço, criador de conteúdo do Soluções Industriais.