Saber como calcular eNPS (employee Net Promoter Score) é uma forma de compreender como está o nível de satisfação dos profissionais que atuam com a marca e qual é o grau de fidelidade.
Esta é derivada da metodologia de NPS desenvolvida em 2003 por Fred Reichheld, que, por sua vez, tem o foco de compreender sobre a satisfação dos clientes.
Com o qual, ao se ter uma boa compreensão em relação aos profissionais, as chances de que um salão de festa de debutante seja o mais procurado pelo mercado e ganhe relevância cresce consideravelmente, principalmente por ser um foco interno.
Na forma de questionamentos personalizados pela empresa e com o uso de métricas, é fundamental que se tenha um cálculo desse dado para compreender como aprimorar os serviços internos.
Ou seja, quando se tem uma compreensão das formas de implementar e os passos de como calcular, as oportunidades internas e alterações tornam-se mais visíveis, fazendo com que assim, a marca possa ter um bom desenvolvimento.
Quanto maior for o número de informações em torno deste resultado e como agregá-lo positivamente para a empresa, melhores se transformam seus desenvolvimentos, e, com isso, a conquista das metas que foram elaboradas desenvolvem-se melhor.
A importância de calcular eNPS
Compreender como anda o engajamento é algo fundamental dentro de uma empresa, até mesmo para fazer serviços como a manutenção gnv 3 geração ou então saber onde ter um maior investimento para entregar qualidade em níveis elevados.
E, com a ajuda do eNPS, as chances de compreender como funciona o engajamento interno e compreender sobre o futuro da empresa ganham dados mais aprofundados.
Até mesmo na compreensão de como o engajamento pode se transformar de algo elevado para níveis mais baixos, fazendo com que não seja tão volátil ao ponto de prejudicar questões internas do negócio.
Passos para calcular o eNPS
Os cálculos de eNPS dentro de uma empresa de adesivo personalizado começa com alguns passos, que ao serem seguidos e bem realizados, podem ser interpretados como a empresa deseja e ter os resultados voltados para a direção desejada.
1. Escala
Por ser uma escala, é fundamental que se tenha uma compreensão de como os questionamentos enquadram-se dentro dos números apresentados.
E, com essa escala, as chances de que a empresa saiba resultados considerados no vermelho como também os que são considerados mais elevados crescem consideravelmente para ter as mudanças necessárias.
2. Sinceridade dos profissionais
O cálculo também ganha uma maior precisão quando se há uma sinceridade por parte dos profissionais, para que deste modo, a empresa possa ter uma opinião mais assertiva sobre aquilo que busca.
O que faz com que as respostas sejam anônimas, para dar um conforto maior para o profissional e, com isso, é possível auxiliar o direcionamento dos resultados que são desejados.
3. Avaliação
Após todo o processo, chega o momento em que a avaliação deve ser realizada e também, a verificação se há necessidade de periodicidade para que se tenha os resultados que são desejados.
Como interpretar e usar resultados para impulsionar?
A interpretação a partir dos dados que são captados com o cálculo de eNPS acabam destacando três possíveis resultados dos engajamentos que os funcionários possuem, sendo: detratores, neutros e promotores.
Dentro das métricas de 0 a 6 são considerados os detratores, enquanto do 7 a 8 são os considerados neutros. Os promotores, por outro lado, estão dentro da média de 9 a 10.
O que ajuda a empresa a ter uma melhor compreensão de como melhorar e fazer com que o nível de engajamento interno seja elevado ao ponto dos profissionais se considerarem como promotores.
Como implementar o eNPS?
A implementação do eNPS dentro de uma instituição começa com simples passos, pontuam-se estes:
- Comunicação da importância;
- Aplicar a pergunta;
- Análise;
- Tomada de decisões.
A comunicação da importância da métrica é uma das formas de fazer com que a implementação seja positiva, de modo que a aplicação da pergunta também possa ter o efeito que é desejado.
Uma vez que, assim, essas são feitas de acordo e alinhadas com o que é desejado, fazendo com que as análises sejam melhores e aprimoradas para fazer com que a tomada de decisões posteriores sejam assertivas, e, com isso, é possível engajar o profissional.
Considerações finais
Uma empresa não deve apenas medir os índices de venda de máquina de sorvete expresso portátil. Ela deve, também, saber como os profissionais internos estão engajados, e, com isso, é possível ter um direcionamento para melhorar os resultados.
De modo que, ao se ter a compreensão dos profissionais que são promotores e os que não são, busquem-se formas para reverter o índice e fazer com que sejam aliados à conquista da marca de uma maior visibilidade e relevância na segmentação de atuação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.