O Brasil conta com um alto número de usuários dentro da internet, são cerca de 152 milhões de pessoas conectadas na web, o que representa aproximadamente, 81% da população, mas entre essas pessoas, temos uma clara preferência pelo acesso mobile no lugar do tradicional desktop.
Cerca de 99% das pessoas possuem celular aqui no Brasil, e 58% da população acessam a web de forma única e exclusiva através dos dispositivos móveis, seja para pesquisar sobre uma cantoneira de ferro, entrar nas redes sociais ou falar com alguém, o celular acaba sendo a principal ferramenta para grande parte da população nacional.
No meio de toda essa popularidade dos dispositivos móveis, é claro que muitas estratégias acabam sendo voltadas quase que exclusivamente para essas aplicações, inclusive os conceitos de marketing digital.
Presentes em quase todas as empresas, o marketing digital deve ser aplicado também em dispositivos móveis visando justamente o bom desempenho das campanhas e sua aplicação dentro desses aparelhos, mas como fazer isso? Como se adaptar ao futuro e as tendências dos dispositivos móveis dentro do marketing digital?
No texto de hoje nós iremos mostrar como otimizar sua estratégia de marketing digital para a era dos dispositivos móveis de forma eficiente, bora conferir? Então vamos lá!
Implemente um design responsivo
O primeiro passo para otimizar suas estratégias de marketing para os dispositivos móveis é justamente implementar dentro do seu site, um design que seja totalmente responsivo e compacto com esse modelo de aparelho, para isso, é essencial que todos os elementos da sua página respondam e se encaixam bem dentro do dispositivo móvel.
Capriche nas suas escolhas, implemente um design que seja totalmente responsivo, caso já tenha seu site pronto, faça algumas adaptações, se for criar uma página do zero, comece priorizando justamente o design para dispositivos móveis.
Lembre-se que grande parte dos seus acessos serão através de celulares, então seu site deve estar com todos os elementos encaixados e criados especialmente para serem funcionais dentro desses aparelhos.
Pense em elementos que se encaixem nos dispositivos móveis
Sempre que for criar uma estratégia de marketing digital, procure pensar em elementos que se encaixem em dispositivos móveis como na criação de anúncios pagos por exemplo, assim como diferentes câmeras de monitoramento disponibilizam imagens diferentes, aqui cada anúncio é disponibilizado de um jeito, então sempre lembre-se de criar anúncios compactos com os celulares.
Verifique toda a sua formatação, faça testes e garanta que ele seja bem visto por usuários desses aparelhos, também existem outros detalhes que devem ser planejados, como o conteúdo presente dentro do e-mail e até mesmo uma postagem nas redes sociais.
Sempre que for fazer algo, não se esqueça dos dispositivos móveis e até mesmo os coloque como prioridade durante a sua criação, tudo deve estar otimizado, desde o design até o conteúdo.
Use imagens de alta qualidade e com o formato correto
Falando em conteúdo, é preciso ter uma atenção redobrada com as imagens, vídeos e outros arquivos de mídia, vale ressaltar que um tamanho grande pode dificultar o carregamento dentro das páginas móveis, o que pode acabar atrapalhando a experiência do usuário.
Procure usar imagens com alta qualidade mas que tenham o formato correto para mobile, sempre com arquivos comprimidos, tente manter sempre abaixo de 1MB e caso dê mais, procure redimensioná-la para esse tamanho, use apps que te auxiliem nessa redução caso necessário.
Já com os vídeos é preciso ter cuidado com aquilo que é utilizado, o Flash por exemplo, não é compatível com os dispositivos móveis, então exclua do seu portfólio e opte por utilizar outras ferramentas que te ajudem.
Planeje seu texto e suas fontes
Outro ponto de preocupação é em relação ao conteúdo escrito dentro da sua estratégia de marketing digital, também é necessário planejar seus textos e suas fontes, para o título por exemplo, utilize uma chamada curta e de ações fáceis, simplifique seu CTA e seja tão básico quanto a conexão dos cabos elétricos.
Use um botão 44px por 44px para ser bem visto pelo público dos dispositivos móveis sem afetar sua experiência, também reduza o tamanho do título e do subtítulo, tudo para ficar mais acessível o acesso pelo celular.
Por fim, fique de olho nas fontes escolhidas, existem algumas que são ótimas em mobile como a Garamond, Georgia e Baskerville, confira a que se adapta melhor de acordo com seus gostos.
Utilize aplicativos
Se você quer abusar ao máximo da era dos dispositivos móveis nas suas ações de marketing digital, a nossa dica é usufruir dos aplicativos, procure criar o seu próprio app para a sua empresa contendo algo diferente dentro dele.
Caso você não considere viável a criação de um aplicativo, utilize o poder dos apps como forma publicitária, com a adição de banners, anúncios em vídeo e até a chamada publicidade nativa.
Os apps são uma ferramenta forte do mobile, então analise o seu cenário atual e invista nessa ferramenta.
Não se esqueça do SMS marketing
Por fim, outra recomendação é a utilização do que chamamos de SMS marketing, por mais que muitas pessoas pensem que esse tipo de mensagem está falido, na verdade, dentro do marketing essa é uma das ferramentas mais poderosas que existem, tão impactante quanto um grupo gerador de energia.
As taxas de aberturas de SMS variam entre 90% e 99%, 90% das mensagens de SMS são abertas em até 3 minutos, enquanto as taxas de clique podem ser até duas vezes maiores do que nos e-mails.
Ou seja, usufrua dessa e das outras estratégias que o mobile disponibiliza, otimize suas aplicações e aproveite os resultados que esse modelo pode fornecer para a sua empresa.
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