Ter uma boa estratégia digital é fundamental para qualquer tipo de empresa nos dias de hoje, afinal, o marketing pela internet se tornou o ponto de partida para o sucesso de qualquer marca.
As estratégias orgânicas atraem visitas para o site de maneira espontânea, sem que para isso a companhia precise investir em anúncios. Geralmente, as visitas são provenientes de buscadores, como o Google.
O principal propósito do marketing digital é atrair as pessoas, mas se as campanhas não atraem as pessoas certas, dificilmente os resultados serão positivos.
Antes de o marketing digital se tornar o principal meio de comunicação entre empresas e consumidores, as marcas precisam investir em mídias pagas para chamar a atenção do público.
A popularização da internet e o avanço da tecnologia mudou esse cenário e possibilitou que negócios dos mais variados portes e segmentos pudessem se destacar.
Atualmente, é possível atrair visitas para o site sem precisar gastar muito, e isso se dá por meio das estratégias orgânicas. Por essa razão, elas são o principal foco das organizações.
Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o que é estratégia orgânica, citar alguns exemplos e falar sobre seus benefícios.
O que é estratégia orgânica?
Todas as visitas que o site de uma empresa recebe são conhecidas como tráfego. O tráfego orgânico é proveniente de estratégias independentes de anúncios, e o caminho que as pessoas percorrem costuma ser o Google e outros buscadores.
Não se pode dizer que as estratégias orgânicas não têm custos, isso porque é necessário investir tempo e alguma quantia para obter resultados.
Por exemplo, ao criar um conteúdo para o blog, uma empresa de arquitetura precisa dispor de tempo e contratar um redator para esse trabalho. Mas, uma vez que isso é feito, os resultados são permanentes.
Por outro lado, os anúncios só ajudam as empresas a alcançarem seus objetivos enquanto elas investirem nesse tipo de estratégia.
Para entender um pouco mais desse conceito, é fundamental conhecer os tipos de tráfego, que são:
- Pago;
- Direto;
- Social;
- De referência.
As empresas que utilizam o Google Analytics com certeza já viram esses diferentes tráfegos. O tráfego pago atrai visitantes por meio de anúncios que os usuários acessam.
Quanto ao direto, é aquele visitante que acessou a plataforma diretamente, sem precisar procurar nos buscadores ou clicar em um anúncio.
Quanto ao tráfego social, é proveniente das redes sociais, por exemplo, quando a empresa compartilha um conteúdo no Facebook.
Ao clicar nele, o usuário é direcionado para o site institucional ou blog da companhia.
Por fim, temos o tráfego de referência, que é quando o usuário visita o site a partir de outras fontes, que não sejam os mecanismos de busca, a exemplo dos links de referência em outras plataformas.
Para criar uma estratégia orgânica de sucesso, uma empresa de limpeza a vapor automotiva deve investir em algumas estratégias específicas.
Dicas para gerar tráfego orgânico
Sem dúvidas, as estratégias orgânicas são uma excelente oportunidade de fazer uma boa campanha de marketing pela internet, e alguns dos principais exemplos são:
SEO
SEO é uma sigla para Search Engine Optimization ou otimização para sites de busca, em português, e se refere a um conjunto de estratégias que otimizam as páginas do site.
Isto com o simples objetivo de elas apareçam entre os primeiros resultados de pesquisa.
Só que para obter bons resultados com essa prática, é necessário tempo, disciplina e paciência, e para os negócios que nunca investiram nela antes, muita coisa precisa ser mudada.
Entretanto, ao colocar essas estratégias em prática, o site se torna bem-visto pelo Google, e por isso, será bem posicionado nos resultados de pesquisa.
E-mail marketing
Cultivar um bom relacionamento com os visitantes do canal da marca é a melhor maneira de transformá-los em leads, que mais tarde serão convertidos em clientes.
Essa estratégia cultiva o interesse do público pelos conteúdos da empresa, fazendo com que eles passem por todas as etapas da jornada de compra.
Aliás, para um fabricante de cerca elétrica residencial, é muito mais fácil direcionar visitas para o conteúdo por meio dessas mensagens do que pelos anúncios em diferentes plataformas.
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital, e gerar tráfego orgânico só é possível por meio de materiais valiosos e relevantes para a audiência da empresa.
O comportamento do consumidor moderno mudou muito, e uma de suas principais características é o hábito de pesquisar tudo sobre determinado produto ou serviço, antes de comprar.
Só que quando alguém pesquisa, por exemplo, sobre guarda corpo alumínio, não quer saber apenas o preço do produto, mas também dicas para utilizá-lo, suas vantagens, dentre outras informações.
Benefícios das estratégias orgânicas
Investir em marketing orgânico traz muitos benefícios para os negócios, e dentre os que mais se destacam estão:
Mais credibilidade para a marca
As estratégias orgânicas refletem de maneira positiva a imagem da marca, isso porque quando os usuários pesquisam sobre determinado assunto e a empresa aparece entre os primeiros resultados, automaticamente é considerada uma fonte de confiança.
Dessa maneira, a empresa comprova a sua autoridade no assunto e seus produtos e serviços ganham mais credibilidade.
Quando o conteúdo é acessado mas não converte o visitante, não significa que a estratégia não é eficiente.
Só pelo fato de consumir o material, a pessoa já entendeu que pode confiar nas informações da empresa.
Futuramente, se ela precisar de alguma solução, vai se lembrar da marca, uma vez que esta soube como esclarecer suas dúvidas.
Atrai as pessoas naturalmente
Ao investir em estratégias orgânicas, uma loja de bateria para carros atrai visitantes naturalmente, sem precisar invadir o espaço dessas pessoas ou induzir alguma ação.
Ao contrário da mídia paga, o usuário procura o conteúdo, portanto, a marca não vai atrás dele. Essa dinâmica mostra a qualidade e a precisão dos materiais produzidos pela companhia.
Além de oferecer total liberdade para os usuários, as estratégias orgânicas atraem o público certo e que realmente tem chances de ser convertido.
Tenha em mente que se uma pessoa conhece o produto e pesquisa o nome da empresa, possivelmente está priorizando a marca.
Fideliza e engaja os clientes
Qualquer tipo de material bem produzido, tanto para o blog quanto para o site, aumenta a credibilidade da marca e fideliza o público, o que acaba por facilitar o processo de conversão.
Se o material é bem estruturado, mais pessoas vão confiar no que ele tem a dizer e se aproximar dos produtos e serviços oferecidos pela empresa.
Uma imobiliária especializada em escritórios compartilhados terá um público mais aberto para receber as interações e compartilhar informações com outras pessoas.
Sem falar no fato de que fica mais fácil conhecer as dores e necessidades das pessoas, por isso, estabelecer uma comunicação personalizada, totalmente voltada para essas questões.
Cria um acervo de conteúdos
As companhias precisam ter paciência e tempo para investir em mídia orgânica, pois ela é mais elaborada e justamente por isso traz resultados duradouros de médio e longo prazo.
Mesmo diante de tamanha importância, alguns gestores e empreendedores acreditam que elas não trazem retorno financeiro, mas diante de um público tão exigente, pensar dessa forma não leva o negócio a lugar algum.
Se uma empresa de bloco baiano investe em marketing de conteúdo, independentemente do formato de seus materiais, conquista resultados que duram muito mais tempo.
Aos poucos, a companhia constrói um acumulado de materiais importantes para seu nicho, que farão dela uma autoridade em seu segmento.
Em outras palavras, ela acumula fontes de informações ricas e importantes para seu público-alvo.
Mesmo quando o material já foi publicado há algum tempo, com algumas atualizações, ele sempre será bem ranqueado pelos buscadores.
Ademais, é possível fazer um compilado de todas as publicações e criar um conteúdo mais aprofundado, como no caso do e-book, que pode ser trocado por informações dos visitantes.
Outro exemplo é usar esses conteúdos para transmissões ao vivo, eventos, dentre outras possibilidades que vão atrair a atenção de mais pessoas para o seu negócio.
Baixo custo
Ao investir em estratégias orgânicas, um fabricante de troféu de acrílico personalizado reduz os custos e investimentos em marketing digital.
O que for economizado pode ser utilizado na melhoria dos produtos e serviços, processos internos e outras estratégias de marketing pela internet.
Conclusão
Portanto, as estratégias orgânicas são fundamentais para o sucesso de qualquer marca, pois elas atraem os consumidores naturalmente e criam uma imagem de autoridade para a companhia.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre sua importância e quais são as principais táticas que você pode colocar em prática dentro do seu negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.