Se tem algo que já não se pode ignorar é a função das redes sociais e dos motores de busca no crescimento da marca, dentro desse universo, o tráfego pago se mostra como uma das principais estratégias.
De fato, até duas ou três décadas atrás a internet ainda não havia se disseminado, e o grande esforço das marcas era o de impactar seus clientes por meio de mídias impressas como revista e jornal ou então por meio de outdoors, busdoor e até panfletagem.
Sem falar, obviamente, na televisão e no rádio, que apenas as maiores marcas conseguiam acessar, com um grande escritório de projeto arquitetônico completo. Já as empresas menores e de bairro acabavam ficando de fora disso.
Até que, com o marketing digital, tudo mudou consideravelmente, trazendo possibilidades incríveis para qualquer um que queira crescer seu negócio de modo exponencial, sempre focando em um norte sério, sólido e sustentável.
É interessante falar do marketing offline, pois sua essência continua sendo importante no marketing online.
Por exemplo, o grande esforço das marcas continua sendo o mesmo: impactar as pessoas certas, na hora certa e do jeito certo.
Realmente, essa é a grande missão do marketing e da publicidade, o que provavelmente nunca mudará, embora os meios para isso possam vir a mudar novamente.
Outra comparação muito pertinente é com o próprio termo “tráfego”. Se pensarmos bem, quando uma assistência técnica geladeira Electrolux de bairro abre suas portas para receber o público, o que ela está fazendo é tentar canalizar um tráfego.
Tanto, que quanto mais pessoas passarem na frente da loja, melhor vai ser. Afinal, as vendas efetivas dependem do número de pessoas que entram na loja e são bem recebidas.
O que por sua vez depende do número de transeuntes que passam por ali e têm sua atenção direcionada para a loja.
Neste sentido, o tráfego digital é a mesma coisa, pois consiste em aumentar o número de pessoas, visitantes, leitores e clientes em potencial que vão entrar no seu website, bem como nas suas páginas e perfis de redes sociais da empresa.
Como veremos, no marketing digital esse tráfego vai gerar o que se convencionou chamar de banco de leads, que são contatos comerciais de futuros clientes.
Com foco especial no funil de vendas, que é a estratégia que acelera esse processo.
Daí que investir em tráfego pago seja tão vantajoso para os sites que querem acelerar e potencializar os seus resultados.
Também por isso decidimos desenvolver este artigo, mostrando em detalhes quais são esses benefícios. Mas, não pense que vamos apenas listar algumas vantagens abstratas.
Pelo contrário, o foco aqui é aprofundar nos conceitos indispensáveis para o tema, depois ilustrando as dicas práticas com exemplos concretos, que ajudam qualquer um a entender melhor.
Tanto que, realmente, hoje o tráfego pago já evoluiu tanto que ele pode ajudar no crescimento de qualquer empresa que queira mais evidência, seja para vender carrinho de supermercado ou prestar serviços do setor industrial do país.
Deste modo, se o seu interesse como leitor é compreender de uma vez por todas como o tráfego pago de que tantos falam hoje pode se tornar uma rotina na sua empresa, aumentando as vendas e fidelizando o cliente, basta seguir abaixo.
O que é o tráfego pago?
Já deu para entender que o tráfego digital é algo semelhante ao tráfego de pessoas que passa na frente de uma loja física ou de um estabelecimento qualquer na rua.
Nesse sentido, também podemos explorar a imagem de uma loja bem localizada, como em uma avenida famosa da região, e a loja que fica escondida no fim de uma rua pela qual quase ninguém passa. Qual das duas vai ter melhor resultado?
Tudo isso ilustra bem o assunto, mas também é preciso entrar nos méritos do tráfego pago digital, que no fim das contas guarda algumas diferenças brutais com tudo o que veio antes.
Primeiro, quando uma empresa de conserto de máquina de lavar decide fazer o anúncio do tráfego pago, ela não está fazendo apenas uma panfletagem ou anunciando no rádio.
Afinal, você nunca sabia se o seu panfleto estava sendo distribuído para as pessoas certas, ou se a propaganda do rádio realmente era absorvida por aquela audiência, que talvez nem estivesse ouvindo na hora em que seu anúncio fosse transmitido.
Já com o marketing digital temos uma customização bem maior e até relatórios mais detalhados, que conseguem averiguar se o tráfego pago está ou não sendo bem-feito.
Obviamente, essa customização vai permitir uma assertividade muito maior, o que acaba valorizando seu orçamento e acelerando o crescimento da empresa.
Por exemplo, no caso da oficina de conserto de máquinas de lavar, que sentido faria aparecer para adolescentes que estão em fase de vestibular?
Apenas lembrando que não são eles que consertam esse tipo de eletrodoméstico. Já um aluguel de sala de estudo poderia fazer todo sentido para esse público.
Portanto, o tráfego pago é um tipo de anúncio que permite que seu website tenha muito mais visitantes e leitores, ao mesmo tempo em que faz isso com um índice bem maior de assertividade e de aproveitamento geral.
Os principais tipos atuais
Quem observa a internet de longe deve achar que muito do que está ali é perda de tempo, como as redes sociais e até os motores de busca, cujas pesquisas podem revelar interesses que vão desde pesquisas acadêmicas até curiosidades e fofocas.
Contudo, foi-se o tempo em que essas plataformas eram utilizadas apenas por usuários desinteressados.
Não demorou até que as grandes marcas percebessem que, no fundo, o que esses sites faziam era gerar uma audiência cativa incrível.
Com essa consciência, basicamente as mídias sociais e os buscadores se tornaram as maiores vitrines do mundo, pois enquanto as pessoas consomem os conteúdos que mais gostam, você pode aparecer para elas com anúncios, como os do próprio tráfego pago.
Assim, uma firma que faz aluguel de van com motorista pode impactar os gestores de uma outra empresa que precisa, justamente, de vans alugadas para determinada finalidade.
Dito isto, podemos listar as principais plataformas e tipos de tráfego pago da atualidade, que incluem o seguinte:
- Google;
- YouTube;
- Facebook;
- Instagram;
- LinkedIn.
Com esses canais, não existe risco nenhum em dizer que as empresas podem impactar um número tão grande de gente, que muitas delas não aguentariam nem atender todo mundo.
Lembrando que o que essas plataformas fazem é criar uma ponte entre as partes, conectando pessoas físicas e jurídicas que têm os mesmos interesses.
Os maiores benefícios
É preciso observar que um dos pontos fortes da internet é que ela é extremamente democrática, sobretudo, se fizermos a comparação estabelecida acima, com a televisão e o rádio, que eram muito mais voltados para uma elite.
O que isso quer dizer é que é perfeitamente possível marcar presença ali estando no começo de sua jornada como empresário.
Na verdade, é possível aparecer nas redes sociais e nos motores de busca sem investir nem sequer um centavo nisso.
Trata-se da estratégia orgânica de crescimento, com ela uma empresa da área de janela em alumínio pode gerar conteúdos originais, gratuitos e de referência, atraindo os olhares para sua direção e conseguindo com isso alguns clientes.
É aí que entra o funil de vendas, com seus estágios que vão desde o nível da pessoa que nunca ouviu falar em sua empresa, passando pelos conteúdos que educam essa pessoa até o estágio de um cliente satisfeito e fidelizado.
Por outro lado, como falamos de um crescimento orgânico (que ocorre sem impulsionamento), é preciso reconhecer que isso pode demorar, além de que a democratização da internet também pode levar à saturação do seu segmento.
De fato, se todos os seus concorrentes também marcarem presença ali, já não será tão fácil chamar atenção e se destacar no meio da multidão.
Aí é que entra o grande benefício do tráfego pago, pois ele acelera o seu funil de vendas, captando leads muito mais rápido, educando-os e levando logo às compras.
Uma grande dica de ouro
Por fim, não queremos finalizar essa sequência de benefícios do tráfego pago, que vão desde sua customização e assertividade até o aceleramento que ele promove, sem citar um fator que pode diferenciá-lo até mesmo entre os demais anunciantes.
Afinal, se o crescimento orgânico é difícil porque você pode ter vários concorrentes que já contam com isso, considere que eles também podem fazer anúncios.
Por isso, uma empresa de cerca elétrica residencial que queira crescer de modo realmente certo e líquido, precisa investir em ambos ao mesmo tempo.
Em outras palavras, você vai pagar para impactar mais gente, mas não nem por isso vai deixar de gerar conteúdos que aumentem sua autoridade no mercado.
Assim você ataca com as duas frentes ao mesmo tempo, multiplicando suas chances de sucesso.
Conclusão
Sendo assim, o tráfego pago tem tantos benefícios que o mais indicado é que as empresas já coloquem esse investimento como algo fixo no balanço do mês.
Com as dicas e informações trazidas acima, fica ainda mais fácil entender essas vantagens e já começar a dar os primeiros passos na direção certa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.