Quando escrevemos um texto, é essencial que ele seja claro, conciso e, acima de tudo, capaz de manter o leitor interessado e engajado do início ao fim. Afinal, de que adianta produzir um conteúdo de qualidade se ele não é lido ou compreendido por quem o recebe?
Mesmo que esteja escrevendo sobre algo muito nichado, como polia de ferro, por exemplo, é possível manter o leitor interessado em seu conteúdo. Isso é válido para que a pessoa possa se transformar em um lead e, em seguida, em um cliente.
Desta forma, saiba que há práticas já estudadas e é exatamente delas que falaremos a partir de agora. Ficou curioso para ampliar as possibilidades dentro de seu setor? Então, continue com a gente.
4 Dicas para manter o leitor interessado em seu conteúdo
A verdade é que, caso seja gestor de uma marca de tarugo de alumínio, só para citar um caso, e conseguir uma boa saúde financeira, contratar um redator experiente é uma oportunidade para manter o leitor dentro de seu endereço eletrônico.
Contudo, há aqueles que não têm essa possibilidade e, por isso, seguir essas 10 dicas aumentarão a audiência e diminuirá a taxa de rejeição, bem como a porcentagem de saída. Confira:
Conheça seu público-alvo
Para criar conteúdo que realmente interesse aos leitores, é importante entender quem são eles, o que procuram, quais os desejos e anseios. Faça pesquisas de mercado, observe as redes sociais e leia os comentários
Escreva títulos importantes
Por favor, fuja dos clik bates, mas avalia que o título é a primeira coisa que um leitor enxerga e, portanto, deve ser atraente e instigante
Use linguagem clara e simples
Evite termos técnicos e linguagem complexa. Faça isso de forma clara e simples, caso contrário, eles irão embora
Estruture seu conteúdo
Divida seu texto em tópicos e subtópicos, por exemplo, se for falar sobre balcão refrigerado pequeno, primeiro explique o que é, em seguida as suas especificações técnicas e, por fim, quais os benefícios a curto e médio prazo. Use frases e parágrafos curtos para tornar o texto mais fácil de ler
Evite copiar de outras fontes. A utilização de um banco de imagens gratuito também pode te ajudar a destacar o seu conteúdo de forma autêntica e tornar o conteúdo mais atrativo ao leitor.
Use exemplos práticos e de fácil compreensão, para que a leitura seja interessante e ajude o leitor a entender melhor o que está tentando dizer. Evite enrolar ou estender muito o assunto. Objetividade é a chave para um bom conteúdo, mas isso não impede que você possa gerar uma interação com o leitor.
Fique atento ao conteúdo orgânico: a retenção de clientes é maior
Além de um conteúdo de qualidade, por que não se atentar ao SEO (Search Engine Optimization)? Este é um conjunto de técnicas e estratégias para otimizar um site ou página na internet para que ela possa ter melhor posicionamento nos resultados de pesquisa orgânica.
Lembrando que o tráfego orgânico é composto por visitas geradas por meio das pesquisas realizadas no Google, por exemplo, sem que haja um investimento financeiro. Para que o SEO seja eficiente é necessário pesquisar e escolher palavras-chave relevantes para o conteúdo, ou seja, se for escrever a respeito de bacias de contenção, essa deve ser a palavra-chave.
Além disso, produz conteúdo relevante e original e estuda as técnicas de otimização on-page, como a utilização de títulos e subtítulos, meta descrições e tags alt nas imagens. Mas não para por aí, já que pode alavancar isso com a criação de uma estrutura de navegação amigável e um layout responsivo e que dá maior potencial para a velocidade de carregamento do site.
Menos primordiais, mas também válido, é a inserção de links de qualidade que apontem para o site ou página, a utilização das redes sociais para divulgar o conteúdo, o monitoramento as métricas do site, como o tempo de permanência dos usuários e a taxa de rejeição (o Google Analytics é o melhor deles), além da atualização constante com novos conteúdos e melhorias constantes.
Manter o leitor interessado em um conteúdo é fundamental para garantir que a mensagem seja compreendida e absorvida de forma eficaz. Para isso, é importante que o texto seja bem escrito, organizado e apresenta informações relevantes e interessantes.
Algumas dicas úteis incluem o uso de títulos atrativos, parágrafos curtos e objetivos, exemplos práticos e a inclusão de recursos visuais, como imagens e vídeos. Além disso, é importante ter em mente o público-alvo e adaptar a linguagem e o tom de acordo com suas características e interesses.
Com essas estratégias, é possível manter o leitor engajado e interessado em seu conteúdo, aumentando as chances de sucesso na comunicação de sua mensagem.
Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.