O gerenciamento comercial é uma área que está presente nas empresas de todos os segmentos, pois os negócios podem sofrer impactos muito negativos. Por isso, o uso de ferramentas, como o CRM, é uma prática diária entre os empresários de todo o país.
Isso porque, a gestão de negócios é uma medida administrativa que é responsável pelo planejamento, efetivação e organização de todas as ações internas da instituição, garantindo que todas as operações ocorram conforme o esperado.
Desta forma, as ferramentas tecnológicas e as estratégias comerciais são essenciais para facilitar a atuação administrativa, reunindo em um único lugar as tarefas realizadas diariamente por diferentes setores da empresa.
Assim é possível que os gestores realizem de forma mais efetiva suas tarefas de liderança e monitoramento, fazendo com que os funcionários alcancem as metas e o negócio possa ter um crescimento mais sólido e sustentável ao longo dos anos.
Importância do gerenciamento comercial
Ao contrário do setor administrativo, a gestão comercial está mais voltada para o controle e aperfeiçoamento dos processos, da organização da comunicação interna, do aumento da produtividade e dos níveis de satisfação do cliente.
Para isso, é utilizado uma imensa variedade de recursos, que se sobressaem muito na simples análise de números e indicadores.
Um dos principais exemplos são as plataformas de crm – Gestão de Relacionamento com o Cliente –, que permitem a união de todas as funções do setor de vendas.
Por meio desses dispositivos os empresários são capazes de facilitar o acesso à informações entre as mais diferentes áreas, melhorando a comunicação interna, a qualidade do atendimento, a conversão de prospects e a otimização do tempo.
Além disso, essas estratégias permitem o acesso a relatórios periódicos sobre o desempenho de setores, como:
- Design de produtos;
- Publicidade;
- Marketing;
- Atendimento ao cliente;
- Distribuição e estoque;
- Acompanhamento pós-venda, entre outros.
O que, por sua vez, viabiliza uma análise mais detalhada sobre o andamento das funções, a identificação de gargalos nos processos, a necessidade de treinamento, entre tantas outras melhorias que são capazes de padronizar o atendimento e aumentar a lucratividade.
Como garantir uma boa gestão de negócios
De acordo com uma pesquisa realizada pelo SEBRAE, com diversas empresas que foram obrigadas a encerrar as atividades, o segundo motivo mais recorrente para a falência dos negócios foi a falta de gerenciamento comercial ou um desempenho ineficiente deste setor.
Não é para menos. Uma má gestão é capaz de provocar a incidência de gastos adicionais desnecessários, o crescimento no número de erros nos processos, problemas com o estoque, falta de produtos e insatisfação dos clientes.
Por isso, é crucial que os empresários e investidores permaneçam atentos para que o gerenciamento comercial tenha excelência. E, para isso, é necessário que sejam feitos:
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Desenvolvimento de estratégia de vendas
A confecção de um bom plano estratégico é capaz de alinhar os vendedores com as necessidades e desejos do mercado consumidor, melhorando a captação de novos leads e aumentando as vantagens competitivas em relação à concorrência.
Para isso, é preciso conhecer o perfil dos clientes, utilizar os softwares de crm plano – para a construção de um funil de vendas que possa ser acompanhado –, confeccionar uma análise SWOT precisa e o planejar estratégias de vendas mais efetivas e atualizadas.
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Metas e objetivos realistas
É praticamente impossível manter uma empresa no caminho de um crescimento próspero, sem saber exatamente aonde se deseja chegar.
As metas comerciais são exatamente isso, um ponto de referência para que a equipe e os gestores estejam alinhados com os propósitos da instituição.
No entanto, é crucial que durante a criação desses objetivos sejam considerados os dados e o desempenho de meses anteriores, para garantir que as metas sejam realistas e praticáveis.
Ao contrário, os colaboradores irão se sentir cansados, desmotivados e improdutivos.
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Fidelização dos consumidores
Foi comprovado em diversos estudos que as empresas que investem na fidelização de clientes tendem a sentir um impacto positivo no crescimento das vendas e no aumento da lucratividade da empresa.
Isso porque, os clientes que confiam na marca e tiveram boas experiências gastam mais a cada nova compra. Por isso, o uso de ferramentas de gestão comercial – como o crm gratis – são essenciais para a construção de uma boa gestão.
Até porque, esses softwares permitem uma análise acurada sobre as ações e melhoram a experiência de compra, gerando o encantamento dos clientes e a facilitação do acompanhamento pós-venda.
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Automatização das tarefas
Em conjunto com todos os benefícios descritos anteriormente, o uso de um programa de crm online gratis – ou um sistema pago e personalizado – possibilita que inúmeras atividades possam ser automatizadas.
Isso faz com que os trabalhadores tenham mais tempo para dedicar ao atendimento dos clientes e ainda reduz muito a quantidade de erros cometidos, especialmente, em tarefas que requer muita atenção, por longos períodos de tempo.
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Análise constante sobre os dados
Uma gestão eficiente exige uma análise constante dos dados obtidos, seja do setor financeiro, das vendas, das ações de marketing, do número de compras, do Ticket Médio, da produtividade da empresa, da reputação da marca e etc.
Afinal, essas ponderações – que podem ser realizadas por meio dos relatórios obtidos pelo serviço comercial crm – são cruciais para determinar quais estratégias são mais eficientes, quais custos podem ser cortados sem afetar as atividades, entre outros.
Isso vai permitir aos gestores, um controle maior sobre a vida financeira da empresa, uma comunicação interna mais aperfeiçoada, uma capacidade de negociação mais efetiva e a melhora de toda a organização institucional.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado
para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.