Influencers: Por que são importantes para sua estratégia de marketing digital?

influencers

Os influencers ou influenciadores são pessoas que se destacam por meio de um ou mais canais na internet, como as redes sociais e os blogs.

Por meio da posição de prestígio, eles afetam tanto o comportamento como as decisões de compra de seus seguidores, que podem chegar a milhões. Eles fazem divulgações sobre uma marca, produto ou serviço.

Dessa forma eles passam credibilidade e autoridade naquilo que produzem de conteúdo nas redes sociais. Também são conhecidos como creators (criadores) de sucesso que conquistaram um público fiel e engajado.

Ser um influencer digital é uma profissão e é possível ganhar dinheiro nessa atividade influenciando e impactando pessoas, através do poder das redes sociais.

Se alguém tem interesse em realizar uma cirurgia de rinoplastia nariz achatado, pode, por meio dos influencers, adquirir a credibilidade e a confiança em uma clínica que está sendo divulgada por eles pela internet.

 As marcas sempre investem em marketing de influência e esta é uma grande oportunidade para que os influencers consigam destaque, propiciando a indicação adequada para os seguidores que os acompanham.

A probabilidade do fechamento de uma compra aumenta substancialmente quando esses influenciadores divulgam suas opiniões e indicações para os consumidores.

Nada mais certeiro para um ensaio de gestante do que o consumidor decidir pelo trabalho quando está apoiado por um influenciador. Tomar a decisão passa a ser muito mais fácil, por se tratar de uma indicação que não deixa dúvidas.

Listamos, para esclarecimento do leitor, sete tipos de influencers que podem ser utilizados nas estratégias de marketing digital em uma empresa. São eles:

  • Top Celebridades;
  •  Fit Celebridades;
  •  Autoridade;
  •  TrendSetter;
  •  Jornalista;
  •  Público interno.

Os Top Celebridades têm um poder enorme de alcance, mas a relevância é baixa. Eles costumam falar sobre diversos assuntos de forma mais genérica e agradam pessoas com gostos bem diferentes.

Se a empresa trabalhar com porta automática de correr, utilizar uma top celebridade alcançaria diversas pessoas, já que o público em si pode possuir gostos diferentes e o assunto seria abordado de forma genérica.

Isto é chamado de Fit Celebridade tem alcance, ressonância e enorme relevância. Ela consegue grande audiência, engajamento, vendas e oportunidades de negócios. Ela tem uma remuneração muito alta.  

Imagine quantas vendas de jardins verticais ocorreriam se esse tipo de influenciador fizesse a campanha do produto. O lucro para a empresa seria enorme.

O influenciador do tipo Autoridade é recomendado para conversão em vendas em uma escala menor, porém, com maior qualificação. A audiência tende a ser baixa, mas o engajamento é de grande relevância.

Para os consumidores que procuram por uma empresa que emite laudo de opacidade dos veículos, por se tratar de um serviço detalhado, um influenciador de autoridade está mais qualificado para transmitir informações e engajar o público-alvo.

O TrendSetter possui grande autoridade em determinados assuntos. É um líder de causas e discussões. Ele é mais adequado quando a marca pretende trabalhar melhor o posicionamento, primordialmente em questões sociais.

Possivelmente ele recusará parceria com uma empresa que não tenha valores iguais aos que ele adota.

Esse influenciador não seria, portanto, adequado para a propaganda de chaveiro para carros. Não há um objetivo social e os valores da empresa para com ele são diametralmente opostos.

O do tipo jornalista atua nos meios de comunicação, cobre uma variedade de assuntos e possui um alto alcance. Vale lembrar que a ressonância e relevância do assunto dependem do engajamento dele com o tema.

Finalizando essa parte, o influenciador Público interno, não menos importante do que os demais, é o próprio capital humano da empresa.

 Apesar do baixo alcance, ele humaniza e divulga a cultura e valores da marca. Isso permite a ele relevância e autoridade.

Nada melhor do que os próprios funcionários da empresa divulgarem os valores da marca da escada pré moldada em L com a qual trabalham diariamente.

Escolher o melhor influencer para a empresa tem de estar alinhado aos objetivos internos e ao orçamento. É importante que a estratégia de marketing leve em conta aquele que mais está alinhado à campanha. 

Relevância do influencer no marketing

Os influenciadores digitais são muito importantes na estratégia de marketing de uma empresa porque são a ponte entre a marca e os clientes. Eles interferem poderosamente na hora do cliente decidir pela compra do produto ou serviço.

Os anúncios são, sem dúvida, importantes também. Porém, depender só deles acaba não sendo muito interessante para a empresa. 

O público, hoje, está na internet e é nesse ambiente que a empresa precisa estar, em parceria com um influenciadores.

Esses anúncios podem ser bloqueados ou ignorados, mas o público com certeza vai ouvir o que aquela pessoa, na qual confia, está falando. 

Os influenciadores digitais aproximam a empresa que trabalha com  estação de trabalho em L com o cliente.

Fazer parcerias com eles é uma das melhores e mais poderosas estratégias de marketing e é essencial para o sucesso do negócio. 

Razões da parceria com influencers

Dentre as razões para realizar uma parceria, existe o fato deles terem um público fiel e engajado e existe uma forte conexão.

Os influencers têm confiança e muita credibilidade, por isso, as pessoas acreditam no que eles falam. Eles despertam o gatilho mental da prova.

Alguém está dizendo com todas as letras que uma determinada marca é boa, ou seja, eles falam diretamente com o público. É como se fosse um amigo dando conselhos. 

Portanto, eles dão visibilidade à marca. Não ser visto na internet, significa que o negócio é invisível para o cliente.

Para uma rápida informação ao leitor, um influenciador digital ganha o salário basicamente com:

  • Posts patrocinados;
  • Participação em eventos;
  • Palestras;
  • Youtube;
  • Venda de produtos físicos;
  • Parcerias com outros influencers;
  • Anúncios.

Para divulgar a marca com os influenciadores digitais é necessário utilizar o marketing de influência. É uma estratégia que aproveita a confiança e o engajamento que o influencer tem com o público.

Ele ocorre quando a marca usa a influência de outra pessoa na divulgação do produto ou serviço. É uma estratégia que fala diretamente com o consumidor. Também humaniza a marca, pois se trata de uma pessoa falando, e não uma empresa.

As parcerias com os influencers podem ser feitas por meio de contratos. Eles são pagos para falar sobre produtos ou serviços nas redes sociais. Dê preferência para que a parceria paga seja indicada

Outra estratégia mais barata é enviar o produto ou serviço de divulgação nos famosos vídeos de “Recebidos do Mês”. O gasto é só com o envio.

É bem claro que o marketing de influência é por si só auto explicativo, porque se utiliza de alguém de influência para divulgar o produto ou serviço.

O que precisa ser bem claro é que a influência não é medida apenas com números de seguidores ou curtidas, pois eles podem ser comprados. 

A influência tem a ver com três fatores básicos que é o tamanho da audiência, o engajamento com essa audiência, e a relevância para o mercado;

É a junção desses três fatores que determinam o tanto de influência que alguém tem na internet.

Sendo que cada um deles tem um resultado junto à marca, escolher o ideal depende do objetivo da empresa e da marca.

Se ela quer despertar a consciência do público sobre a marca, ou o logo tem como objetivo converter em muitas vendas ou se o produto ou serviço é para um nicho muito específico ou é mais geral.

Não esquecendo que a proposta, os ideais, o produto ou serviço precisam estar em concordância com a personalidade do influencer.

Não adianta tentar fazer uma parceria com um vegetariano se vai vender um curso para fazer churrasco

Como e onde encontrar um influenciador ideal para a parceria? Para facilitar a busca, procure em plataformas focadas nisso, como:

  • Squid;
  • Digital Influencers;
  • Airfluences;
  • Buzzsumo;
  • NinjaOutreach;
  • Klout.

Agora vamos entender como colocar em prática o marketing de influência junto aos influenciadores.

Defina os objetivos e pense em como uma campanha com influenciador pode aproximar a empresa desses objetivos:

  • Avalie qual o orçamento está disponível;
  • De que forma pode ser trabalhada essa parceria;
  • Qual o segmento de público-alvo pretende ser alcançado;
  • Conheça o público-alvo;
  • Encontre os influenciadores adequados.

Além de fazer um planejamento de ações junto aos influenciadores, estruturar a parceria, respeitar a liberdade criativa do influenciador, e direcionar um briefing contendo o que o influenciador deve ou não falar.

Considerações finais

Portanto, influenciadores e estratégias de marketing formam uma parceria extremamente significativa para a comunicação direta com o público.

Por meio das mídias sociais eles são capazes de influenciar o consumidor na decisão de efetivar a compra de um produto ou serviço. Impulsionam a marca no mercado e dão visibilidade ao negócio, trazendo grandes lucros e aumento nas vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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