As mídias sociais são importantes tanto do ponto de vista pessoal quanto do ponto de vista profissional porque trouxeram muitas mudanças na maneira como as pessoas se comunicam e se relacionam entre si.
Elas trazem mais agilidade, velocidade e permitem uma comunicação horizontal direta entre empresas e clientes. Para aproveitar seus benefícios, é muito importante que as marcas saibam falar a língua do público-alvo e sejam ágeis ao oferecer respostas.
Plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp são fundamentais para qualquer tipo de organização, independentemente de seu segmento de atuação ou do modo como comercializa seus produtos e serviços.
Não existe um momento específico para começar a usar as plataformas de mídias sociais e isso também não depende dos objetivos da marca. Além do mais, mesmo tendo site institucional e blog, ainda assim é necessário estar presente nelas.
São canais que conseguem aproximar marcas e consumidores, melhoram o atendimento ao cliente e enriquecem as estratégias de marketing.
Devido à sua importância, este artigo vai mostrar quais são as melhores plataformas de mídias sociais para os negócios, tipos de conteúdos que ajudam a atrair tráfego e como medir e analisar essas estratégias para melhorar o desempenho do site.
Melhores plataformas de mídia social
Existem diversas plataformas de mídia social que as organizações podem usar para colocar em prática suas estratégias de marketing digital. As principais são:
- Facebook;
- Instagram;
- LinkedIn;
- WhatsApp;
- YouTube.
O Facebook é a maior rede social do mundo e faz parte da estratégia da maioria das empresas. Já o Instagram é a plataforma que mais cresce, sendo totalmente focada no compartilhamento de conteúdos visuais, como fotos e vídeos.
Uma empresa especializada em instalação elétrica por baixo da laje pode criar um perfil no LinkedIn, principalmente se seu público-alvo for formado por outras empresas, tendo em vista que a plataforma é voltada para o mundo corporativo.
O WhatsApp passou a ser usado pelas empresas para melhorar a comunicação com os consumidores em geral. Trata-se do aplicativo de mensagens mais baixado do mundo e que facilita muito o atendimento ao cliente e as vendas.
A empresa também pode utilizar o YouTube para divulgar vídeos institucionais sobre diversos assuntos, inclusive para divulgar os produtos e serviços.
Existem outras opções de mídias sociais que podem ser usadas pela organização, o problema é que alguns empreendedores acreditam que precisam estar presentes em todas elas, o que não é verdade.
Indo direto ao ponto, a melhor rede social para uma empresa é aquela que condiz com sua realidade e que fala a mesma língua de seu público.
Para não errar na escolha, um fornecedor de saco de gelo 5 kg deve considerar as características de seu público-alvo, como hábitos, necessidades e problemas do dia a dia.
Além de considerar as características do público, a empresa também precisa considerar o que deseja construir com sua presença digital.
Supondo que o propósito seja aumentar o reconhecimento de marca, então é interessante usar os recursos do LinkedIn. Para melhorar o atendimento ao cliente ou o relacionamento com os consumidores, o Facebook e o WhatsApp são as melhores opções.
Feito isso, a empresa deve pegar todas as plataformas e organizá-las em ordem de importância, usando como base a compreensão do público e aquilo que deseja alcançar em cada uma.
Isso vai mostrar em qual delas a empresa precisa se concentrar primeiro, aquela que vem em segundo lugar e assim por diante.
Conteúdos mais eficazes para atrair tráfego
Ao criar seu perfil nas redes sociais, a empresa precisa alimentá-lo com conteúdos de qualidade. Boa parte desses materiais serão publicados em um blog ou no site institucional, mas são compartilhados nas redes sociais para atrair tráfego.
Para alcançar esse objetivo, a empresa deve conhecer os principais tipos de conteúdos que são eficazes para atrair visitantes. Entre os principais estão:
Textos educativos
Se uma auto escola perto de mim pretende criar conteúdos para as redes sociais e com isso atrair tráfego para o site ou blog institucional, pode investir em textos educativos.
Eles oferecem instruções e informações para os usuários, compartilhando o conhecimento e educando o público sobre assuntos relacionados à área de atuação do negócio.
Além de gerar tráfego, esse tipo de texto melhora o posicionamento do site no Google e transforma a marca em especialista naquilo que faz.
Tutoriais
Os tutoriais são vídeos que ensinam as pessoas a fazerem alguma coisa, por isso, são muito bem-vindos e costumam agradar ao público.
Só que é muito importante que esse tipo de conteúdo seja produzido de um modo que permita ao leitor reproduzir exatamente aquilo que ele está lendo, caso contrário, pode se sentir frustrado.
Para evitar que isso aconteça, um fornecedor de semente de capim para cavalo estabelece uma ordem cronológica que transmite ideias com facilidade, além de usar muitas imagens explicativas, capturas de tela e ilustrações.
E-book
O e-book é uma excelente opção de conteúdo porque atende perfeitamente às demandas da audiência. Mas para que ele tenha qualidade, é fundamental que se aprofunde em um tema e tente abordá-lo da maneira mais completa possível.
Esse tipo de material é maior do que um texto comum, e além de aumentar o tráfego no site da empresa, ele também serve como moeda de troca para converter leads.
O conteúdo deve ser dividido em capítulos para facilitar a leitura, contar com fotos, gráficos e ilustrações, usando, preferencialmente, o formato PDF.
Webinar
Muitas empresas já perceberam o poder dos vídeos em suas estratégias de marketing, e no meio dessa tendência existe o webinar, um tipo de palestra apresentada por um especialista em tempo real.
Ao criar esses conteúdos, um fabricante de compressor de duplo pistão consegue se comunicar com um grupo de pessoas interessadas no tema, e elas podem interagir por meio de um chat.
Esse tipo de conteúdo é extremamente interativo, ajuda a gerar leads, aumenta a quantidade de visitantes no site e pode ser compartilhado nas redes sociais.
Listas
As listas são muito queridas pelos leitores porque despertam a curiosidade, são fáceis de ler, ajudam a organizar as ideias e vão direto ao ponto.
As organizações podem utilizá-las para dar dicas, apresentar soluções, demonstrar dados, introduzir ferramentas, entre outras possibilidades.
Para criar um bom conteúdo em formato de lista, o tema deve ser dividido em tópicos e definir de que maneira as informações serão distribuídas.
O ideal é falar primeiro aquilo que é mais importante e deixar o restante para o final, mas não existe problema nenhum em seguir uma ordem cronológica, tendo em vista as inúmeras possibilidades.
Como medir os resultados?
É fundamental que uma gráfica especializada em banner infantil personalizado meça e analise os resultados de sua estratégia de mídia social para melhorar o desempenho de seu site continuamente.
Para isso, é necessário avaliar as métricas, e uma das mais importantes são os acessos. Isso quer dizer que o negócio precisa acompanhar o número de acessos feitos pelo usuário na rede social, podendo ser seu canal no YouTube ou uma página no LinkedIn.
O Google oferece uma ferramenta analytics que ajuda muito nesse processo, por isso é considerado como um instrumento fundamental para conhecer melhor o comportamento dos usuários, medir os resultados das estratégias e gerenciar o tráfego.
O número de conversões mostra para uma empresa de laudo veicular cautelar quantas pessoas realizaram algum tipo de ação na página, como adquirir um produto ou serviço, preencher um formulário, entre outras.
Uma das coisas mais importantes para exercer estratégias nas redes sociais, mesmo que o objetivo seja gerar tráfego para o site institucional, é conquistar o engajamento dos usuários.
O engajamento nada mais é do que o envolvimento das pessoas com a marca, algo que está muito além de curtidas nas publicações.
Mensurar o nível de engajamento é fundamental nas redes sociais para saber qual é o nível de interação do público com a marca.
Quando um fabricante de prateleira de aço para mercado investe em qualquer estratégia de marketing, seu objetivo é satisfazer o usuário.
Se isso é feito nas redes sociais para divulgar um produto, seu capital social é a reputação criada durante suas interações com os usuários. Isso porque tem como base as informações positivas e negativas sobre a empresa.
Isso mostra o quanto é importante entender o nível de aceitação do usuário, uma vez que se ele estiver satisfeito, vai potencializar ainda mais as estratégias de publicidade, o que traz mais conversões e visitantes para as páginas.
Considerações finais
Não é de hoje que as redes sociais entraram para o planejamento de marketing digital das empresas no mundo todo.
São plataformas dinâmicas e que facilitam a comunicação entre as marcas e os consumidores, além de melhorar o atendimento ao cliente.
Os conteúdos publicados no site ou blog da empresa podem ser compartilhados nas redes sociais para alcançar uma quantidade maior de pessoas.
Mas para alcançar esse objetivo, é fundamental que a marca saiba criar os tipos de conteúdo certos e analisar suas estratégias das redes sociais por meio de métricas apropriadas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.