O empreendedorismo digital é mais uma forma de ganhar dinheiro na internet e existem diversos tipos de negócios que as pessoas podem investir e que são extremamente rentáveis.
Isso é possível por conta da transformação digital que possibilitou trabalhar pela internet de muitas maneiras. Mas o ano de 2020 impulsionou ainda mais esse tipo de investimento.
Tanto é que em 2022, 54% dos empreendedores digitais haviam começado um negócio há menos de 1 ano. A todo momento, surgem novos tipos de empreendedorismo pela internet e é muito fácil iniciar essas empresas.
Geralmente, tudo o que o empreendedor precisa é de um computador com conexão à internet para começar a vender produtos, serviços e até mesmo conteúdos.
Para os consumidores, essa modalidade vale muito a pena porque eles podem consumir soluções adequadas às suas necessidades, de maneira muito mais rápida e simples e com segurança.
Mas para obter bons retornos com o empreendedorismo digital, é muito importante conhecer um pouco mais sobre o assunto.
Pensando nisso, este artigo vai explicar o conceito de empreendedorismo digital, mostrar um pouco sobre as suas vantagens e algumas dicas para começar a trabalhar com ele.
Conceito de empreendedorismo digital
Empreendedorismo digital nada mais é do que um modelo de negócios em que produtos e serviços são oferecidos na internet, gerando lucros para a empresa.
Nesse modelo, as pessoas podem vender seus próprios produtos e serviços ou vender soluções de terceiros. Tudo isso usando um blog, site e outros tipos de plataforma, inclusive as redes sociais. Também existem diferentes tipos de empresa, como:
- Produtor de conteúdo;
- Marketing de afiliados;
- E-commerce;
- Influenciador digital;
- Streamer.
Produtor de conteúdo nada mais é do que uma pessoa que produz materiais sobre um nicho específico. Por exemplo, uma costureira pode criar um blog e publicar um material sobre máquina de bordar industrial 4 cabeças.
O marketing de afiliados é a venda de produtos de terceiros que rendem um percentual do valor vendido. As plataformas e-commerce talvez sejam o modelo de empreendedorismo digital mais conhecido.
São lojas hospedadas na internet e que vendem um tipo específico de produto ou diversos produtos diferentes.
O influenciador digital é uma pessoa que cria um perfil nas redes sociais, como no caso do Instagram ou YouTube, e que possui uma grande quantidade de inscritos, com isso, ganha dinheiro produzindo seus conteúdos.
Por fim, streamer é um tipo de influenciador digital, mas que se concentra em fazer transmissões ao vivo de maior duração, promovendo a interação com a audiência.
Vantagens do empreendedorismo digital
Investir em empreendedorismo digital traz muitas vantagens, dentre elas o fato de que esse mercado está muito em alta.
Se uma pessoa quer comprar, por exemplo, curso designado cipa, basta pesquisar o que precisa na internet e encontrar uma empresa que vende a solução.
Isso é cada vez mais comum porque 80% dos brasileiros estão conectados e no ano de 2021, o e-commerce brasileiro vendeu 27% a mais em comparação a 2020.
Também existe o fato de que 52% dos brasileiros fazem compras pelo smartphone e o Brasil foi um dos países líderes em compras online no ano de 2022.
Isso mostra que o comércio eletrônico está aquecido e traz grandes perspectivas de alcance, tanto para quem vende quanto para quem produz conteúdos na internet. O melhor de tudo é que qualquer pessoa consegue fazer isso.
Outra vantagem é que, ao contrário da maioria dos trabalhos convencionais, o empreendedor digital tem uma rotina mais flexível e pode até mesmo conciliar essa atividade com outras funções.
Mas ao contrário do que acontece com um trabalho convencional, os horários não são fixos, portanto, pode ser que o empreendedor precise trabalhar em horários diferentes.
A rotina pode acontecer em casa, em um espaço de coworking, dentro de uma livraria ou em qualquer outro lugar com conexão à internet.
Para abrir uma empresa que oferece serviços de laudo de periculosidade para eletricista pela internet, o investimento inicial é baixo, visto que não envolve as despesas comuns de um espaço físico.
Além do mais, mensalmente, não é necessário arcar com despesas como água, energia elétrica, aluguel de espaço físico, entre outras necessidades. Tendo um computador e uma conexão com a internet já é possível começar.
Por fim, outra grande vantagem é a facilidade em alcançar pessoas, visto que não existem barreiras geográficas como acontece com os negócios tradicionais.
É perfeitamente possível se comunicar e efetuar as vendas para públicos de vários lugares, inclusive de outros países. Essa flexibilidade vai transformando o negócio em algo rentável e viável ao longo do tempo.
Mas para aproveitar todas essas vantagens, é necessário saber investir no empreendedorismo digital.
Dicas de empreendedorismo digital
Para trabalhar com empreendedorismo digital, como uma agência de cuidador de pessoas com necessidades especiais pela internet, é necessário investir em algumas práticas importantes. São elas:
Elaborar um plano de negócios
As facilidades em empreender para internet podem se transformar em uma armadilha se não houver um planejamento por trás.
Assim como acontece com os empreendimentos físicos, é necessário criar um plano de negócios. Trata-se de um documento que vai mostrar quais são as principais ideias e processos adotados para alcançar os objetivos da empresa.
O empreendedor precisa considerar aspectos financeiros, capacidade produtiva, a estrutura que tem disponível, características do mercado, logística, previsão de produção, entre outros fatores importantes.
Antes de começar as atividades, é importante saber como será o ciclo produtivo do negócio e dividi-lo em palavras-chave, como fornecedores, clientes, impostos, funcionários, metas, entre outros.
Por exemplo, no tópico dos funcionários, o empreendedor precisa pensar se vai precisar de colaboradores e de quantos vai precisar.
Ser sincero durante as vendas
Vender qualquer tipo de produto ou serviço na internet, como uma gráfica digital de panfleto marmitex, é um trabalho à distância, por isso, o consumidor está sempre atento à qualidade do produto.
Se ao comprar uma mercadoria ele perceber que suas características não são compatíveis com a descrição do site, dificilmente vai comprar mais vezes. Podendo, até mesmo, fazer uma propaganda negativa para conhecidos e pelas redes sociais.
Ao fazer a descrição dos produtos, é muito importante que ser verdadeiro e explicar detalhadamente seus atributos e ainda garantir uma boa experiência de compra.
Isso significa que o cliente precisa receber o produto no prazo combinado e ter acesso às possibilidades de troca e garantia.
Investir em marketing digital
As estratégias de marketing digital já se tornaram indispensáveis para os negócios físicos, mas ele ainda é mais do que importante para os negócios digitais, afinal, eles estão inseridos neste universo.
Uma loja que vende máquina de cortar piso de bancada pela internet, além de ter o melhor produto e um site confortável, precisa levar esses atributos ao conhecimento das pessoas.
O marketing digital reúne todas as estratégias necessárias para atrair consumidores, desenvolver a identidade da marca e fechar bons negócios.
Existem diferentes tipos de ações que podem ser trabalhadas, como no caso do marketing de conteúdo, e-mail marketing, marketing de busca (SEM) e otimização para os mecanismos de pesquisa (SEO).
O ideal é contar com profissionais que possam realizar esse trabalho para que o planejamento de marketing seja um sucesso, no entanto, quem ainda não tem condições de investir, pode começar com as ações mais simples.
Investir em segurança
Um estúdio especializado em ensaio fotográfico de aniversário investe na segurança de seu site porque sabe que ninguém deseja ser vítima de uma ação criminosa, nem a própria empresa.
As negociações online estão cada vez mais comuns no mundo, só que infelizmente isso também abre espaço para tentativas de golpe. O empreendedor online precisa se proteger dessas situações.
A melhor forma de fazer isso é se informar sobre os tipos de golpes mais comuns, como no caso dos ataques cibernéticos cometidos por hackers.
Mas além de se proteger, é muito importante mostrar para os clientes sobre a seriedade do negócio e fazer com que esses sintam seguros de que o vendedor vai honrar seus compromissos e obrigações.
Assim sendo, uma loja virtual de moveis planejados sala pequena deve investir em diferentes canais de relacionamento com as pessoas, inclusive o telefone.
Um chat no site também transmite credibilidade, permite que os compradores solucionem suas dúvidas e faz com que as pessoas se sintam mais saudáveis durante a transição.
Considerações finais
O empreendedorismo digital veio para ficar, por essa razão, é uma grande tendência e vale a pena investir nele para ter o próprio negócio, sem toda a burocracia que envolve um estabelecimento físico.
Basta estudar o mercado, conhecer quais são as características e preferências do público para criar uma plataforma atraente e que venda muito.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.