Uma maneira de ganhar autoridade na área de atuação e conquistar novos clientes é investindo em marketing de conteúdo, estratégia de marketing que foca na promoção direta da marca por meio de materiais de valor, mas consegue atrair o público de forma natural, graças às soluções que oferecem.
Conhecer o conceito de marketing de conteúdo e como este pode ajudar nos negócios são formas de ter novos clientes, melhorar o faturamento e ter novas oportunidades de negociações para a sua marca.
O que é Marketing de Conteúdo?
O marketing de conteúdo consiste em uma estratégia que visa a atração de clientes a partir da criação de conteúdo relevante.
Para isso, este método de marketing se baseia em ações para promover a marca de forma mais discreta, ou seja de forma “natural” e não invasiva ou paga, o que ajuda a aproximar o público do negócio por meios das soluções oferecidas e a partir da vontade criada no próprio potencial consumidor.
Hoje, o público tem um poder de compra diferente, buscando empreendimentos que se relacione, confie e identifique, escolhendo os conteúdos que deseja consumir para ter informações relevantes e que ajudam no momento da aquisição.
Ao mesmo tempo, é possível ter poder de conhecimento para produzir os conteúdos e materiais mais direcionados, conforme os interesses do público e sua evolução na jornada de compra.
A partir do desenvolvimento de conteúdo valioso e relevante, os profissionais podem atrair o público, que encontrará os materiais, e o reterá, devido aos benefícios (além das informações e confiança) que os materiais oferecem para quem o lê, ensinando algo, resolvendo um problema ou esclarecendo uma dúvida.
Nesse sentido, a venda é apenas uma consequência deste processo, visto que a credibilidade e o relacionamento com a marca é construído por meio desses informativos.
O conteúdo criado não é só útil, mas tem o poder de passar a mensagem certa ao público ideal e no momento em que ele mais precisa.
Ao superar as expectativas das pessoas com conteúdos de qualidade e se introduzir em sua rotina, as possibilidades de compartilhamento serão grandes, bem como a evolução/conversão desses usuários no relacionamento com a marca.
Para que esse fluxo seja possível, um planejamento de conteúdos deve ser elaborado, e para uma atuação mais diversa – ampliando o alcance -, diferentes formatos podem ser explorados, como:
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- Artigos;
- E-books;
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- E-mail marketing;
- Gráficos e infográficos;
- Podcasts;
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- Posts em blogs e redes sociais;
- Vídeos;
- Webinars
- White papers (E-books compactos).
Estes são alguns exemplos de formatos que os profissionais podem explorar para desenvolver os materiais da marca.
Vantagens do Marketing de Conteúdo
Os investimentos neste conceito de marketing podem ajudar as empresas em muitos aspectos, proporcionando resultados interessantes e possibilitando que ela alcance os objetivos e metas estabelecidas no planejamento de forma mais precisa.
No entanto, de forma mais específicas, algumas das vantagens interessantes para os negócios são:
- Gera brand awareness (consciência sobre a marca);
- Aumenta o tráfego do site;
- Educa o mercado;
- Melhora o engajamento da marca;
- Impulsiona a geração de leads (potenciais clientes);
- Qualifica os leads antes da compra;
- Proporciona mais vendas;
- Reduz o custo de aquisição de clientes;
- Melhora o lifetime-value.
Como colocar as estratégias de marketing de conteúdo em prática?
O grande foco das estratégias de marketing de conteúdo é ajudar no engajamento do público e crescimento da base de clientes por meio da produção de conteúdo.
Para isso, o processo é dividido em cinco etapas: planejamento, elaboração da persona (representação do cliente ideal), criação de conteúdo, distribuição e mensuração dos resultados.
Com as metas e objetivos mapeados, os profissionais podem começar a colocar em prática as estratégias considerando esses processos e o funil de compra criado, de modo a ter melhores resultados e se relacionar adequadamente com os consumidores.
Esse processo pode ser otimizado por meio de algumas técnicas voltadas a criação de conteúdos e de relacionamento, considerando os canais que podem ser utilizados. COnfira mais sobre isso nos tópicos a seguir:
Aposte no poder do Inbound Marketing
Considerado um importante braço do marketing de conteúdo, o Inbound Marketing é conhecido em português como marketing de atração.
O foco do inbound é captar o interesse das pessoas de modo não invasivo e não interruptivo.
Com esta estratégia, as marcas procuram entender as necessidades dos consumidores, definindo um canal de comunicação no qual as pessoas podem entrar em contato (e vice-versa), promovendo formas de oferecer soluções interessantes a esses usuários.
Para o sucesso com as estratégias de inbound marketing é necessário seguir algumas etapas:
- Atração;
- Conversão;
- Vendas;
- Encantamento.
Ao colocar em prática, é possível conquistar e evoluir o público, alcançando excelentes resultados.
Utilize o e-mail Marketing
Essa é uma estratégia muito potente para manter o contato com os leads e clientes.
Um fator interessante do e-mail marketing é a possibilidade de divulgar novos conteúdos, bem como informar lançamentos e disponibilizar ofertas, aproximando mais o público e trazendo diferenciais para o relacionamento, estimulando as vendas.
O segredo da estratégia é uma comunicação personalizada, que ajuda a criar conexão com os consumidores.
Invista na criação de um blog
O blog ainda é um ótimo canal para aumentar a audiência e criar um bom relacionamento com os potenciais clientes, algo que gera um tráfego qualificado para o site de vendas da empresa.
Criar conteúdos focados nas principais dúvidas e interesses dos consumidores pode ser o caminho para ter frequência nas postagens e promover a evolução da jornada do consumidor.
Recorrer às práticas de SEO (Search Engine Optimization) e utilizar as palavras-chave de modo estratégico é uma excelente maneira dos usuários encontrarem os seus conteúdos ao realizar buscas nos principais buscadores, como Bing, Google e Yahoo, e iniciar esse relacionamento.
Recorra às redes sociais e considere o engajamento
As redes sociais são muito importantes nas estratégias de marketing, pois ajudam na divulgação dos conteúdos, além de aumentar as possibilidades de ter bom engajamento e se aproximar dos clientes, humanizando a marca.
Responder os comentários, por exemplo, permite que a equipe de marketing compreenda melhor o público e ajuda no processo de tomada de decisões a respeito das estratégias.
Estes são alguns exemplos do que pode ser feito na prática de marketing de conteúdo, mas nada impede os profissionais de implementarem outras dicas e campanhas, conforme os objetivos e necessidades identificados no planejamento.
Portanto, com uma abordagem diferenciada e criatividade, o marketing de conteúdo pode gerar ótimos ganhos na formação e retenção da base de clientes.