A taxa Selic é o principal instrumento de política monetária do Banco Central do Brasil e é utilizada para regular a oferta da moeda. Além disso, essa taxa tem impacto direto na economia e, consequentemente, no bolso dos brasileiros, inclusive no preço da Chapa De Acm da sua empresa.
Neste conteúdo, vamos entender o que é a taxa Selic, como ela funciona e quais são os seus principais impactos na economia brasileira. Gostou da pauta? Então fique com a gente!
O que é Taxa Selic?
A taxa Selic refere-se aos juros da economia brasileira que é definida pelo Banco Central do Brasil (BC). Essa taxa influencia diretamente a economia, afetando o custo do crédito, investimentos e a inflação.
Quando a taxa Selic está alta, o custo do crédito tende a ser maior, afetando diretamente as pessoas que tomam empréstimos. Vale ressaltar que ela também pode impactar negativamente o mercado de ações, uma vez que os investidores tendem a migrar para ativos mais conservadores quando os juros estão altos.
Por outro lado, quando a taxa Selic está baixa, o custo do crédito tende a cair, beneficiando as pessoas que tomam empréstimos, então esse seria o momento ideal para você abrir o seu negócio de Servomotor.
Além disso, pode impactar positivamente o mercado de ações, pois os investidores migram para ativos mais rentáveis quando as taxas de juros estão baixas. Portanto, é importante analisar essas métricas para descobrir qual é o melhor momento de fazer investimentos e abrir um novo negócio.
Como a Taxa Selic funciona?
A taxa Selic é a taxa de juros básica da economia brasileira e é utilizada como referência para o mercado financeiro. Ela é definida pelo Banco Central do Brasil e impacta diretamente na taxa de juros cobrada pelas instituições financeiras.
Como mencionamos acima, quando a taxa Selic está alta, os juros cobrados também tendem a ser altos, o que pode encarecer os empréstimos e financiamentos. Quando a taxa Selic está baixa, os juros tendem a cair, tornando os empréstimos e financiamentos mais baratos.
A taxa é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que é um órgão do Banco Central, e é atualizada a cada 45 dias, com a possibilidade de se manter estável, diminuir ou aumentar. As reuniões normalmente começam numa terça-feira e são finalizadas na quarta-feira da mesma semana, seguindo um calendário preestabelecido.
Qual é a história da Taxa Selic no Brasil?
A história da Taxa Selic no Brasil iniciou-se em meados de 1994, quando ocorreu a hiperinflação no país. A partir daí, o Banco Central do Brasil (BCB) passou a adotar a taxa Selic como instrumento para a política monetária. A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e é utilizada pelo BCB para controlar a inflação.
Desde então, essa taxa vem sofrendo alterações constantes, de acordo com as necessidades do mercado. Em 2015, por exemplo, com a crise econômica que atingiu o país, a taxa Selic foi reduzida drasticamente para incentivar o consumo e o investimento. Já em 2016, com a melhora da economia, a taxa voltou a subir.
Atualmente, a taxa Selic está em 14,25% ao ano e deve continuar subindo nos próximos meses. No entanto, isso pode mudar caso o número de casos da COVID-19 aumente no país.
Quais são os principais fatores que influenciam a Taxa Selic?
A Taxa Selic é o principal instrumento de política monetária do país e tem como objetivo principal manter a inflação sob controle. Sua variação pode impactar positiva ou negativamente o bolso dos consumidores, afinal, ela interfere diretamente nos juros praticados pelo mercado.
A taxa Selic também influencia na rentabilidade dos investimentos, pois quanto maior ela for, menor será o retorno das aplicações em renda fixa.
Por isso, é importante ficar atento às variações da taxa para escolher a melhor forma de investir seu dinheiro. As mudanças podem ocorrer tão rápido quanto a secagem de uma pintura com Catalisador para tinta.
Como a Taxa Selic impacta no seu bolso?
A Taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira e ela impacta diretamente no seu bolso, pois quando ela sobe, os juros dos empréstimos também sobem e o valor da dívida fica mais caro.
Além disso, a Selic também afeta o mercado de ações, pois uma alta taxa torna o mercado mais instável e os investimentos em ações podem não render tanto. Portanto, mantenha a Luminária De Emergência sempre acesa para essas mudanças, para saber se vale a pena investir ou não.
Agora é só aproveitar essas informações para tomar as melhores decisões possíveis para a sua empresa e para os seus gastos pessoais! Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.
Esse artigo foi escrito por um criador de conteúdo do Soluções industriais.