Em algum momento da sua vida você provavelmente já ouviu falar sobre o termo mindfulness, certo? Esse é um conceito extremamente popular na atualidade, essa palavra que no latim, significa “meditare” e tem como representatividade, se desligar do mundo exterior e se conectar com o seu interior, se voltando para dentro de si mesmo.
Ou seja, essa é uma forma de cultivar a paz interior, reunindo um conjunto de técnicas que trabalham bem a sua mente, se conectando diretamente com o presente, e tendo o foco total em tudo que está acontecendo agora, de imediato ao seu redor, é claro que essa visão instantânea de concentração imediata seria bem usada dentro das empresas.
Se conectar com seu interior e ter o foco no presente é algo crucial para aumentar a produtividade empresarial incluindo dentro das indústrias, por mais que no 4.0 as coisas funcionem quase que de forma automatizada, os colaboradores ainda tem papel fundamental no meio de tudo isso, assim como as mangueiras de hidrante em um incêndio ou a fita gomada em projetos de artesanato.
Mas será que a meditação mindfulness é realmente eficaz no ambiente empresarial? Mesmo com tantas ações que devem ser feitas no cotidiano, será que vale a pena tirar um tempo para essa meditação? Quais são seus benefícios para a saúde física e mental dos colaboradores? Bora conferir? Então vamos lá!
Mindfulness, essa prática vale mesmo a pena ou é perda de tempo?
Olhando à primeira vista muitos pensam que o mindfulness é uma grande perda de tempo, afinal, com uma rotina corrida dentro da produção industrial, será que vale realmente a pena tirar alguns minutos do dia para realizar a meditação? Acredite, vale e muito! Primeiro vamos ressaltar que essa não é uma prática exclusiva de alguma religião como o budismo, na verdade, essa técnica foi criada baseada na ciência e não tem nenhum vínculo religioso.
O segundo ponto é que sim, essa é uma prática que vale muito a pena ser executada, isso porque ela colabora diretamente com ganhos da saúde mental, física e o aumento da produtividade, ela auxilia no foco e todo tempo que você gasta meditando, é recompensado durante sua produtividade.
Para se ter uma noção, alguns grandes empreendedores da atualidade como Bill Gates e Steve Jobs, mestres em gestão de tempo praticavam o mindfulness, o que só reforça o quanto essa meditação é útil em qualquer aspecto. Abaixo, separamos seus principais benefícios dentro das empresas industriais, confira!
Redução do estresse e ansiedade
O primeiro e mais claro benefício é a redução direta do estresse e da ansiedade, ao praticar o mindfulness, você consegue tirar um tempo para relaxar e focar a sua mente e entrar em sintonia com o seu corpo, ao mesmo tempo que você está concentrado no seu interior, sua mente se esvazia como uma caixa de papelão para tudo que vai do lado externo.
Com isso, você consegue relaxar, ficar mais tranquilo e sossegado e esquivar do excesso de estresse que a rotina dentro da empresa pode gerar, nós sabemos o quanto o estresse pode afetar o seu cotidiano pessoal e profissional, então evitar isso é sempre o ideal.
Favorece a inteligência emocional e ajuda nas tomadas de decisões mais conscientes
O termo inteligência emocional também tem ganhado muita força nos últimos tempos principalmente dentro do ambiente de trabalho, para quem não sabe, esse conceito representa justamente saber lidar com suas emoções, controlar os sentimentos e sempre manter a serenidade e uma ótima postura até em situações adversas.
Por mais que muitas vezes isso seja complicado, o mindfulness ajuda nessa parte de relaxamento e de controle emocional, fazendo que mesmo lidando com a pressão dentro da indústria, seja possível gerenciar os sentimentos e se manter sob controle em situações complicadas.
Além disso, esse conceito atua diretamente com um foco mais claro para as tomadas de decisões e execução de ações, é possível fazer escolhas difíceis e sob pressão de uma forma muito mais eficiente, analisando a situação de forma racional mais do que emocional, e escolhendo o caminho certo com mais certeza e convicção.
Potencializa o foco e a produtividade
É claro que o foco e a produtividade não poderiam estar fora da nossa lista, por mais que muitas ações da indústria 4.0 sejam automatizadas precisando apenas de um painel eletrônico para o seu controle, ainda existem operações manuais que precisam de uma mão humana para funcionarem.
E o mindfulness ajuda justamente esses colaboradores a terem mais foco e executarem essas ações manuais de forma muito mais produtiva, rápida e mantendo a eficiência e potencializando a qualidade.
Essa meditação explora o melhor de cada colaborador e faz com que ele fique concentrado no trabalho atual, potencializando seu foco e ajudando a produzir mais em um espaço menor de tempo.
Melhora a saúde física, o organismo e a resistência a dor
Quem disse que o mindfulness não atua na parte física? Esse tipo de meditação colabora diretamente com a melhoria na saúde física e no funcionamento do seu organismo em geral, com o foco no agora, é muito mais fácil se concentrar na sua saúde.
E é claro, uma mente saudável também representa um corpo saudável, principalmente na criação da resistência à dor e no desenvolvimento e melhoria do seu próprio organismo, o que colabora não só para blindar a mente mas também o corpo.
Fortalece as relações interpessoais, trabalha o autoconhecimento e ajuda a evitar a depressão
Por fim, o mindfulness atua diretamente na sua saúde mental, fortalecendo suas relações interpessoais, tudo é muito mais claro e bem resolvido, sem burburinhos, fofocas ou algo que prejudique a si mesmo ou ao ambiente de trabalho no geral.
Essa meditação também representa uma viagem de autoconhecimento, que permite extrair informações profundas sobre si próprio, isso faz com que você entenda seus traumas, seus defeitos, suas qualidades e seu passado, abordando e resolvendo possíveis interferências e solucionando qualquer tipo de gargalo interno.
Tudo isso somado, também colabora para o combate a depressão, uma pessoa que se conhece e tem uma boa relação com seus colegas, tende a ter uma rotina muito mais feliz e realizada, evitando a propagação de possíveis doenças mentais na sua rotina.
Separe um sistema de som ambiente calmo e tire um tempo dentro da sua empresa para praticar o mindfulness aproveitando os sons seja de um som ou até mesmo da chuva em cantoneiras de ferro, acredite, isso pode mudar por completo a vida e rotina de seus colaboradores.
O que achou do texto de hoje? Deixe a sua opinião nos comentários abaixo e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares caso tenha gostado do conteúdo, até a próxima!