Pedalar todos os dias: conheça os benefícios

Pedalar todos os dias

Você sabia que pedalar todos os dias pode trazer inúmeros benefícios para seu corpo e a sua mente? Não? Então este artigo foi escrito para você. Leia tudo até o final e descubra como pedalar poderá te proporcionar momentos de prazer e bem-estar.

Diversos estudos já comprovaram que pedalar faz muito bem para o corpo e para a mente. Precisando apenas de uma pedalada diária de cerca de 30 minutos para já te agregar benefícios para o resto da sua vida.

Corpo e mente saudáveis

Pedalar diariamente te proporciona momentos de prazer e bem-estar. Você vai encontrar pessoas com o mesmo objetivo e fazer novas amizades.

Para a sua saúde, pedalar todos os dias vai proporcionar a prevenção de doenças como o diabetes, já que a prática deste exercício faz o seu organismo controlar os níveis de açúcar no sangue.

Também será possível ajudar no que se refere à prevenção de doenças cardiovasculares e cardiorrespiratórias.

Este tipo de exercício causa baixo impacto nas suas articulações, sendo indicado para aquelas pessoas que têm algum tipo de restrição ou problemas articulares. Já que pedalar é muito mais suave que a corrida, por exemplo.

Isso é possível porque, diferente de outros esportes, o contato com o chão não é constante, causando alívio nas articulações.

Meio de transporte sustentável

Com a correria do dia a dia e o trânsito cada vez mais engarrafado, optar por utilizar a bicicleta como o seu meio de transporte é uma alternativa cada vez mais realista.

Hoje em dia, as grandes cidades já estão se adaptando a esta nova realidade, sendo possível ver a crescente malha de ciclofaixa disponível.

Além de ser barato é um meio de transporte totalmente sustentável e que não polui o meio ambiente.

Este já seria um excelente motivo para te fazer pedalar todos os dias.

Músculos mais fortes

Com o benefício de prevenir doenças, ser um meio de transporte alternativo bastante eficaz, a bicicleta ainda pode te deixar mais forte.

Essa realidade é viável porque pedalar todos os dias vai ser capaz de desenvolver melhor os seus músculos, já que nesse esporte as suas pernas estão em constante movimento.

Você ainda vai conseguir perder gordura, aumentar o ganho de massa muscular e deixar seus músculos incrivelmente mais fortes. Tudo isso graças a uma nova rotina simples e fácil de se adaptar.

O começo pode ser difícil

Se você não tem nenhum hábito de exercícios, pode e deve sentir a mudança. O principal é não deixar se abater.

Comece fazendo pequenos percursos. Não queira começar a fazer longas distâncias. Isso vai te deixar muito cansado e pode te desestimular a pedalar diariamente.

À medida que os dias forem passando, você vai se sentir cada vez mais forte e disposto. Aumente a distância do percurso gradativamente, de forma que você se sinta desafiado, mas ainda assim bastante confortável com a nova rotina.

Pedalar vai te dar mais fôlego e disposição para outras atividades. Como você vai precisar de mais força e fôlego, com o passar dos dias de pedal você vai notar que o seu vai melhorar a capacidade física e também a capacidade cardiorrespiratória.

Humor elevado

Pedalar te deixa mais feliz. Isso é um fato, mas tem explicação científica. A endorfina é um hormônio relacionado ao bem-estar.

Quando você vem de uma rotina enfadada, sempre de mau-humor ou sem disposição, significa que este hormônio está em falta no seu corpo.

Ao se exercitar regularmente, seu corpo passa a liberar endorfina no seu organismo, por isso você consegue aproveitar o dia de mais feliz e enérgica.

Melhore a qualidade de vida

Pedalar deveria ser um hábito de todos. Um meio de transporte eficiente, um esporte saudável e de baixo impacto, protege sua saúde e te deixa mais feliz.

Pesquisas comprovam que andar de bicicleta os níveis de HDL no sangue ficam mais elevados, impedindo o acúmulo de colesterol nas artérias e ainda diminui a oxidação do LDL em cerca de 50%.

Lembro ainda do fato de que pedalar aumenta o seu metabolismo, ajudando na eliminação da gordura adquirida por meio da alimentação. Melhore a disposição e a qualidade de vida.

Noites de sono mais tranquilas

Para pessoas que sofrem de insônia, pedalar é um excelente remédio. O pedal diário é capaz de interferir na qualidade do seu sono de forma altamente positiva, fazendo com que seu sono fique mais regulado e você durma por mais tempo.

Quando não dorme direito, as pessoas costumam ficar mais abusadas e de mau humor, por isso este é mais um grande motivo para você começar a pedalar diariamente o quanto antes.

Pedalar todo dia faz mal?

Isso é um mito, porém precisa ver os detalhes. Pedalar todos os dias não vai te fazer mal, desde que você tenha coerência no tipo de pedal que você está fazendo.

Se você está fazendo algo que está te deixando fatigado, provavelmente você está pedalando além da sua capacidade física no momento, e nesse caso sim, pedalar todo dia vai te fazer mal.

Porém, se você pedala de forma proporcional ao seu condicionamento físico, mantendo-se no limiar das suas necessidades e objetivos, não há nenhuma restrição em você pedalar diariamente.

Respeite seu corpo

O principal ponto a se analisar inicialmente é que você deve respeitar o seu organismo. Não tente fazer uma longa distância se seu corpo sequer está acostumado a dar uma volta no seu bairro.

Essa conta não vai fechar de forma satisfatória se você optar por começar dessa maneira. Faça um período de adaptação e veja a evolução fluindo naturalmente.

Antes de começar, defina um objetivo

Você pode traçar um objetivo antes de iniciar uma rotina de ciclista. Defina se quer emagrecer, espairecer, de transportar, etc.

Não importa qual seja o seu objetivo inicial, o importante é começar o quanto antes e já ver os benefícios que esse esporte vai proporcionar na sua vida.

Pedalar todos os dias vai te dar muito mais disposição e melhorar seu humor, elevando sua autoestima e te proporcionando momentos de prazer e bem-estar.

Uma dica boa, leia esse artigo (red silver é boa). E saiba como fazer alimentos mais saudáveis.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *