O WhatsApp é um dos principais meios de comunicação usados hoje. O Brasil possui 120 milhões de usuários ativos, o que faz do aplicativo uma oportunidade importante para estratégias de marketing digital.
Pensando nesse novo âmbito, em 2009 foi criado o WhatsApp Business, uma ferramenta destinada a empresas que desejam usar o App profissionalmente.
Portanto, agora é possível se comunicar diretamente com cada cliente e promover ofertas de produtos e serviços mais efetivamente.
Isto posto, nesse texto você vai encontrar informações sobre os benefícios do WhatsApp aplicado ao marketing digital, 5 dicas para implementá-lo na sua empresa e as principais estratégias envolvidas.
Os benefícios do WhatsApp para o marketing digital
A criação do WhatsApp Business agilizou o processo de adoção do aplicativo como canal de comunicação entre empresas e clientes, com:
Mais rapidez
Os canais tradicionais de marketing, como anunciar no Google Ads, precisam ser continuamente acompanhados para garantir que a publicidade esteja chegando a um bom número de pessoas.
Com o WhatsApp, a empresa tem a possibilidade de enviar mensagens diretamente para os clientes. O aplicativo avisa quando a mensagem foi aberta e lida ou se foi ignorada.
A razão é simples, as pessoas usam o aplicativo para se comunicar com amigos e familiares.
Sendo assim, as chances da mensagem da empresa ser vista é muito maior do que um e-mail, por exemplo.
Maior comodidade
O WhatsApp já é parte integrante da vida de 120 milhões de brasileiros. Eles estão profundamente familiarizados com o aplicativo.
Uma empresa que aposta no app como canal comunicativo estará se juntando aos outros tantos contatos de cada cliente.
Quem decide se a mensagem será lida e respondida são eles, ou seja, é um método de marketing menos invasivo do que as campanhas de Instagram Ads, para citar um exemplo clássico.
5 dicas para implementar
A implementação de estratégias pelo WhatsApp precisa ser baseada em certos aspectos previamente definidos pela empresa.
A seguir, reunimos 5 dicas para concretizar essa implementação de forma plena e eficaz.
1- Personalize o contato
Por se tratar de um aplicativo de mensagens pessoais, o WhatsApp permite uma certa informalidade na hora do contato.
Sempre use o primeiro nome do cliente e segmente o tipo de conteúdo enviado de acordo com os interesses dele.
Ainda assim, não abuse da informalidade, toda empresa precisa manter um grau de profissionalismo e seriedade.
Entretanto, usar memes e figurinhas pode dar um tom aprazível à comunicação.
2- Não seja invasivo
Mantenha um ritmo de mensagens que seja o suficiente para informar os clientes sem enchê-los de propaganda.
Lembre-se de que a ideia é ter uma conversa com as pessoas. Então, deixe o canal aberto para que ele se sinta confortável para se comunicar com você.
3- Use outros canais
O WhatsApp não deve ser seu único canal de marketing. Use outros canais para maximizar seus resultados.
O ideal é capacitar sua equipe para que ela saiba como funciona o Facebook Ads e outras ferramentas tão importantes quanto.
4- Faça planejamentos
É muito importante planejar previamente que tipos de conteúdos serão enviados.
Pense no tom que a empresa deseja adotar e no tipo de informação que faz a diferença na vida dos clientes.
Defina quais serão os tipos de conteúdos, exemplos:
- Ofertas;
- Vídeos de divulgação;
- Textos com códigos promocionais;
- Contato pós-venda.
Defina a faixa de horário que eles devem ser postados, e mantenha a estratégia sempre organizada.
5- Atendimento ao cliente
Antigamente era comum que cada empresa tivesse um SAC, que deveria ser contatado pelo telefone.
Aproveite o WhatsApp para cumprir essa função de forma mais simples e agradável.
Garanta que o contato da empresa pelo App fique explicitado nas páginas dela para evitar clientes desinformados.
Estratégias para o WhatsApp
O primeiro durante o planejamento é saber quais são os objetivos da empresa e como eles serão alcançados.
Uma das grandes vantagens do aplicativo é o poder de solidificar relacionamentos por meio dele.
Pense sempre nos tipos de problemas que seus clientes tem e se esforce para resolvê-los.
Com o WhatsApp você pode direcionar conteúdo instrutivo, como posts de blog, direto para cada cliente, por exemplo.
Treine a sua equipe para responder positivamente a qualquer retorno que ela possa vir a receber pelo aplicativo.
Isso aproxima a empresa do consumidor e indica que o empreendimento se importa com a opinião dos clientes.
Por fim, trabalhe em um método para divulgar produtos novos pelo WhatsApp.
É importante mapear todos os clientes para que a comunicação seja mais efetiva, ou seja, enviar as ofertas de acordo com os padrões de consumo de cada perfil.
O WhatsApp vai muito além de um aplicativo de mensagens instantâneas, ele representa novas e empolgantes oportunidades para as empresas.