Entrar em um site buscando um serviço que você precisa com urgência e acabar se deparando com diversos formulários iguais para preencher e esperar horas e às vezes dias, até chegar em um atendente. Cansa, não é? Pensando na praticidade e em como ganhar mais clientes através do atendimento rápido surgiu o marketing conversacional.
Em busca de um diálogo mais humanizado, empresas procuram uma maneira de melhorar a experiência dos usuários em seus sites de buscas e aplicativos, levando um atendimento automático, mas, humanizado e personalizado.
Confira este conteúdo como funciona esse estilo de marketing.
O que é o marketing conversacional?
O marketing veio para facilitar o ciclo de vendas de uma empresa, que ao invés de utilizar uma única pessoa para responder às demandas da empresa, eles utilizam um atendimento mais robotizado e que pode estar disponível 24 horas por dia, e assim aumenta as chances de fechar com um cliente.
Esta nova estratégia tem como objetivo melhorar a experiência virtual do consumidor, pois na internet é onde ele passa a maior parte do tempo, procurando tudo o que precisa e a interação com esses usuários é de extrema importância.
Essa necessidade se dá pois muitas empresas perdem vendas justamente por não ter um atendimento online de qualidade.
Ele é usado para uma comunicação mais direta que não depende de um ser humano para ver tudo, pois esse processo de atendimento pode acompanhar o seu cliente desde o momento da pesquisa até quando ele recebe e se tiver algum problema.
Esse processo de acompanhamento é muito importante para a valorização da empresa, já que o contratante tem uma atenção 24hrs voltada para as suas dúvidas mais importantes e pode ser acessível para pessoas com alguma deficiência.
Além do mais, toda essa facilidade de atuar pelo chatbots com os clientes, ajudam no não acúmulo de ligações no SAC de perguntas e dúvidas e evita o deslocamento dos clientes até a empresa.
Benefícios do marketing conversacional
Um dos princípios benefícios dessa técnica é melhorar o relacionamento com os clientes e a sua visibilidade no mercado. Vamos ver algumas:
- Redução de perda de tempo;
- Menos gastos com grandes equipes;
- Dados concretos sobre os usuários;
- Reconhecimento no mercado virtual;
- Atendimento personalizado.
São inúmeras vantagens quando o assunto é a utilização do marketing conversacional.
Muitas pessoas já aderiram às compras na internet como uma forma de adquirir tudo o que precisa no conforto de suas casas, então empresas que desejam chegar nessas pessoas devem se adequar aos seus perfis.
O uso de personas para atrair o cliente certo e poder progredir para uma compra também é essencial, já que com o perfil certo, as mensagens automáticas ficam cada vez mais personalizadas, e o cliente se identifica com o anunciante.
Outro benefício do marketing conversacional é o investimento mínimo inicial, já que não é algo que necessite altos custos para começar.
Alguns apps de mensagens instantâneas já vem por si só com a função de enviar mensagens automáticas, podendo ser personalizadas ou não e até controlando o horário.
Você sabe onde pode usar o marketing conversacional?
Ele pode ser usado em diversos lugares como nas redes sociais, que podem usar mensagens automáticas para responder os clientes e atender suas necessidades através dos chats e comentários. Até mesmo no Instagram pode ser usado a Bio para Instagram com o objetivo conversacional ao direcionar para links estratégicos.
Também é muito comum o atendimento por telefone robotizado, mas que também pode ser personalizado quando a inteligência artificial consegue reconhecer os comandos de voz do cliente e atender aos seus comandos, fazendo assim o atendimento mais humanizado.
Aplicativos de mensagens também podem ser muito usados, através das mensagens instantâneas, que conseguem responder e interagir com os clientes de uma maneira bem rápida.
Você entendeu como funciona o marketing conversacional?
Basicamente, ele serve para estabelecer conexões mais reais com o público, agilidade e eficiência, melhorando a comunicação com o público e os resultados da empresa.
O uso do marketing conversacional se torna essencial cada dia mais, a necessidade de um atendimento cada vez mais rápido e que atenda de verdade a necessidade do cliente.
Se adequar a isso para ter uma marca mais reconhecida é essencial e a empresa será mais visada.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.