Desenvolvimento de sites: tudo o que você precisa saber em 2023

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O desenvolvimento de sites é um trabalho que pode trazer muitos desafios para quem faz a gestão de projetos web. Isso se dá por conta da necessidade de visualizar desde o início qual é a demanda por parte dos usuários.

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O ideal é ter em mente todas as etapas necessárias para desenvolver a plataforma, indo desde a concepção da ideia, passando pelo planejamento, lançamento do canal, necessidades de atualização e manutenções importantes para que ele evolua.

Ter um site é muito importante para qualquer empresa hoje em dia porque se trata do canal oficial da marca na internet. Mesmo com o crescimento das redes sociais e sua relevância para as organizações e suas estratégias, ele é insubstituível.

Em outras palavras, mesmo que a corporação tenha excelentes estratégias de marketing digital e vendas em vários canais digitais, nada pode substituir o site institucional, principalmente para quem quer vender na internet.

Mas não basta apenas construir um site, é necessário que ele seja elaborado dentro dos moldes que vão garantir seu sucesso.

Este artigo vai explicar os passos essenciais para planejar e desenvolver essa plataforma, mostrar quais são os elementos-chave e como eles influenciam a experiência do usuário, e como utilizar o site para garantir uma boa performance.

Como planejar e desenvolver sites

A primeira etapa para ter um site de qualidade é um diagnóstico que vai levantar tudo o que é necessário para conduzir o projeto. Isso envolve um entendimento real sobre os objetivos e metas que vão embasar as decisões. Os pontos mais importantes são:

  • Entender a demanda;
  • Compreender o público;
  • Analisar métricas;
  • Avaliar a navegabilidade.

Depois de compreender todos esses aspectos, começa o planejamento para desenvolver uma estratégia que vai posicionar o site nos meios digitais.

Supondo que seja a plataforma de uma escola de curso para primeira habilitação, o ideal é trabalhar com a matriz SWOT para prever forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, bem como uma estratégia de comunicação.

Tudo isso vai garantir uma presença eficiente nos canais digitais, e é fundamental que a matriz consiga cruzar os produtos, serviços e informações do negócio, como no caso das características do público.

São dados indispensáveis para desenhar a arquitetura do site e que precisa ser validado para evitar problemas e frustrações no futuro. O método de trabalho e o modo como as informações são organizadas são responsáveis pelo sucesso ou fracasso do site.

Tendo como base as necessidades, além dos produtos e serviços priorizados, é possível fazer o mapa do site e seu wireframe com a macro e a microarquitetura, que nada mais é do que um protótipo do projeto.

Durante o planejamento, o desenvolvedor vai criar um plano de implementação para especificar as funcionalidades e ferramentas envolvidas no funcionamento do projeto.

No caso do site de uma loja de revestimento de parede em ACM, também é neste momento que são definidos os requisitos para escolher uma ferramenta de gestão de conteúdo.

A matriz de conteúdo deve ser definida com base naquilo que será produzido inicialmente e o que deve ser atualizado periodicamente. Isso também envolve a equipe necessária para que o canal funcione adequadamente.

Também é o momento de definir uma equipe que vai alimentar o site e cuidar de sua manutenção, além de determinar um plano de métricas para que a visitação seja monitorada.

Esse também é um processo que traz uma estimativa maior sobre o investimento necessário para implantar requisitos de sistema e usar ferramentas adequadas para a manutenção.

Depois de validar a estratégia e ter o planejamento do processo que será construído, os profissionais de comunicação vão contratar o layout, a identidade visual da plataforma e replicá-la para as telas do wireframe.

Elementos-chave do design de site

Para criar o site de um despachante mais próximo de mim, o desenvolvedor precisa conhecer os elementos mais importantes do design e de que maneira eles podem influenciar a experiência do usuário.

Um dos mais importantes é a sua utilidade, porque de nada adianta criar um site visualmente atraente se ele não for capaz de entregar aquilo que o usuário espera. Com base nisso, é essencial pensar em conteúdos que possam satisfazer o público.

O usuário potencial é aquele que enxerga valor no que está sendo apresentado e recomenda os produtos e serviços para outras pessoas, desse modo, a página deve entregar soluções para essas pessoas.

O segundo elemento é a usabilidade, tendo em vista a importância de facilitar o uso e garantir uma boa experiência para os visitantes. Uma interface intuitiva está de acordo com as perspectivas de interação entre a ferramenta e os usuários.

A usabilidade é um elemento fundamental para atender aos objetivos do visitante, e para que ela tenha qualidade, primeiro deve-se considerar o fato de que o público desconhece o site.

As pessoas precisam ser guiadas até as informações que procuram, o que acontece por meio de uma hierarquia e distribuição lógica dos elementos visuais, das informações e das próprias páginas.

A estética é o terceiro elemento e serve para alinhar visual atraente com boa experiência. O site de um centro veterinário especialista em dermatologia precisa atrair as pessoas logo no início por meio de uma estética atrativa.

Os elementos que fazem parte do layout vão estabelecer uma comunicação, usando para isso textos e imagens. É como se ele fosse a vitrine de uma loja, e quanto mais atraente, mais chances de as pessoas entrarem e se sentirem confortáveis.

Uma das principais estratégias usadas pelos designers é a psicologia das cores, uma vez que elas influenciam o comportamento humano. No marketing digital, também são ótimas para promover produtos e serviços.

O site de um fabricante de roda de polir também precisa pensar no desempenho para que seu carregamento seja veloz, além de evitar links quebrados e desempenho negativo em diferentes dispositivos.

Se a plataforma não tiver um bom desempenho, o usuário pode simplesmente desistir e procurar outro site.

Isso acaba prejudicando o posicionamento da plataforma nos resultados de pesquisa, uma vez que os algoritmos dos buscadores consideram a experiência do usuário e o nível de relevância do assunto nas páginas.

Por último, outro elemento muito importante é a acessibilidade porque ela elimina problemas de navegação na internet que possam impedir pessoas com algum tipo de deficiência visual, cognitiva ou auditiva.

Como otimizar o site

Para otimizar o site da empresa, o primeiro passo é cuidar da indexação, pois ela trata do potencial da plataforma em ser posicionada nos primeiros resultados de pesquisa de motores de busca como o Google.

Supondo que alguém utilize a palavra-chave banho e tosa perto de mim preço para pesquisar o que precisa no Google. Essa pessoa, provavelmente, vai clicar na primeira opção que aparece para ela na página de resultados.

Os usuários fazem isso porque confiam no critério de seleção do Google, portanto, é fundamental ter um bom posicionamento nos resultados de pesquisa.

Outra coisa muito importante é investir em um blog, visto que ele melhora a indexação do site, gera mais páginas e mais links, sendo possível usar palavras-chave e aparecer mais vezes no buscador.

No que diz respeito à velocidade, é fundamental cuidar muito bem disso porque os mecanismos de busca levam em conta o tempo de carregamento para posicionar a página.

Uma creche para animais de estimação pode melhorar o tempo de carregamento habilitando o cache do navegador, pois ele evita a sobrecarga do servidor. Também é interessante eliminar o excesso de imagens, principalmente se elas forem muito pesadas.

A estrutura está relacionada ao modo como as informações estão disponíveis, considerando o design e o modo como as páginas se conectam. Se a estrutura tiver baixa qualidade, pode aumentar as taxas de rejeição.

Para evitar esse problema, é fundamental manter o site organizado e focado nos usuários. Por último, toda a arquitetura deve ser muito bem pensada porque ela ajuda a organizar a página e define o modo como o ambiente será criado.

O site de uma clínica de home care enfermagem tem uma boa estrutura porque as páginas são conectadas, permitindo que o usuário navegue de maneira mais fluida e contextualizada.

Saber estruturar os links é necessário para que os visitantes possam percorrer a página de maneira mais natural. Por fim, também é importante desenvolver uma boa página inicial, pois assim o usuário vai permanecer mais tempo.

Considerações finais

O site institucional é indispensável para que a empresa tenha uma estratégia de marketing e comunicação completa.

Ele traz mais credibilidade para o negócio e aumenta o nível de confiança do consumidor em relação à marca.

Mas para que ele ofereça todos os benefícios e facilite as ações da companhia, ele precisa ser bem elaborado e planejado.

É a melhor forma de garantir uma boa experiência para os usuários e permitir que o negócio possa usufruir todas as vantagens de ter sua própria página na internet.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


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