O mercado brasileiro de streaming é um dos que mais cresce no mundo. Com a ascensão dos gigantes do streaming nacional, espera-se que esse crescimento continue em 2023.
O trio de ferro, também conhecido como Amazon Prime Video, Netflix e Globosat Play, lidera o mercado brasileiro de streaming há anos. Eles aumentaram seu faturamento e número de usuários de forma meteórica no país.
Com estratégias de lançamento de produtos e um marketing muito forte, o trio de ferro, termo que se refere aos três maiores serviços de streaming do Brasil, pretendem expandir seus usuário ativos na plataforma e aumentar suas programações.
Outros mercados tem sido abertos pela tecnologia streaming, como é o caso do IPTV que possui enormes benefícios para os telespectadores.
Em 2022, a receita brasileira de streaming atingiu seu ponto mais alto de todos os tempos chegando a movimentar mais de U$$ 1,1 bilhão.
Com o recente reajuste dos preços, o consumidor brasileiro está pagando mais caro pelas assinaturas de serviços de streaming de vídeo neste ano.
Aumento dos Gastos Dispara Entre Brasileiros
Antes da pandemia do Covid-19, os brasileiros gastavam em média R$ 77,70 por mês para ter acesso à ferramentas de streaming como a Netflix, Prime Video e a GloboPlay.
Em 2022 esses números cresceram, e os Brasileiros gastam em média 23,2% a mais, totalizando R$ 95,70 para terem acesso aos serviços.
Além do aumento, outras empresas do setor começaram a ganhar mercado no território Brasileiro, como a Disney+, HBO Max, Paramount+ e Apple TV. Os serviços de IPTV também se tornaram comuns no Brasil pela facilidade de uso e gerou uma concorrência direta com os provedores de streaming.
Brasil é o Segundo Maior Telespectador de Streaming no Mundo
O sucesso do streaming no Brasil foi tão grande que o país se tornou o segundo pais no mundo a ter a maior porcentagem de população que são assinantes ativos das plataformas digitais, confira a pesquisa da Finder:
1. Nova Zelândia 65,26%
2. Brasil 64,58%
3. Irlanda 63,24%
4. Filipinas 61,72%
5. Canadá 61,24%
6. Estados Unidos 58,90%
7. Espanha 57,67%
8. Índia 56,94%
9. Dinamarca 56,33%
10. África Do Sul 56,16%
Num geral, é possível notar o avanço do Brasil em relação aos outros países e mercado de streaming no mundo.
Market Share do Mercado Brasileiro de Streaming
Com o advento dos serviços de streaming, é importante ver como se distribui o mercado de streaming no Brasil. A Netflix ainda lidera com 31% de market share, a Amazon Prime Video tem uma boa receita com seu serviço e o Globoplay também está indo bem.
Os consumidores brasileiros estão entre os streamers mais ávidos do mundo. Não é de surpreender que eles sejam alguns dos primeiros a adotar novos serviços de streaming. Isso o torna um mercado importante para empresas como Netlifx e Amazon ficarem de olho.
Netflix Vem Perdendo Força
A Netflix é um dos serviços de streaming mais populares do mundo, mas não está imune à concorrência. Na verdade, a Netflix perde muitos usuários todos os anos.
A Netflix vem perdendo cerca de 2 milhões de assinantes a cada trimestre nos últimos três anos. Perdeu 700.000 assinantes apenas no terceiro trimestre de 2018.
O problema da Netflix é que ela não consegue acompanhar seus concorrentes. Existem muitos streamers brasileiros que oferecem um preço mais competitivo e um conteúdo melhor do que o Netflix – e esses concorrentes também têm mais opções de formas de pagamento e dispositivos para visualização de conteúdo.
A Netflix poderia fazer algumas mudanças para tentar recuperar seus clientes perdidos – como adicionar mais conteúdo local ou baixar preços – mas é difícil saber se essas mudanças seriam ou não suficientes para fazer a diferença.