Já pensou em se tornar um empreendedor de sucesso? Leia esse artigo até o final e descubra a melhor maneira de montar uma floricultura de sucesso.
Aqui vamos trazer uma série de informações de qualidade, que vão te encaminhar de forma simples e direta para mostrar os pontos que são mais importantes do negócio.
O mercado de floricultura em Anápolis vem mostrando um crescimento anual, apontando ser um negócio com muito potencial.
Conheça agora o mundo das flores e veja se você tem perfil para esse negócio.
Antes de montar uma floricultura em Goiânia ou Anápolis, conheça o mercado.
Como em todo começo de um negócio, antes de abrir você precisa conhecer o mercado. É importante saber como a sua região se relaciona com esse segmento, fazer uma análise da concorrência para saber o que pode fazer de diferente e causa impacto.
Todos os anos aqui no brasil esse mercado cresce mais de R$ 1 bilhão, isso é um bom sinal para você, que agora tem um vasto campo para explorar.
Saia da caixinha
Se você tem em mente que flores é somente para ocasiões especiais, você não terá um negócio de sucesso. Ela vai ser só mais uma na multidão e seus ganhos serão bem limitados.
Além de ser usadas em funerais, ocasiões especiais, tem outras opções onde as flores podem ser um item muito importante.
As flores significam beleza, harmonia, paz e transmitem emoções de todos os tipos, para quem recebe ou sente seu cheiro.
Por esse motivo é muito importante investir em informações dos benefícios que ela tem para saúde e para o meio ambiente.
Investir em uma boa divulgação é muito importante para o crescimento e reconhecimento da sua floricultura.
Ter um site é uma excelente ideia, pelo fato de que pessoas de outras regiões conheçam e consumam seus produtos.
A localização
A localização da sua floricultura é a decisão mais importante a tomar, pois ela vai influenciar todo seu negócio.
O que mais deve se levar em conta na hora de escolher o local é o quão próximo ela fica do seu público alvo, que são as pessoas que amam enfeitar suas casas e empresas de eventos. Uma maneira de descobrir isso é andando ao redor e ver as pessoas que passam por aquela região e analisar se tem concorrência próximo.
Definido isso, fica fácil encontrar uma boa localização.
A estrutura
A estrutura vai depender do quanto você poderá investir e de acordo com os seus objetivos. Por isso ter um bom planejamento é essencial.
Você pode ter uma estrutura simples, mas contando que seja bem organizada e que cause uma boa impressão naqueles que passarem por ali.
Algumas dicas de itens que você irá precisar:
· Balcão de exposição
· Balcão caixa e atendimento
· Oficina
· Depósito
· Cozinha
· Escritório
O mais importante é que sua estrutura te auxilie no armazenamento das flores, pois existem algumas que necessitam de uma determinada temperatura para ter uma durabilidade maior.
Equipamentos
Todo empreendimento necessita de equipamentos para ajudar no manuseio e bom funcionamento dos produtos.
No ramo de floricultura não é diferente, tem equipamentos que você não poderá ficar sem.
Para que você intenda melhor, separamos alguns itens sugeridos pelo Sebrae. Vale lembrar que a quantidade e o tipo de equipamento variam de acordo com o modelo da sua floricultura e também da sua condição financeira.
· Computador
· Impressora
· Máquina de limpar rosas
· Câmara fria
· Prateleiras
· Gôndolas
· Ferramentas para manuseio das flores
Fornecedores
Não tem como ter uma boa floricultura, se não encontrar excelentes fornecedores. Essa precisa ser uma preocupação desde o início, afinal sem o produto você não tem o que vender.
Para encontrar bons fornecedores, você precisa saber o que quer vender, se preocupar com a manutenção das flores, com o preço, e principalmente com a beleza de cada uma, pois será isso que irá chamar a atenção.
Divulgação
Se você quer ganhar dinheiro com sua floricultura, então não tenha medo de investir em divulgação.
Falamos no início que você precisa sair do comum, uma dica é criar um conteúdo de qualidade sobre os benefícios das flores para saúde, isso vai incentivar um consumo maior.
A melhor forma é criando um site, ou até mesmo usando Facebook e Instagram, lá você posta fotos e vídeos dos seus produtos.
Esse é um investimento que vale muito a pena, pois vai ajudar o seu negócio a crescer.
Como dizem por aí: se você quer resultados diferentes, você precisa ter atitudes diferentes.