SEO são técnicas utilizadas em sites, páginas da internet e blogs, visando uma boa posição por meio de rastreadores como o Google, objetivando a autoridade digital, gerando movimento por meio da consultoria de SEO.
Como funciona a consultoria?
A consultoria de SEO, que significa “Otimização para Mecanismos de Busca”, tem o objetivo de avaliar e mostrar qual a melhor estratégia a ser adotada para um site ser otimizado.
Ela melhora o desempenho por meio de mecanismos de pesquisa na internet, e traz os seguintes benefícios:
- Facilidade para encontrar o produto ou o serviço;
- Aumenta o tempo de quem pesquisa no site;
- Melhora a utilização dos recursos financeiros na área de marketing;
- Aumenta a produtividade dos colaboradores.
Dito isso, ela é executada por meio das seguintes etapas, sendo a primeira entender o desempenho de trabalho para a otimização.
Definindo as técnicas de pesquisa, depois analisando os concorrentes e criando conteúdo importante para o produto ou marca.
Partindo assim para a identificação dos assuntos úteis para o negócio, passando a proporcionar autoridade para a página.
Por fim, aumenta as informações de pesquisa por meio de links. “Link” vem do idioma inglês e significa elo.
Ferramentas de análise
São muitas as ferramentas de análise disponibilizada por essa tática, começando pelas on-page, que são ações realizadas na própria página que está sendo pesquisada.
São elas:
- Google Search Console: reconhece a posição da página na pesquisa;
- SEMRush: mostra falhas e palavras-chave utilizadas;
- Ubersuggest: sugere pesquisa de palavras direcionadas ao assunto;
- Keyword Planner: direciona palavras-chave para a propaganda paga.
Além do Google Analytics que analisa audiência, visualizações, rejeições e movimentação da página, e por fim, o Keyword Explorer que mostra informações dos termos pesquisados, como o volume, dificuldade, oportunidade e potencial.
Partindo para as análises de velocidade que é a página carregada em 2 segundos ou menos.
Neste sentido temos o Google Pagespeed que verifica a velocidade a atribuir uma nota. Assim como a Smush que apressa o carregamento das imagens e também redimensiona e comprime as imagens grandes, e as imagens não são alteradas manualmente.
Por fim, temos as análises de linkagem que constrói elos (links), referentes aos assuntos, para o posicionamento da página, durante a pesquisa.
Como exemplo temos Check My Links que identifica links quebrados ou danificado, a Help a Reporter Out (HARO) que conecta usuários a jornalistas, desenvolve um bom networking, e consegue exposição em sites de notícias e na imprensa.
Por fim, o Link Stant que notifica quando a página for pesquisada em outra.
Dicas da consultoria de SEO
Sendo assim, algumas dicas para colocar em prática essas técnicas, são:
- Faça pesquisas nas ferramentas do Google;
- Facilite para que seu negócio seja localizado;
- Título e descrição coerentes;
- Crie conteúdos com imagens;
- Realize atualizações frequentes;
- Seja simples nas informações.
As técnicas aplicadas pela empresa aumentam o resultado das páginas, em pesquisas realizadas pelos usuários. Elas conquistam desta forma mais visitantes a cada entrada em busca de informações.
Já para ter uma posição destacada no Google as dicas, são:
- Conheça o algoritmo, as regras que solucionam a pesquisa;
- Pesquise por palavra-chave;
- Tenha conteúdos de qualidade;
- Crie conteúdos com imagens;
- Analise o desempenho da página;
- Otimize a meta-description (pequeno texto abaixo do link).
Partindo assim para como converter visitantes em compradores com SEO, os passos são:
- Não confie na marca, as pesquisas atendem apenas às necessidades;
- De destaque às promoções nas páginas (preços são considerados);
- Ajude na confiança do site usando “uma página sobre nós”;
- Faça análise de produtos e coloque como conteúdo exclusivo;
- Auxilie na escolha oferecendo guia de tamanhos, por exemplo.
O leitor é o mais importante dentro das pesquisas realizadas, carregamento mais rápido, conteúdo adequado e um site que também fornece informações pelo celular são chances de tornar seu negócio referência e realizar conversões para vendas.
Dicas do Plugin Yoast SEO
Na consultoria de SEO pode ser trabalhado a otimização de textos, para a compreensão adequada do usuário.
Ela oferece como ferramenta o Plugin Yoast SEO, que aponta melhorias e proporciona leitura adequada.
- Usar palavras-chave definidas de acordo com o assunto;
- Coloque subtítulos a leitura cansa menos;
- De ênfase para frases curtas de no máximo de vinte palavras;
- Não utilize repetições ao começar frases;
- Use palavras de transição que dão continuidade ao assunto;
- Meta-transcrição textos com no máximo 155 caracteres.
Os benefícios ao utilizar um texto otimizado é fazer com que ele seja relevante e que o seu conteúdo tenha referência.
Desta forma ele convida o leitor a comprar o produto ou o serviço, fornecer formulários para preenchimento ajudam no processo.
O banho e tosa gato é uma pesquisa frequente pelos usuários que possuem o animal e um serviço necessário para o bichano, que a princípio não tolera o procedimento.
Ele tem o hábito de se lamber todo tempo e a língua áspera é capaz de retirar a sujeira, ao mesmo tempo aliviando o estresse.
Se a página conter uma imagem do procedimento, colocar abaixo um texto pequeno auxilia na explicação para o leitor.
Para que o pesquisador possa obter maiores informações, ela deve oferecer um formulário para ser preenchido a fim de coletar maiores detalhes do animal, com o objetivo de oferecer um serviço mais adequado e conquistar a confiança do cliente.
No caso da procura ser uma empresa de limpeza para conquistar mais visitantes na página colocada na internet o uso de palavras-chave devem ser bem definidas.
Como também a colocação de frases curtas a respeito, para não causar cansaço e fazer com que o pesquisador desista do local das informações indo procurar outro.
As promoções precisam ser destacadas porque o valor do serviço é sempre um diferencial no momento de comprar o serviço, pois a oferta é muito grande.
Quando se procura por auto elétrica caminhão a colocação do conteúdo de qualidade na página é uma maneira de esclarecer para o cliente possíveis dúvidas a respeito.
Ela deve conter imagens pertinentes ao serviço pesquisado para facilitar que ele seja encontrado, de preferência que as informações sejam simples e de fácil entendimento.
Ela deve auxiliar na escolha deste serviço e com certeza o número de visualizações será considerado.
Usar melhor o recurso financeiro na área de marketing da empresa específica, mapear palavras-chave, construir links, fornecer mais páginas internas dos serviços podem criar grande confiança e fazer com que o serviço seja vendido.
O projeto executivo de interiores objetiva a busca por detalhes na decoração de um ambiente interno da edificação, seja comercial ou qualquer outro uso.
Por isso, é uma procura bem detalhada, o site que trabalha com esse segmento, precisa realizar publicações a respeito frequentemente e sempre atualizar para que ele pareça vivo.
O Google tem um sistema de recompensa nas atualizações e na postagem de conteúdos recentes. Ele deve ter títulos em cada uma das páginas, as palavras-chave precisam se direcionar para o projeto oferecido.
Os fornecedores de peças para aviões podem ficar à frente dos concorrentes ao utilizarem a consultoria de SEO, o objetivo é ganhar vantagem.
Quando um cliente visita um site deste tipo, ele necessita encontrar os valores e a persona, para formar uma ideia ou impressão a respeito do fornecedor, é como se ele entrasse em uma loja física.
Criar um blog com conteúdo adequado e pertinente ao produto vai direcionar mais tarde ao tráfego do site. É o que se classifica como marketing de entrada que transforma o pesquisador desconhecido em um possível cliente.
Vamos imaginar, por exemplo, que a empresa trabalhe em prestação de serviços de chaveiro.
Para identificar o negócio e não o nome específico do local, precisa procurar no Google palavras-chave como chaveiro 24 horas mais próximo.
Sem a consultoria de SEO, ela certamente não alcançará resultados consistentes, muito menos uma boa classificação nos mecanismos de pesquisa, mesmo que sejam utilizadas outras técnicas de propaganda mais rápidas.
A competição é grande e a concorrência pode ser resistente, a natureza da estratégia utilizada pode demorar um certo tempo, mas ela produz resultados enormes.
A criação de conteúdos pertinentes é demorada e ele pode perder o valor rapidamente, porque os algoritmos do Google acabam se tornando cada vez mais fortes.
Antes de uma empresa de instalação de gerador em condomínio procurar por uma consultoria de SEO, ela precisa saber quais os tipos de serviços que são oferecidos.
Os mecanismos de pesquisa, como o Google ou o Ask (Ask é traduzido como “pergunte”) estão sempre mudando e indicando novas opções. Os algoritmos destas buscam estão sempre com novidades para empresas ou indústrias com o objetivo de muito sucesso.
Considerações finais
Portanto, há a necessidade de analisar a concorrência, buscar uma estratégia personalizada para o negócio, criar relatórios mensais, dentre outras diretrizes.
A pesquisa por palavras-chave como bateria de 150 amperes para caminhão muitas vezes são realizadas diretamente no Google Meu Negócio, esta procura precisa ser otimizada corretamente.
Dentre estas palavras estão as explícitas e as implícitas. Neste exemplo “bateria de 150 amperes” é palavra-chave implícita e “para caminhão”, explícita. O Planejador de Palavras-chave do Google é a melhor ferramenta para esta busca. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.