Viés da Ancoragem: O que são e como funciona


Diversos são os termos e metodologias para entender melhor sobre os seres humanos e conhecer sobre eles é importante para se reconhecer

Para um bom clima organizacional muito se fala em comunicação, ações e, claro, personalidade humana que inclui os mais diferentes tipos de pessoas, formações, crenças e opiniões.

Dentro da psicologia moderna existem diversas formas de entender sobre as pessoas e o modo como os indivíduos tomam decisões diz muito sobre elas. As escolhas e decisões individuais, por mais racionais que pareçam, quase sempre são baseadas em informações e referências que o ser humano possui e cada caminho tomado tem a ver com o viés de cada pessoa.

É justamente nesse ponto que falamos sobre o viés da ancoragem e em como ele afeta essa tomada de decisões em diferentes aspectos. Você já ouviu sobre o termo? Saiba mais sobre ele!

O que são os vieses?

A evolução das pessoas faz com que o cérebro desenvolva maneiras de aperfeiçoar a tomada de decisão e diversos são os recursos utilizados pela mente (de forma inconsciente e muitas vezes rápida) para que decisões sejam tomadas ao longo da vida.

Um desses recursos que os seres humanos utilizam habitualmente para a tomada de decisões e maneira geral de perceber e avaliar dados é chamado de heurística, que são espécies de atalhos mentais para simplificar a percepção e avaliação das informações que recebemos.

Ao mesmo tempo que elas facilitam a tarefa, elas podem induzir a erros de percepção, julgamento e avaliação que escapam da racionalidade e esses são os chamados vieses.

O que é viés de ancoragem?

Também conhecido como efeito de ancoragem, esse é um entre os diversos vieses cognitivos listados pela psicologia moderna e ele se caracteriza pelo comportamento no qual as decisões são tomadas levando em conta apenas uma referência ou dado.

Esse viés é uma denominação dada por psicólogos e pesquisadores do comportamento humano que explica por que os primeiros dados recebidos sobre determinado assunto servirão como base para uma tomada de decisão posterior.

Isso não significa dizer que as informações passadas depois não sejam assimiladas ou levadas em conta, apenas que a mensagem preliminar é a mais importante.

A ancoragem se deve principalmente a um mecanismo relacionado à forma como a nossa mente funciona: o priming.

O priming é o efeito decorrente da enorme capacidade associativa da nossa mente, que faz com que palavras, conceitos e números evoquem outros similares, um após o outro, numa reação em cadeia.

Ou seja, uma palavra é mais rapidamente lembrada, e se torna mais disponível na nossa mente, se tiver conexão com outras vistas/ouvidas em um momento recente.

Esse é também o processo pelo qual experiências recentes nos predispõem, de forma automática, a adotar determinado comportamento.

Como o viés de ancoragem afeta as decisões?

Agora que falamos sobre o conceito, vamos olhar para o viés de forma mais prática para que ele seja verdadeiramente entendido.

Imagine que você viu uma reportagem sobre pessoas que sofreram acidentes em parques de diversão e você tinha um passeio com amigos marcado para um parque nos próximos dias.

Certamente sua decisão passará a ser questionada sobre ir ou não ir e, mesmo que você vá pois já havia comprado tudo, decide não se arriscar nos brinquedos e apenas acompanhar os amigos.

Ainda que seja um local seguro (diferente daquele da reportagem), você não se arrisca pois está se ancorando na informação que recebeu há poucos dias. Ou seja, o viés de ancoragem atuou na sua escolha, baseando-se na informação preliminar que você recebeu.

Isso acontece porque o cérebro humano procura sempre um apoio, uma “âncora” na qual possa fundamentar as decisões.

O viés da ancoragem e finanças

Esse viés é muito visto também quando falamos de um assunto importante: o dinheiro e pode levar a compras por impulsos e indução ao erro em investimentos, afinal, é comum o indivíduo fazer comparações superficiais e, portanto, sem qualquer embasamento.

Sendo assim, a primeira informação vista e assimilada de preços, promoções ou anúncios atrativos deixam o consumidor entusiasmado e nem sempre as decisões são tomadas com base no racional.

Como evitar o viés de ancoragem?

Os vieses são comportamentos natural do ser humano e que ocorrem de maneira irracional, mas ainda assim, é possível driblá-lo para que ele não te afete negativamente com ações como:

  • Evite escolhas por impulso e reflita antes de tomar decisões;
  • Questione-se sempre;
  • Desenvolva inteligência emocional;
  • Tenha planejamentos a curto, médio e longo prazo;
  • Mantenha-se atualizado e aumente seu leque de informações.

Você já conhecia o viés da ancoragem? Aproveite que agora sabe mais sobre ele e reflita suas ações e decisões para se reconhecer dentro desse termo!

 


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