Além do sol, existem outras fontes que garantem a vitamina D para o nosso organismo
A pele é o maior órgão do corpo humano, a função dela é impedir a entrada de bactérias. Além disso, quando exposta ao sol, ela produz vitamina D. No entanto, o hábito de não usar o filtro solar pode resultar em sérios problemas como o câncer de pele e envelhecimento precoce. Dessa forma, para proteção máxima use sempre ao sair de casa, mesmo em dias nublados, um protetor solar fps 60, assim vai manter por mais tempo a sua pele protegida contra os raios UVA e UVB.
Consequentemente, vai garantir de forma saudável a vitamina D, que é extremamente importante para o nosso organismo, pois estimula o crescimento ósseo, diminuindo os riscos de doenças como a osteoporose, sem prejudicar a saúde da sua epiderme.
Entretanto, alguns alimentos também contém a vitamina D, quando somados a quantidade certa de exposição solar e o consumo desse grupo alimentar, obtemos esse nutriente tão importante para o nosso organismo. Para saber como manter uma pele saudável e protegida, basta acompanhar o texto na íntegra. Boa leitura!
A relevância da vitamina D para nosso organismo
A vitamina D é responsável pela formação e fortalecimento dos ossos. Além do mais, ela regula os níveis de cálcio. Um organismo que apresenta baixa quantidade desse nutriente pode desenvolver complicações como:
- dores musculares;
- fraqueza muscular;
- dores nos ossos;
- pouca absorção de cálcio;
- estrutura óssea debilitada;
- osteoporose;
- fraturas;
- deformidades ósseas.
Alguns pesquisadores realizaram um estudo em pessoas com a quantidade adequada desse nutriente no sangue. A partir das observações, determinou-se o resultado que as mortes por câncer, doenças cardíacas, diabetes tipo 1 e casos de artrite reumatoide reduziram significativamente. No entanto, os médicos não podem se basear nessas hipóteses, já que elas não podem ser comprovadas, pois são apenas uma pesquisa observacional.
Com o exame de sangue, conseguimos verificar os níveis de vitamina D no nosso organismo, a quantidade dela pode estar baixa ou alta quando os resultados aparecem da seguinte forma:
- abaixo de 30 tem a necessidade de suplementos;
- de 30 para 50 é inadequado para a estrutura óssea;
- de 50 para cima é adequado, porém, ainda não é o melhor;
- de 125 para cima está muito elevado, pode ocasionar diversos efeitos negativos.
Por essa razão, sempre busque o auxílio médico para mantê-la no nível desejável. Além dos raios ultravioleta, a alimentação pode proporcionar ao nosso corpo essa vitamina. Portanto, existem dois tipos de vitamina D: a D2 e a D3.
A primeira é produzida por cogumelos expostos em raios UV, já a segunda provém da síntese cutânea, assim como a ingestão de alimentos como salmão, cavala, atum, entre outros que falaremos a seguir.
Logo, ao contrário do que muitos acreditam, o filtro solar não atrapalha manter os níveis de vitamina D, mas é necessário para proteção da pele saudável, já que o excesso de horas no sol é prejudicial à saúde. Por isso, é recomendado o uso dele até mesmo em temperaturas mais amenas.
Como obter vitamina D pela alimentação?
Com uma dieta balanceada, combinando com o uso de suplementos, é possível garantir a quantidade adequada de vitamina D para o nosso organismo. No entanto, há pessoas que necessitam de uma quantia maior do que as outras. Contudo, essa avaliação deve ser feita por um médico, pois quando os níveis estão acima de 2.000UI há riscos de ocorrer os efeitos colaterais como o excesso de cálcio no sangue, bem como nos rins, levando aos sintomas de náusea e vômito.
Os profissionais de nutrição sugerem que a alimentação sempre seja a primeira escolha, já que é uma fonte segura para obter esse nutriente, quando somado à suplementação conseguimos atingir os níveis ideais. Os alimentos que fornecem a vitamina D são:
- peixes gordurosos como salmão;
- cavala;
- atum;
- gema de ovo;
- fígado bovino;
- queijo;
- leite;
- suco de laranja.
Além disso, o óleo de fígado de bacalhau também é rico em vitamina D, a ingestão de uma colher dele diariamente fornece mais do que o dobro recomendado. Outra fonte é por meio da exposição solar todos os dias por 10 a 15 minutos, antes das 10 horas da manhã e depois das 16 horas da tarde, sem esquecer do uso do protetor solar. Assim, você vai garantir uma pele saudável e protegida.
Outros artigos interessantes: