Existem muitas coisas com as quais se preocupar quando você é um empresário ou mesmo um gestor de empresas. Porém, algumas frentes merecem mais atenção que outras, como é o caso do KPI, que tem se tornado indispensável.
De fato, há muitas novidades no universo do marketing digital, de modo que algumas pessoas acabam ficando até mesmo desorientadas nesse meio, sem saber o que exatamente fazer, quais estratégias adotar ou por onde começar.
Também não é raro esse cenário de efervescência levar algumas pessoas que tentaram algo, mas não obtiveram o sucesso esperado, a simplesmente sair falando mal do marketing e de suas táticas específicas.
No fundo, quase sempre a culpa é da pessoa e não da estratégia em si mesma. Um caso clássico é o dos motores de busca, em que você pode pesquisar algo como comodato máquina de café expresso e encontrar milhares de resultados.
Poucos sabem, mas as marcas que dominam as primeiras páginas na seção orgânica tiveram que fazer SEO (Search Engine Optimization), que é a Otimização de Páginas para Motores de Busca, algo bastante trabalhoso e exigente.
Isso reflete muito bem o fato de que nada é fácil no marketing digital, embora alguns vendam sonhos e prometam todo tipo de milagres. É preciso ter o pé no chão, administrar as expectativas e saber lidar com essas novidades.
Afinal, é inegável que a esfera digital trouxe tantas vantagens comerciais que hoje qualquer empresa ou marca pode se destacar ali.
Antes a maior vitrine eram a televisão e o rádio, que poucas empresas eram capazes de pagar.
Hoje a maior vitrine é o digital, que pode acolher qualquer negócio ou profissional interessado em ampliar seu alcance.
Por outro lado, é claro que essa própria democratização também aumentou e muito a concorrência.
Daí que seja preciso entender a web de modo mais racional, exatamente como proposto por meio dos KPI.
Com eles uma empresa de cabeamento estruturado de redes consegue entender detalhes de sua operação e até prever resultados.
Sendo assim, ela vai aplicar fórmulas que vão racionalizar seu processo de crescimento e de melhorias, garantindo uma cultura organizacional muito mais enxuta, otimizada e assertiva, em vez de se deixar levar pelos famosos “achômetros”.
Hoje em dia é mesmo inaceitável conceber que qualquer tipo de negócio seja administrado com base em suposições.
Pelo contrário, quem quer crescer de modo sólido e sustentável precisa implementar esse tipo de medida.
Isso se torna ainda mais verdadeiro quando falamos do marketing digital, que é o recorte que vamos fazer aqui, deixando de lado os KPI de outros setores da firma, que poderiam ir desde o RH até o financeiro e a logística.
Aliás, parte dos KPI da logística se relacionam com os de marketing, como os prazos de despacho e de entrega da loja virtual.
Lembrando que a web permite um nível muito maior de análise e monitoramento, deixando o controle nas mãos do empresário.
Como um negócio que vende caneta personalizada para empresa, e que ao fim do mês pode emitir relatórios detalhados sobre todos os principais pontos envolvendo tanto seus conteúdos orgânicos, quanto seus anúncios e patrocínios remunerados.
Exatamente por motivos assim é que decidimos escrever todo este texto, em que aprofundamos sobre o conceito de KPI, trazendo características e conceitos fundamentais para uma melhor compreensão do assunto.
Como nosso recorte prioriza os KPI do marketing digital, também vamos listar alguns tipos específicos de fórmula.
Além de trazer dicas ou conselhos práticos para quem deseja dar os passos iniciais nesse caminho, seguindo pelas boas práticas e sem erros.
Passar pela importância do assunto e pelo que esperar em termos de médio e longo prazo é outra consequência do tema.
Sem falar em exemplos práticos e ilustrativos que envolvem segmentos reais da atualidade, tornando tudo bem mais claro e intuitivo.
De fato, um ponto bacana aqui é o fato de que hoje os KPI do marketing digital avançaram tanto que já podem ajudar empresas de qualquer nicho, seja para vender ar condicionado 110 volts ou prestar serviços exclusivos para soluções industriais.
Tudo de tal modo que, se o seu desejo mais urgente agora é mergulhar de cabeça em fórmulas que podem mudar a história da sua marca, fortalecendo as estratégias e aumentando os resultados e vendas, então basta ficar por aqui até o fim do texto.
O que é um KPI, afinal?
Abreviação para Key Performance Indicator, o que esse método ou ferramenta nos apresenta são Indicadores-Chave de Performance.
Sendo assim, fórmulas que ajudam a mensurar o desempenho de algumas estratégias e até mesmo a definir as melhores táticas a serem empregadas.
Lembrando que também pode haver um cenário em que se trata de um conjunto de medidas, e não de apenas uma.
Aliás, essa é uma das vantagens do processo, no sentido de poder abarcar mais esforços de maneira unificada.
Por outro lado, o número excessivo de KPI também pode ser algo danoso, mais ou menos no sentido que dissemos acima, de que hoje há tantas dicas de marketing que alguns se perdem em um oceano de opções e não conseguem assertividade.
Neste caso, vale muito mais a qualidade do que a quantidade, pois não adianta mensurar os números errados se eles não levarem a nenhum resultado prático. Isto é, a melhorias práticas e realmente indispensáveis para o negócio.
Assim, uma empresa da área de limpeza de carpete empresarial pode estipular dois ou três KPI e com isso já conseguir resultados incríveis.
De modo geral, os mais importantes que circulam hoje são os seguintes:
- Custo por lead;
- Custo por clique;
- Taxa de conversão;
- Taxa de cliques;
- Taxa de rejeição;
- Origem do tráfego.
Adiante vamos aprofundar cada um deles, o que precisa ficar claro aqui são os conceitos e as características que circulam esse universo incrível de fórmulas e análises.
Inclusive no sentido de lembrar algo fundamental, que é o fato de que também existem falsos KPI, também chamado de métricas de vaidade, por serem ferramentas que acabam mais enganado do que ajudando a obter resultados.
É o caso das famosas curtidas nas redes sociais, coisa que dificilmente vai refletir uma possibilidade real de aquela pessoa vir a compra de algo de você.
Por comparação, um comentário bem feito ou mesmo um compartilhamento pode indicar muito mais uma régua boa para aplicar, do que a simples curtida que a pessoa pode ter feito no automatismo, sem nem sequer ler seu conteúdo.
Sendo assim, as redes sociais não são ruins em si mesmas, é claro. Mas, ali, como em todas as demais plataformas, é preciso saber o que levar em conta.
No fundo, o que importa mesmo é o engajamento real do seu público-alvo, pois é a capacidade de mobilizar esse engajamento que trará resultados efetivos.
Por que utilizar este recurso?
Pode parecer fácil entender por que motivo é preciso usar KPI, sobretudo, depois das análises e descrições que já fizemos acima.
Contudo, o assunto vai muito mais longe do que pode parecer em um primeiro momento, portanto é possível e até preciso aprofundar este ponto em específico.
Primeiramente, um motivo para usar os KPIs é que seu concorrente, como um escritório de engenharia que é vizinho da sua empresa de arquitetura, provavelmente já está fazendo isso.
Portanto, se você não souber implementar ele vai acabar saindo na sua frente. Depois disso, é preciso ganhar domínio sobre seu processo e a operação diária, pois quem não mensura seus resultados está jogando com a pura sorte, o que é inviável.
Por fim, pelo fato de que ele não lida com o passado como pode parecer, mas sim com o futuro.
A ideia de medir o passado é determinar quais ações futuras vão continuar e como mudá-las para que tragam mais resultados para o conjunto.
Os KPI de custos
Acima vimos uma lista de vários indicadores de marketing digital pautados em custos, tais como o de custo por lead e de custo por clique.
Basicamente, a importância deles vem do fato de que a empresa que não cuida de seu orçamento corre sérios riscos.
Por isso, uma assistência técnica de celular precisa entender quanto custa cada lead captado ou cada clique em sua página.
Se o lead custa três reais, mas traz clientes que gastam um ticket médio de trezentos reais, então está ótimo. Já os cliques precisam seguir a mesma lógica e converter em venda.
Indicadores por taxas
Outro gênero fundamental do marketing digital é o dos KPI por taxas, como a taxa de conversão, a taxa de cliques e até mesmo a taxa de rejeição.
No primeiro caso, temos justamente a comparação entre o investimento feito e o retorno obtido, com base nas ações práticas, os outros dois atuam juntamente.
Uma firma que aluga sala comercial coworking precisa saber quantas pessoas clicaram nos CTAs de suas páginas, assim como o número de rejeições.
Ou seja, quantas pessoas interagiram, de um lado, e quantas passaram poucos segundos na página, por outro. Nos dois casos o KPI permite ganhar em assertividade futura.
Considerações finais
Sendo assim, o conceito de KPI é fundamental em vários setores da empresa, sobretudo no marketing, que leva boa parte do orçamento e traz o mais importante: as vendas.
Com as dicas e informações detalhadas acima fica mais fácil, e mais seguro, conhecer melhor o conceito de KPI nessa área de marketing digital.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.